Na Mitologia Nórdica o universo era um disco gigante, formado por nove mundos.
No centro do universo há Yggdrasil – uma árvore colossal que é o eixo do mundo – que liga os nove mundos da cosmologia nórdica. Suas raízes se encontram em Niflheim o mundo do frio, da névoa e da neve. Mundo sombrio onde se localizavam árvores assombradas e um solo onde não se produzia nada, havia uma escuridão profunda e era habitado por gigantes e monstros.
No seu tronco estava Midgard, o mundo dos humanos, domínio da deusa Jörd e era cercado por oceanos.
Na parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, encontrava-se o reino de Asgard (a cidade dourada), o reino dos deuses, com seu Valhala, local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com grande honra, em batalha.
Havia também o Vanaheim, repouso dos Vanir – deuses mais benevolentes, relacionados a agricultura, a fertilidade, comércio, prazer e paz.
O outro reino era Helgardh, mundo dos mortos governado pela deusa Hela (ou Hel), esse é um reino mais frio, escuro e mais baixo. Encontra-se abaixo da terceira raiz de Yggdrasil.
Havia também o Svartalfheim, o mundo dos anões ou elfos escuros e o Alfheim, o mundo dos elfos claros.
Jotunheim era o mundo dos gigantes e Muspelheim é o reino do fogo, onde habitam os gigantes de fogo.
Além disso, dizia-se que o Yggdrasil era guardado pelas valquírias, pois os seus frutos continham todas as respostas para as indagações da humanidade. Somente os deuses a visitavam. Dizia-se também, que as folhas de Yggdrasil podiam trazer os mortos de volta para a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença e até mesmo salvaria uma pessoa da beira da morte.
O tema da árvore no centro do mundo é um tema comum. Na tradição judaico cristã temos a árvore do bem e mal no jardim do Éden. A diferença é que aqui os frutos da árvore, apesar de serem proibidos também, trazem muitos benefícios à humanidade.
Existiam também dois clãs de deuses, os Aesir e os Vanir, que foram inimigos, mas se uniram novamente. Enquanto os Vanir são deuses da natureza, os Aesir são belicosos.
Os principais deuses Vanir são Njor e seus filhos Frey e Freya. Os Aesir mais famosos são Odin, Thor, Tyr e Frigga. Quase todos Aesir estavam predestinados a morrerem durante o Ragnarok – o fim dos deuses. Ambos clãs se uniram para lutar contra os gigantes, lembrando a mitologia grega, onde os deuses eram inimigos dos titãs.
Vamos apresentar então, nessa série de mitologia nórdica os principais deuses e deusas mitológicos num estilo fantástico!
CONTINUA NO LINK ABAIXO:
Deuses Vikings – Mitologia Nórdica
Amo Vikings!
Luz p’ra nós!
ansioso esperando o próximo!!! muito da hra!!! Luz p’ra Nós 🍎
excelente matéria, muito completa, gostei muito!!! parabéns!!! Luz p’ra Nós 🍎
Compartilhando e indo terminar de ler no Unebrasil.org.
Luz p’ra nós 🌺
No centro do universo há Yggdrasil(Brasil). Lembra o Brasil kk Luz p’ra nós! 🌳
Luz pra nós!
Luz p’ra nós! <3
Luz p’ra nós
Luz pr’a nós 🙏
Luz p’ra nós!!!
Adorei !
Luz pra nós .:.
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#LuzPraNós!
Luz p´ra nós
luz pra nós !
Adoro esse post! Luz p’ra nós!
Muito bom. Gratidão!
Gratidão pelo post! Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Muito bom. Valeu!
Luz p’ra nós!!!!!