Entenda como o Saara beneficia a Amazônia.
Mesmo sendo separados por uma distância de milhares de quilómetros (5,3mil), e o Oceano Atlântico eles estão mais conectados do que se imagina. Na realidade a Amazónia sobrevive com a ajuda do Saara.
E há alguns anos, cientistas conseguiram entender a importância dessa união.
Os cientistas sabiam que os ventos levavam poeira do Saara para diversas regiões do mundo, mas foi graças a um estudo publicado em 2015 que foi possível entender a importância dessa viagem transatlântica.
Eles descobriram que a poeira possui quantidades significativas de fósforo, um nutriente extramente relevante para a sobrevivência da floresta da Amazônia.
Em um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters, cientistas usaram o satélite CALIPSO (Cloud-Aerosol Lidar and Infrared Pathfinder Satellite Observation) para quantificar em três dimensões a quantidade de poeira que faz a viagem intercontinental. Os dados foram obtidos entre 2007 e 2013.
O satélite usa a tecnologia LIDAR para descobrir a quantidade de material e distinguir a poeira de outras partículas. Assim, eles descobriram que o fósforo também faz a viagem intercontinental junto com a poeira e, assim, ajuda a nutrir a Amazônia.
Quanta poeira é transportada?
É estimado que a Amazónia receba 182 milhões de toneladas de poeira do Saara por ano e cerca de 22 mil toneladas de fósforo caem nos solos amazônicos.
- 182 milhões de toneladas de poeira é equivalente a cerca de 689 mil caminhões cheios.
“Sabemos que a poeira é muito importante em muitos aspetos. É um componente essencial do sistema terrestre. A poeira afetará o clima e, ao mesmo tempo, as mudanças climáticas afetarão a poeira. Se você não tiver esse transporte de poeira africana para a Amazônia, em 10 anos, ou em 100 anos, a Amazônia terá perdido muito fósforo”, afirma Yu.
As chuvas da Amazônia
Os “núcleos de condensação”, a parte da nuvem em que o vapor de água se condensa, são formados, entre outros elementos, por partículas em suspensão no ar – poeira, por exemplo. No caso da floresta amazônica, uma parte das partículas provem do deserto do Saara.
Veja mais:
Podcast 03/09 – Sobre a Amazônia, Escuridão em SP, água preta, Téritos e milagres.
fonte:https://www.tecmundo.com.br/ciencia
Luz p’ra nós!
Interessante! Lpn!
Muitíssimo interessante, eu não sabia dessa cena e faz todo sentido!!
Grato irmão!
Luz p’ra nós 🍎
Muito interessante.
Luz pra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós
Informação valiosa;
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Muito bom o post!
Gratidão pela matéria.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!