Os tons cor-de-rosa da espécie
Curitiba vai ganhar um novo corredor colorido com a floração de 500 cerejeiras japonesas, ao longo de quase três quilômetros da Avenida Sete de Setembro, sentido Centro.
Será a Avenida das Cerejeiras.
Nesta segunda-feira (6), a prefeitura de Curitiba iniciou a plantação das primeiras mudas da espécie nipônica, que floresce no inverno. Elas foram plantadas na altura da Praça do Japão e vai seguir pela canaleta até a Rua Tibagi, perto da Rodoferroviária de Curitiba.
Os tons de cor-de-rosa devem começar a aparecer em três anos na Sete de Setembro, estima o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
“Já temos outros três corredores semelhantes e com as mesmas funções na cidade, na Rua Padre Anchieta, Rua Deputado Heitor Alencar Furtado e mais recentemente nas avenidas João Gualberto e Paraná, que recebeu três cores de ipês”, lembrou.
As cerejeiras japonesas fazem parte do visual da capital paranaense em outros pontos, como o pequeno corredor da Rua XV de Novembro, no Centro.
Elas também garantem o inverno colorido na Praça Tsunessaburo Makiguti, no Jardim das Américas; nas avenidas Anita Garibaldi e Iguaçu, no Jardim Botânico; na Rua Pasteur, no bairro Batel; e na própria Praça do Japão, localizada entre o Água Verde e o Batel.
As primeiras mudas de cerejeiras chegaram do Japão a Curitiba há cerca de 25 anos. Para os nipônicos, a árvore é símbolo de prosperidade.
Também conhecida pelo nome sakura, quando desabrocha por lá é primavera e indica a antecipação da colheita de arroz. A floração dura cerca de 20 dias e o auge da beleza costuma ser do final de junho a meados de julho.
Plantio das primeiras mudas de cerejeira na Sete de Setembro
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez o plantio simbólico das mudas de cerejeira na companhia do cônsul-geral do Japão, Keiji Hamada, e do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Japão do Paraná, Arata Hara. O ato marcou as celebrações de 40 anos de co-irmandade entre as cidades de Curitiba e Himeji.
“Esse ato celebra nossa árvore de número 230 mil desde o início do desafio [das 100 Mil Árvores]. Nossa ideia é que Curitiba seja a mais verde das cidades do Brasil e que essa avenida seja a Avenida das Cerejeiras”,
disse Greca.
Durante o plantio, foi anunciada uma parceria para o plantio de 20 mil cerejeiras em diversos locais de Curitiba, que serão adotadas pelas famílias de descendentes de japoneses.
A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, ressaltou que o plantio também faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente e do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba.
“Muito além da beleza que essas cerejeiras vão trazer, elas ajudam a nossa cidade a controlar a temperatura, abrigam a fauna urbana e nos tornam mais resilientes frente às mudanças climáticas”, explicou.
Fonte: Tribuna
Portais
cristolucifer.com.br
escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós
6
Ação muito legal, é sempre mais bonito ter árvores. Luz p’ra nós!
Muito lindo!💜
Luz p’ra nós!
Que lindo. Luz p’ra nós!
Muito lindo! Luz p’ra nós!
Bem legal. Vai ficar lindo demais quando tiver pronto 😍🌸
Luz p’ra nós!
Daora! Luz p’ra nós
Linda árvore!
Luz pra nós!
#LPN
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Nossa, deve ter ficado lindo ><
Own *-*