
Descobrem um descendente vivo do Touro Sentado
A confirmação de que Touro Sentado tem um bisneto vivo foi possível usando o DNA do cabelo do grande chefe Sioux.

Confirmado: Ernie Lapointe é bisneto do grande chefe Sioux Touro Sentado. Diz um novo método que usa fragmentos de DNA antigo para analisar linhagens familiares . Na verdade, esta é a primeira vez que usando DNA antigo , mais especificamente o cabelo de Touro Sentado, uma relação familiar entre alguém vivo e alguém morto há muito tempo foi confirmada.
O método revolucionário foi desenvolvido por uma equipe de cientistas liderada pelo professor Eske Willerslev, da Universidade de Cambridge e do Lundbeck Foundation Center for Geogenetics, e o que faz é procurar DNA autossômico não específico de gênero em fragmentos genéticos extraídos de um corpo amostra. O DNA autossômico que cada pessoa herda vem metade do pai, metade da mãe. Isso significa que as correspondências genéticas com um ancestral podem ser verificadas se ele pertence à família materna ou paterna.
No caso de Lapointe, amostras de seu DNA e de outros Lakota Sioux foram comparadas com o DNA autossômico do couro cabeludo de Touro Sentado . O resultado, que foi publicado na revista Science Advances , é que Lapointe é o bisneto de Touro Sentado e seu descendente vivo mais próximo.
Essa nova técnica pode ser usada quando os dados genéticos disponíveis são muito limitados , como no caso do Touro Sentado, e envolve a possibilidade de fazer testes de DNA semelhantes para verificar se outras figuras históricas mortas há muito tempo têm descendentes vivos. Também serviria para responder a questões importantes com base em DNA humano antigo que antes era impossível de analisar porque é considerado muito degradado, por exemplo, em investigações forenses .
“Em princípio, você pode investigar quem quiser, desde bandidos como Jesse James até a família do czar russo, os Romanov. Se houver acesso a DNA antigo, geralmente extraído de ossos , cabelos ou dentes, eles podem ser examinados no da mesma forma “, disse Willerslev.
Os cientistas levaram 14 anos para encontrar uma maneira de extrair DNA utilizável da mecha de 5-6 cm do cabelo de Touro Sentado. O cabelo estava extremamente degradado, tendo sido armazenado por mais de um século em temperatura ambiente no Museu Smithsonian em Washington antes de ser devolvido a Lapointe e suas irmãs em 2007.
A técnica empregada difere das abordagens tradicionais de análise de DNA, que buscam uma correspondência genética entre o DNA específico do cromossomo Y transmitido pela linhagem masculina ou, se a pessoa falecida há muito tempo fosse mulher, o DNA específico na mitocôndria. uma mãe para sua prole. Nenhum dos dois é particularmente confiável e, neste caso, nenhum dos dois poderia ser usado, pois Lapointe afirmava ser parente de Touro Sentado por parte de mãe.
Tatanka-Iyotanka, mais conhecido como Touro Sentado (1831-1890), liderou 1.500 guerreiros Lakota na Batalha de Little Bighorn em 1876, matou o general americano Custer e cinco companhias de soldados. A façanha encharcada de sangue, também conhecida como “a batalha da grama sebosa” , simbolizou a resistência dos índios americanos ao expansionismo do homem branco. Touro Sentado foi morto em 1890 pela “Polícia Indiana”, agindo em nome do governo dos Estados Unidos.
Luz p’ra nós
interessante
luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz para nós!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Luz para nós!!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz P’ra Nós
#LuzPraNos!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós! ✨