
Investimentos no mercado de Computação Quântica devem atingir cerca de US$ 16,4 bilhões até o final de 2027, segundo Dados do IDC
As discussões sobre o avanço da Computação Quântica no Brasil e no mundo estão cada vez mais em alta. Conforme Dados do IDC, os investimentos no mercado de Computação Quântica devem atingir cerca de US$ 16,4 bilhões até o final de 2027. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 2025 foi definido como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, com a meta de incentivar instituições de pesquisa e de ensino a se engajarem na divulgação de conceitos relacionados ao tema, para que avanços na área sejam realizados. Com o potencial de revolucionar o setor da tecnologia, a ferramenta já é utilizada em importantes ações, como a prevenção de desastres climáticos e a otimização de recursos naturais. Além disso, pesquisadores já apontam que a Computação Quântica é uma forte tendência para os próximos anos.
De olho nas tendências do mercado de tecnologia para o futuro e em trazer esse debate para os profissionais da área, a 18º edição do The Developers Conference (TDC) terá um fórum exclusivo para falar de Computação Quântica, que acontece em São Paulo no dia 20 de setembro.
A Computação Quântica é uma tecnologia que utiliza aspectos da ciência da computação, da física e da matemática para resolver mais rapidamente problemas difíceis (ou até impossíveis) para os supercomputadores tradicionais. A tecnologia também opera em uma abordagem de computação diferente: ela utiliza os qubits em vez dos bits. Diferente dos bits tradicionais, o bit Quântico é baseado nas leis da Mecânica Quântica e pode ser colocado em uma superposição de estados, permitindo que computadores rodem diversos cálculos ao mesmo tempo, com uma maior escala e fonte de Dados.
Alexandre Ramos, professor da Universidade de São Paulo (USP), explica que o Computador Quântico já possui aplicações práticas no dia a dia, principalmente para que seja possível entender certos fenômenos da natureza Quântica. “As aplicações com maior potencial que existem são aquelas que a gente usa os Computadores Quânticos para simular processos de reações químicas”, afirma Alexandre. “Nós temos expectativa de conseguir melhorar o entendimento dessas reações químicas e consequentemente produzir inovações tecnológicas que ajudem a gente a, por exemplo, enfrentar as mudanças climáticas ou criar condições de mitigação dos efeitos dessas mudanças”.
Uma das empresas que já começou a investir nesta tecnologia é a QuaTi, startup especializada em computação e informação Quântica, focada no desenvolvimento de tecnologias e prontidão tecnológica. “Na QuaTI, estamos focados em aplicações que utilizam a computação quântica para prever desastres climáticos e otimizar a gestão de recursos naturais. Uma das nossas principais iniciativas envolve o uso de Redes Neurais Híbridas para melhorar a precisão nas previsões meteorológicas, especialmente em relação a eventos extremos, como enchentes”, diz Gustavo Arruda, fundador e pesquisador científico da empresa.
Para que seja possível utilizar esta tecnologia na startup, Gustavo explica que a QuaTi está utilizando sensores meteorológicos para coletar Dados em tempo real e alimentar seus modelos de previsão, permitindo que governos e empresas tomem decisões preventivas e eficazes. O case sobre esse uso da Computação Quântica será detalhado na palestra “Quantum for Change – Previsões de Enchentes com o uso de Quantum Machine Learning”, ministrada por Gustavo e Marcos César de Oliveira, professor da Unicamp.
“Hoje, as maiores e principais companhias do Brasil já possuem executivos focados nesta tecnologia. Nossa visão é que existe a tecnologia do presente e a do futuro. Atualmente, a IA é a tecnologia do presente e a Computação Quântica, a do futuro, então precisamos estar preparados para isso”, afirma Yara Mascarenhas, diretora Geral do TDC.
Para Alexandre, com a crescente demanda de pesquisa e projetos em Inteligência Artificial e Computação Quântica, o desenvolvimento da IA será um habilitador do boom da Computação Quântica. “Existem diversos grupos no Brasil e no mundo fazendo pesquisas nessa área, além de programas nacionais de investimento para desenvolver esse setor. Não devemos nos perguntar se haverá um boom da Computação Quântica, mas sim quando”, afirma o professor.
.
Fórum de Computação Quântica
A 18º edição do The Developers Conference (TDC) terá um espaço exclusivo para explorar e discutir o avanço tecnológico da computação quântica no Brasil e no mundo. Realizado no dia 20 de setembro, das 10h às 18h, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo, o Fórum de Computação Quântica é um espaço voltado para líderes, pesquisadores e profissionais do setor de tecnologia, com foco em fortalecer o ecossistema de Computação Quântica, promovendo a conexão entre os principais profissionais do setor.
O espaço já possui palestras e palestrantes confirmados no site oficial do evento. A abertura será realizada por Yara Mascarenhas, Carlos Rischioto, Alexandre Ramos e Gustavo Arruda. Confira os temas das palestras:
Uma perspectiva global e nacional sobre os investimentos em tecnologias Quânticas – por Felipe Fernandes Fanchini, da Unesp & QuaTI;
Perspectivas da Computação Quântica na área de saúde – por Júlio Vieira, da GE Healthcare;
Quantum for Change – Previsões de Enchentes com o uso de Quantum Machine Learning – por Gustavo Arruda, da QuaTI, e Marcos César de Oliveira, da QuaTI e Unicamp;
QuEra, Computação Quântica com átomos neutros – por Tommaso Macri, da QuEra Computing;
Algoritmos quânticos no setor financeiro – por Jose Erinaldo Da Fonseca, da Venturus;
Computação Quântica e Inteligência Artificial Avanços Rápidos e Inovações Antecipadas – por Ana Paula Appel, da IBM;
A Nova Fronteira da Cibersegurança: Criptografias resistentes à Computadores Quânticos – por Sérgio Franco de Sá Júnior, da evolutionQ inc., e Carlos Rischioto, da IBM.
.
Fonte: Inforchannel
Lpn!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Um assunto righ tech, valeu meu aliado. Luz p’ra nós!
Tmj, Aurélio! Eh noisz, aliado!
Luz p’ra nós
Tmj.
Luz p’ra nós!
Tmj!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós

Luz p’ra nós!
Luz pra nós

luz p ra nos
Luz pra nós

#Luzpranos
Luz pra nós

Luz p´ra nós
Luz pra nós