Salve, galera.
Vou iniciar a partir deste artigo uma série sobre os games que mais joguei na minha infância e pré-adolescência, vou estender essa ideia para outras áreas: música, desenhos, filmes e etc., pegando referências no Google, se necessário, para adiantar o trampo, mas sempre moldando as minhas opiniões particulares baseadas em minha própria experiência.
Neste artigo falarei sobre o RPG Chrono Cross.
Joguei muito esse game, zerei ele 9 vezes SEGUIDAS, já que ele tem a opção New Game+, mas fora essas vezes seguidas eu zerei tantas vezes que perdi as contas.
Chrono Cross veio com a difícil tarefa de superar seu antecessor, e 23 anos depois de seu lançamento podemos dizer que “missão dada é missão cumprida.”
SPOILERS SOBRE O ENREDO
Chrono Trigger foi lançado para o Super Nintendo no Japão em 1995, sendo um sucesso absoluto de crítica e público. Produzido pela chamada “equipe dos sonhos”, Hironobu Sakaguchi (criador de Final Fantasy), Yuji Horii (diretor de Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de Dragon Ball) o jogo foi um marco no gênero de RPG. Uma sequência seria mais do que certa, e Chrono Cross chegou em 1999 para o Playstation com a difícil missão de fazer jus ao clássico, mas será que hoje, 23 anos depois, o jogo conseguiu cumprir o seu legado?
Na esquerda GOKU Dragon Ball Z, Na direita Crono Chrono Trigger ( Akira Toriyama )
Lá e de volta novamente
Quando eu era criança, sonhava que esse jogo fosse em Português.
Na minha época eu tinha que me contentar com traduzir usando dicionário e/ou com sorte conseguir achar revista em bancas, no meu caso ainda tinha que ser na cidade vizinha ou pedir pro dono de locadora de jogos conseguir.
Hoje temos a internet, para facilitar a vida de muitos
A história de Chrono Cross foi criada pelo roteirista e diretor Masato Kato, e algumas pessoas da equipe original retornaram a esta sequência, incluindo o diretor de arte Yasuyuki Honne, o produtor Hirochimi Tanaka, o compositor Yasunori Mitsuda e o planejador de som Minoru Akao. Nobuteru Yūki ficou a cargo do design dos personagens.
A história de Chrono Cross é focada no personagem principal chamado Serge e aborda a temática de mundos paralelos, fazendo um gancho com as viagens no tempo do primeiro jogo. Ao ser transportado para uma realidade paralela, na qual Serge morreu ainda criança, ele parte em busca de compreender os diversos desfechos conflitantes daquele mundo tão parecido ao seu, e buscar um caminho para casa.
A icônica menina de olhos azuis da CG inicial, Kid, e outros quarenta e três personagens jogáveis (pasmem!) ajudam-no em sua jornada através do arquipélago El Nido, o mundo do jogo. Na luta por revelar seu destino, o grupo parte em busca da misteriosa Frozen Flame, e tem no seu caminho o vilão Lynx, um sombrio antagonista que planeja capturar Serge e bagunçar ainda mais a intrincada lore do jogo.
Chrono Cross foi aclamado pela crítica, ganhando a nota 10 no site GameSpot e tendo o score agregado de 92.28% de acordo com o site GameRankings. Mais de um milhão e meio de cópias do jogo foram vendidas em todo o mundo, o levaram ao seu re-lançamento com o selo Greatest Hits.
Apesar de todo sucesso de vendas e de críticas, o jogo não é tão amado e reverenciado pelos fãs de RPG como seu antecessor. Talvez pela nostalgia que o primeiro título envolva, ou pela popularidade do dream team que, infelizmente, não voltou para a sequência. Porém, Chrono Cross é um título imperdível, e garante horas e horas de diversão, principalmente se for jogado em sequência de Chrono Trigger. Eu em particular gosto mais de Chrono Cross, nao joguei o antecessor na infância
Um lore para ninguém botar defeito
Chrono Cross se passa em um mundo chamado El Nido, povoado por antigos colonizadores oriundos do continente de Zenan (Chrono Trigger), um povo humano com características de animais. Vinte anos depois dos eventos de Chrono Trigger, a nação de Porre se torna uma potência regional e destrói o reino de Guardia, onde viviam os protagonistas Crono, Marle e Lucca.
