Na manhã de hoje, supostamente, foi lançado o ‘míssil monstro’ pela Coreia do Norte.
O Japão e a Coreia do Sul posicionaram que a coreia do Norte realizou nesta quinta-feira (24) o que pode ser seu maior teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM) e o primeiro envolvendo essa potente arma desde 2017.
O Japão disse que o novo modelo de ICBM, voou por cerca de 71 minutos a uma altitude de cerca de 6 mil quilômetros e com um alcance de 1.100 quilômetros a partir do ponto de lançamento. Ele caiu dentro da zona econômica do Japão, 170 quilômetros a oeste da prefeitura de Aomori, no norte do país.
Autoridades sul-coreanas afirmaram que o míssil chrgou a uma altitude de 6.200 quilômetros e uma distância de 1.080 quilômetros, ou seja, maiores do que as do último teste em 2017, quando um míssil do modelo Hwasong-15 voou por 53 minutos a uma altitude de 4.475 quilômetros, com um alcance de 950 quilômetros.
O míssil foi lançado perto de Sunan, onde fica o aeroporto internacional de Pyongyang. Em 16 de março, a Coreia do Norte lançou um suposto míssil a partir do aeroporto, que teria explodido logo depois, segundo o Exército da Coreia do Sul.
Os EUA e a Coreia do Sul já tinham alertado que Pyongyang iria testar seu maior o modelo Hwasong-17 neste neste mês, o diâmetro dele é estimado em 2,4 a 2,5 metros, com seu peso total variando entre 80 e 110 toneladas.
Quebra de moratória
O lançamento desta quinta-feira seria o 11º teste de míssil já desdobrado pela Coreia do Norte neste ano, e marcaria o fim de uma moratória autoimposta de testes de longo alcance e nucleares. O presidente sul-coreano, Moon Jae-in disse que foi uma:
Quebra da suspensão de lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais prometida por Kim Jong-un [líder norte-coreano] à comunidade internacional.
Representa uma séria ameaça à península coreana, à região e à comunidade internacional.
A ONU proibiu que a Coreia do Norte realize testasse armas balísticas e nucleares e impôs sanções ao país or testes anteriores.
Biden
A Coreia do Norte ressintonizar os testes de armamento pode significar uma nova preocupação de segurança ao presidente americano, Joe Biden, num momento delicado entre Ucrânia e Rússia.
Em janeiro, a Coreia do Norte afirmou que fortificar sua defesas contra os EUA e podia retomar “todas as atividades suspensas”, segundo a agência de notícias estatal KCNA.
Além disso, neste mês, Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte futuramente vai lançar vários satélites p’ra monitorar movimentações militares dos EUA e seus aliados.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Teatro tá tenso.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Nossa 🤯
tenso #LuzPraNos
Luz pra nós!
Luz p´ra nós
A coisa ta tensa.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!