
Durante meses, o Sri Lanka tem estado numa espiral de decadência económica:
Uma dívida pública que entrou em incumprimento em abril, ao falhar o pagamento da sua dívida externa de 51.000 milhões de dólares, agravada, primeiro, pelo preço da pandemia e depois pelas perturbações provocadas pela invasão Russa da Ucrânia que, por sua vez, levou à escassez de alimentos, medicamentos e combustível. Cortes de energia elétrica e inflação galopante, Blinken diz que: “a agressão Russa visível em todos os lados” e a restrição de cereais ajudou a levar o país relativamente próspero a um cenário de caos.
No passado dia 9, a revolta popular de dezenas de milhares de manifestantes eclodiu em protesto levando à fuga do presidente do país asiático, Gotabaya Rajapaksa, antes de o seu palácio (uma construção do período colonial) em Colombo ter sido invadido. Milhares entraram na residência oficial, alimentaram-se na cozinha, deitaram-se nas camas, tiraram selfies e utilizaram até a piscina do presidente.
O país insular enfrenta a maior crise económica desde que se tornou numa nação independente e pede ajuda às potências regionais, Índia e China. O Governo diz-se abandonado pelo Ocidente e começa a aplicar medidas económicas “desesperadas”.
Veja mais:
Boris Johnson vai apresentar demissão após debandada no Governo britânico
Fonte:https://www.publico.pt/2022/07/09/mundo/noticia/longe-ucrania-sri-lanka-epicentro-crise-global-2013077
Tenso! Luz p’ra nós 🙏
Luz p’ra nós!!
Luz p’ra nós! 🍎
Luz p´ra nós
Caos por lá
Interessante.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !
Lpn!!!
#LuzPraNos
Caramba, que tenso!
Lpn!
luz p’ra nós
Luz p’ra nós
luz pra nós !