Em uma manhã, acordado por sua mãe, Serge parte para encontrar sua amiga Leena em uma praia (aqui uma clara referência ao primeiro jogo). Lá ele desmaia e acorda em uma dimensão alternativa, onde dez anos antes havia morrido afogado.
Neste novo mundo alternativo, confuso e perdido, Serge acaba conhecendo Kid, que o convence a acompanhá-la em busca da lendária Frozen Flame. Ao invadir a mansão onde a Frozen Flame supostamente estaria, Serge descobre que sua morte dez anos atrás causou a divisão da realidade em duas dimensões, a que ele sobreviveu e a em que ele havia morrido.
Além disso, nosso herói também descobre que o amuleto que Kid carrega permite viajar entre as dimensões. E a partir daí que nossa aventura se inicia, com direito a um cruzamento entre essa história e seus personagens com a história e os personagens do primeiro jogo. Um prato cheio para os fãs de Chrono Trigger, e uma das histórias mais interessantes do mundo dos games.
Novamente, mais mudanças no gameplay
Chrono Trigger ficou famoso por abrir mão das batalhas de turno por algo mais “real time“, um tipo de experimento que era raro em JRPGs da época. Novamente, Chrono Cross se esforça para inovar o sistema de turnos, criando mecânicas interessantes, EU PARTICULARMENTE ADOREI, NA ÉPOCA, NEM TINHA COISAS PARECIDAS. Assim como no primeiro jogo, os encontros aleatórios foram banidos. Agora, a maioria dos inimigos podem ser vistos conforme o jogador explora o ambiente, deixando a opção de evitar ou não batalhas desnecessárias.
Chrono Cross traz um sistema de combos que permite que o jogador escolha entre três níveis de ataques, e juntá-los de forma a produzir um conjunto de golpes. Conforme os personagens sobem de nível, novas técnicas são disponibilizadas. Além disso, o jogador tem a opção de juntar habilidades de dois ou mais personagens em combinações de ataques.
No menu de ações da tela de combate, temos as opções dos níveis de ataque: bater mais fraco, mas com maior chance de acerto, ataque equilibrado e bater mais forte mas com menor chance de acerto. Esse sistema é quantificado percentualmente, possibilitando ao jogador fazer um cálculo de cabeça das probabilidades de conseguir um critical hit.
Assim como o sistema de ataques, também temos mecânicas inovadoras nos sistemas de magias. Em El Nido, a magia é controlada por entidades conhecidas como Elements, que organizam os feitiços através da Element Grid. Dependendo de sua posição, magias fracas podem ter seus efeitos fortalecidos ao custo de mais tempo para execução, enquanto que magias fortes podem ser lançadas rapidamente, perdendo parte de seu poder.
O ataque, dependendo do nível de força, acrescenta um valor respectivo no Grid, consumindo stamina ao ser usado e, em contrapartida, libera Elements mais poderosos. Por fim, cada Element e cada personagem tem uma cor específica, definindo a eficácia de feitiços executados por personagens de acordo com as cores iguais ou opostas ou contra certas cores de inimigos.
Cada batalha apresenta um indicador das últimas três cores de magias utilizadas. Esse indicador é o Elemental Field, e uma cor no elemental field determina que cor está predominante na batalha, tornando a peleja mais vantajosa para personagens ou inimigos daquela cor.
Ataques físicos, elements e a defesa serão incrementados conforme o campo incline-se para a cor de algum personagem ou inimigo. O jogo inclui ainda as famosas invocações, que aqui são Elements que conjuram alguma criatura poderosa, e requerem um esforço maior para serem realizados.
Uma obra de arte que atravessa os tempos
Logo após Xenogears ter saído do forno em 1998, a Square aprovou o lançamento da sequência de Chrono Trigger. Masato Kato, produtor e roteirista do jogo já vinha ensaiando ideias desde 1996, quando lançou uma obscura sequência para um acessório do Super Famicom, o Radical Dreamers, que nunca saiu do Japão.
Apesar de Radical Dreamers nunca ter visto o sol por nossas terras, o plot inicial foi basicamente todo transportado para Chrono Cross, fazendo dele a sequência oficial. Assim, a ideia de criar um mundo dividido por dimensões paralelas foi crucial para conectar a história do primeiro mundo com a do segundo. Como é conhecido nas histórias de viagem no tempo, quando uma interferência ocorre, ela sempre acaba dividindo a realidade em duas dimensões.
