A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e os povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira.
Importante destacar que não existe uma única cultura indígena, mas uma enorme diversidade cultural representada por civilizações autônomas, com modos de pensar e agir únicos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 896,9 mil indígenas distribuídos em 305 etnias diferentes, que falam 274 idiomas.
Alimentação.
Os povos indígenas dedicam grande parte do seu tempo em atividades relacionadas à alimentação. Isso porque é preciso obter ou produzir os alimentos: criar animais, como galinhas e porcos; realizar expedições de caça e de pesca; coletar frutos no mato; preparar a roça e colher seus produtos.
Além de produzir o alimento, também é preciso construir as ferramentas e os utensílios como armadilhas, canoas, cestos, arcos e flechas, zarabatanas, entre outros, necessários para realizar as tarefas.
A coleta é normalmente tarefa feminina. Dentre os itens coletados, há as nozes, raízes, frutas silvestres e mel.
Aves, macacos, antas, porcos-do-mato, capivaras e tatus são exemplos de animais caçados, seja por armadilhas, zarabatanas ou arco e flecha.
Para conservar a carne, os índios usam a técnica do moquém, que consiste na instalação de uma estrutura de madeira sobre a fogueira. A carne moqueada (ou defumada) é usada em diferentes receitas.
Dentre os itens tradicionalmente cultivados pelos povos indígenas, podemos destacar a mandioca e o milho. Para muitas tribos, a mandioca é a base da alimentação.
Pinturas Corporais
Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.
Pintura e ancestralidade – As pinturas feitas pelos indígenas carregam uma história com uma ancestralidade muito grande por trás de cada uma delas. Essa arte indígena está muito além do valor estético, ela obedece a preceitos mágicos simbólicos e cosmológicos da sociedade que a representa.
Arte plumária
A arte plumária é produzida com plumas e penas de diversos animais. É bastante antiga, mas ainda é muito cultuada pelos indígenas brasileiros.
Os objetos de arte plumárias são feitos principalmente para uso como adornos em adereços usados em momentos de festividades ou em rituais de luta. Os cocares são o exemplo mais conhecido, mas a arte plumária também pode ser utilizada para a fabricação de outros acessórios, armas ou mesmo instrumentos.
A arte plumária também pode representar diferentes etnias ou papéis ocupados dentro da tribo, como uma espécie de marcação hierárquica. Por exemplo, os cocares maiores e mais bem adornados são os utilizados pelos caciques, os chefes e mais antigos membros de uma tribo.
Veja mais!
Fonte:https://www.significados.com.br/cultura-indigena/
Luz p’ra nós
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Uma cultura muito bonita. Lpn!
hauxx
Luz p’ra nós
Gratidão irmão.
Luz p’ra nós 🙏🏻🕊💫
Luz p’ra nós!
Dahora
LPN! ✨🕊
Luz p’ra nós.
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!
Cultura rica, são os gurdiões natos das florestas. Muito bom irmão. Luz p’ra nós! 🍎🍏
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!!!!!