
Blob -(Physarum polycephalum), faz parte do conjunto protista ou Protoctista que é um reino de organismos eucariontes (uma célula com núcleo).
Inclui todos os eucariontes que não podem ser classificados como parte do reino Animal, Vegetal ou Fungi (fungos).
Ela não tem boca, nem estômago nem olhos e também não possui sistema nervoso capaz de explicar seus comportamentos inteligentes, houve um interesse interdisciplinar considerável em entender as regras que governam seu comportamento.
Por exemplo, uma equipe de pesquisadores japoneses e húngaros mostrou que P. polycephalum pode resolver o problema do caminho mais curto.
Quando cultivado em um labirinto com farinha de aveia em dois pontos, o blob se recolhe de qualquer parte do labirinto, exceto da rota mais curta que liga as duas fontes alimentares.
Embora também não tenha pernas ou braços, é capaz de se locomover e, em um só dia, até mesmo dobrar de tamanho. Se for cortado ao meio, pode se regenerar em apenas dois minutos.
Na natureza, ele normalmente vai atrás de bactérias, esporos de fungos e micróbios para se alimentar.
Já em cativeiro, sua comida favorita é mingau.
Para se reproduzir, ele conta com nada menos do que 720 gametas diferentes — um pouco mais complicado do que os nossos simples espermatozoides e óvulos. Encontrar um parceiro também não é tão fácil.
Eles só podem misturar seu material genético se o outro indivíduo tiver um conjunto de genes compatíveis divididos em grupos chamados matA, matB e matC – ou seja matA (de mating type) só se reproduz com matA, matB com matB, etc.
O aspecto mais interessante dos blobs é sua capacidade de aprendizagem.
Mesmo sem cérebro, estudos já mostraram que eles conseguem encontrar o caminho mais curto dentro de um labirinto, se “lembrar” dos locais pelos quais ele já passou, e ainda transmitir essas informações para outros blobs quando eles se fundem.
Veja mais:
Pesquisa identifica 50 colorantes naturais a base de fungos amazônicos
fonte:https://www.curiozone.com.br/2022/06/embora-tenha-720-sexos-criatura-misteriosa-encontrada-na-natureza-nao-tem-cerebro.html
Incrível, luz p’ra nós
Meu Deus que absurdo.
Luz p’ra nós!
Gratidão por compartilhar! Parece algo meio inconsequente a criação deste cientista. Porque se no micro ja tem este tipo de comportamento imagina a nível macro. Lúz p’ra nós!
Interessante
Luz P’ra Nós 🍎
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Interessante. Natureza muito foda 💖
#LuzPraNos
Luz pra Nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
A foto me lembrou uma couve-flor
Muito interessante ✅💥⚠️
Gratidão pelo post 🙏🏾⚛️✅
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