Conforme a equipe foi colocando a mão na massa, o jogo foi ficando mais e mais complexo. Segundo o próprio Masato Kanto, Chrono Cross acaba resolvendo o destino de um personagem do primeiro jogo, personagem esse que ele não conseguiu explorar em Chrono Trigger. Obviamente não vou falar de quem se trata e nem que trama é essa, para não estragar a surpresa.
A equipe chegou a ter cerca de 80 desenvolvedores, com mais de 20 artistas criando cenas em CG e uma equipe enorme para controle de qualidade. Existia uma forte pressão para superar o primeiro jogo, e a equipe trabalhou exausta até o final. Mas ideias criativas não faltaram, e os desenvolvedores buscavam também uma identidade própria. O inovador sistema de batalha, por exemplo, buscava evitar o grindig repetitivo, tão característico da proeminente saga Final Fantasy, que vivia sua era de ouro no console da Sony. FF é outra série de games que também falarei nesse quadro
Chrono Cross é uma obra de arte, de importância e brilho ímpares na indústria dos jogos. É um game que trata de assuntos complexos e sérios, ao mesmo tempo que mergulha no melhor da “ficção científica” ( Eles tratam como ficção científica, más nós aqui da EDL sabemos que são probabilidades conscienciais ) . O que você faria se pudesse voltar no tempo e mudar tudo?E se existisse uma realidade onde sua vida fosse totalmente diferente? Na atual onda de remakes e remasters, fico pasmo com o fato de que Chrono Cross só pode ser jogado naquele formato que ele foi concebido em 1999.
Caso você não tenha um console da Sony da geração passada (aqui contando também o PS Vita, PSP ou PS3), resta a você esperar por uma remasterização desse clássico ou jogar com emuladores, hoje é bem mais acessível, tem como jogar pelo celular e até em português.
RECOMENDO ESSE JOGO ATÉ HOJE, MESMO PARA QUEM NÃO JOGOU E GOSTA DE RPG
IREI FAZER VÍDEO LENDO E FALANDO MAIS SOBRE ESSE E OS DEMAIS ARTIGOS QUE VIR A FAZER NESSE QUADRO.
AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS E PEÇO DESCULPA PELA AUSÊNCIA EM GRUPOS E ETC, CADA UM ADMINISTRA SEU TEMPO DIANTE DE SEUS AFAZERES.
Bônus
Chrono Cross conta com nada menos que 45 personagens jogáveis, sendo que muitos requerem que tarefas diferentes sejam feitas para serem recrutados.
Vou faacilitar dando uma direçao/dicas sobre como pegar cada um dos 45 personagens jogáveis.
Serge
É com esse personagem que você inicia o jogo. Portanto, o jogo é iniciado com ele de qualquer forma.
Poshul
A simpática criatura pode ser recrutada a partir do restaurante de Ami Village. Em um quarto em cima do local, procure por um item chamado Heckran Bone, ele está localizado embaixo da cama. Depois disso, dê o que encontrou à Poshul.
Kid
Para recrutar essa ladra, o jogador deve se dirigir até Cape Howl e conversar com ela, recusando sua proposta três vezes. Por fim, basta procurá-la na cidade de Termina para, enfim, recrutá-la.
Nikki
Nikki é um astro do rock que também pode ser recrutado a partir da cidade de Termina. Primeiro, fale com o homem polindo a estátua e, em seguida, siga até o navio Magical Dreamer.
Lá, fale com Miki e com o homem ao fundo. Por fim, em Shadow Forest, salve Nikki e ele entrará para seu grupo.
Leena
Leena entra para sua party a partir do momento em que a proposta de Kid é recusada. Na manhã seguinte ao acontecimento, ela se unirá ao grupo.
Pierre
Após conversar com o homem polindo a estátua em Termina, procure por Pierre no fundo das lojas de Zappa. Em seguida, converse com o garoto andando em círculos e de novo com Pierre.
Guile
Recrutar Guile exige apenas que você converse com um homem perto de uma estátua na cidade de Termina e então fale com o personagem, que está no bar da cidade.
Luccia
Luccia é uma cientista que está localizada na Viper Manor e, é a partir de lá, que pode ser recrutada. Após a batalha contra o Lynx em seu primeiro encontro, encontre com ela no alto da mansão. Em seguida, sua busca deve ser no laboratório dela, é lá que ela pode ser chamada para o time.
Janice
Para trazer Janice para o time, basta derrotar seus monstros no S.S. Zelbess por três vezes.
Glenn
Para recrutá-lo, é necessário se recusar a salvar Kid e, quando voltar à Termina com Macha, escute a conversa de Glenn enquanto ele estiver perto da entrada da cidade. Em seguida, volte para o barco e converse novamente com ele.
Greco
O personagem pode ser encontrado no santuário de Termina e é responsável por estudar a passagem das almas para o mundo dos mortos.
É justamente nesse santuário que ele pode entrar para a party do jogador. Após explorar a Viper Manor, vá para lá e fale com ele.
Razzly
Para trazer Razzly para seu time, concorde em salvar Kidd quando estiver em Guldove e, mais para frente, quando chega a Hydra Marshes, salve-a de um ataque de monstro.
Radius
Controlando Lynx, derrote-o em Arni Village.
Marcy
Após resgatar Riddel, ela se unirá ao time.
Zappa
Basta visitar sua loja em Termina enquanto estiver com Radius no grupo.
Macha
Em Guldove, escolha não salvar Kid. Encontre Korcha nas torres residenciais e Macha então levará seu grupo de volta para Termina. Converse com Glenn na entrada da cidade e volte para a doca de barcos. Lá, fale com Macha de novo.
Korcha
O filho de Macha entra para o grupo caso você escolha salvar Kid quando estiver em Guldove.
Mel
A segunda filha de Mocha também pode ser recrutada. Para isso, persiga Mel após Kid ser recuperado. Após alcançá-la, fale com ela diversas vezes e vá para o Fort Dragonia – isso depois de visitar Hydra Swamp com Korcha.
Lynx
O grande inimigo de Kid se tornará um personagem permanente de sua party em momento específico do jogo.
Harle
Harle funciona como uma espécie de guia para Serge enquanto ele estiver pres entre dois mundos. Portanto, em certo momento, ela se juntará ao time.
Sprigg
Com Sprigg, basta balançar a cerejeira para tirá-lo de casa. Em seguida, entre e durma por uma noite lá dentro. Em seguida, ele vai se unir ao grupo.
Neofio
Para recrutar essa flor para o seu time, você precisa encontrar o item “Life Sparkle” em “Hydra Marshes”. Feito isso, use o item na flor no alto da mansão de Viper Manor.
Riddel
Após resgatá-la na mansão de Viper Manor, fale com Riddel no Hermit’s Hideaway.
Mojo
Após pegar o item “Shark Tooth” em Arni Village com o pescador. Então, vá para “Another World” com Leena ou Kid em seu time e mostre o item ao pescador no mesmo local.
Viper
O Viper é integrado de forma automática à sua equipe quando Riddel, sua filha, é resgatada.
Norris
Encontre Norris na prisão nas ruínas de Viper Manor em Home World. Para ele se juntar a você é necessário que Radius esteja em seu time.
Karsh
Ao resgatar Riddel, Karsh pode ser recrutado no bar de Termina. Caso opte por Zoah neste momento do jogo, Karsh ainda poderá se aliar a você no navio S.S. Zelbess.
Zoah
Ao resgatar Riddel, Zoah pode ser recrutado no bar de Termina. Caso opte por Karsh neste momento do jogo, Zoah ainda poderá se aliar a você no navio S.S. Zelbess.
Fargo
Fargo pode ser recrutado quando você subir a bordo do navio S.S. Invencible após ter resgatado seu time em Hermit’s Hideaway em “Another World”.
Orcha
Durante o resgate de Riddel, derrote Orcha na mansão Viper Manor.
Sneff
Ao ganhar acesso ao Grand Slam, fale com Sneff no vestiário.
Doc
Uma vez em Guldove, não concorde em salvar Kidd. Já com ela recuperada no grupo, volte a cidade e converse com Doc.
Van
Em Termina em Home World, passe pela loja de Zappa e converse com Van. Sem entregar nenhum item, ele se unirá ao seu grupo.
Draggy
Em Another World, no Fossil Valley, pegue o item Big Egg no ninho. Já em Fort Dragon, em Home World, coloque o Big Egg na incubadora.
Leah
Leah entra de forma automática em seu grupo assim que você chega em Gaea’s Navel em Home World.
Miki
Após o fim do show da banda de Nikki na ilha Marbule em Home World, acabe com todos os monstros por lá e vá para o S.S. Zelbess. Então, encontre Miki no restaurante e fale com ela para recrutá-la.
Grobyc
Após ser derrotado na mansão de Viper Manor em Another World, Grobyc ajudará o seu grupo a fugir do local e gostará de fazer parte do time.
Skelly
Em Another World, encontre os ossos de Skelly em Fossil Valley, Guldove, Hydra Marshes, Isle of the Damned, Shadow Forest e Water Dragon Isle. Com todas as partes reunidas, visite a avó de Skelly em Termina.
Pip
Em Viper Manor em Another World, primeiro, libere Pip no laboratório. Então, fale com ele no navio S.S. Invincible para recrutá-lo.
Funguy
Em Lynx, acabe com todas as criaturas da grande árvore em Shadow Forest para receber um cogumelo. Agora, entre este cogumelo para um homem que está em uma caverna atrás da cachoeira.
Starky
Após obter a “Star Fragment”, você deve ir para a Sky Dragon Isle em Home World e derrotar o Mega Starky.
Orlha
Com Lynx no grupo, Orlha lhe dará o item Sapphiire Brooch após ser derrotada em Guldove em Another World. Já após Serge renascer, volte ao bar em Guldove e mostre o item obtido para Orlha.
Turnip
Utilize o item “Ice Breath” ou “Ice Gun” no chão de “Hermit’s Hideout” em Another World. Então, com Poshul no grupo, vá até o Hermit’s Hideawau em Home World e uso-o para puxar uma “planta”, que na verdade é Turnip.
Steena
Após derrotar os seis deuses dragões, Steena pode ser recrutada no santuário de Guldove em Home World.
Irenes
Em Marbule, em Home World, converse com Toma e passe a noite na cabana. Após ouvir a voz de Irenes, vá para o navio S.S. Zelbess, acesse o Grand Slam e, então, vá até o navio de Nikki.
TODOS OS 45 PERSONAGENS JOGÁVEIS
Portais:
Luz pra nós ☥
Ajudem compartilhando|comentando…
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Luz pra nós
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Luz p´ra nós
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Luz p´ra nós
Luz p’ra nós 🍎
Muito idêntico aos filmes, assuntos sérios e assustadores 🥺🤣 rs
Compartilhando, Roma
Luz pra nós 🌚💗
Verdade, Roma 💜. Tanto que eu vim fazer esse artigo sem nem pensar sobre isso, e no desenvolvimento do post por várias vezes pensei no “De volta para o futuro”, que foi a última trilogia que vimos recentemente voltada para esse tema “assustador” rs… Muito bom esse jogo, excelentes memórias de quando eu vivia trancado no quarto jogando kkk
Obg pelo feedback, Roma 🌝💜
Luz p’ra nós 🌟
Esse jogo é muito bom, e a trilha sonora é maravilhosa.
tava ate jogando ele um tempinho atras no emulador, mas ta faltando tempo ^^
Pra quem tiver interesse em entender a historia do jogo, vou deixar 2 link aqui embaixo
https://www.youtube.com/watch?v=4Nj0urepBSE
https://www.youtube.com/watch?v=jHZOoiMfiaw
Top demais. A trilha é emocionante, ainda mais para quem jogou no passado, fiz o artigo ouvindo a trilha.
Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎
Daora! Luz pra nós!
Top…
Vou fazer um vídeo lendo esse artigo e comentando mais coisas.
Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🍎
Matéria top vlw mestre…eu cheguei a jogar na minha infância do ps1 era um jogo muito místico diferente de todos que joguei na época…tive pouca experiência com o game mais foi fantástico relembrar aqueles momentos mágicos… #LuzPraNos
Tbm joguei no play 1, slim branco.
Farei um vídeo e falarei outras coisas sobre. Tmj…
Luz p’ra nós 🍎
vlw irmao vou assistir o video assim que possivel #LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós 🍎
lpn
Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós!⚛🙏🍎
Luz p’ra nós 🍎
Luz pra nós 🙏
Pessoal sempre fala bem desse jogo, mas eu nunca joguei. Talvez agora com o remake eu jogue. Chronos Trigger eu zerei. Meu top 3 é: Final fantasy 7, Breath of fire 3 e Suikoden 2. Rpg de turno é muito bom.
Luz p’ra nós
Daora. Luz p’ra nós!
Jogava bastante Mario com a minha prima rsrs
Legal demais.
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Muito bom , joguei tambem ! muita nostalgia!
Luz p´ra nós!