É possível cultivar jabuticaba em vaso?
Para muitas pessoas, o pé de jabuticaba remete ao quintal da avó ou ao sítio onde ocorriam as férias na infância. Se você é uma delas, já pensou em reviver esses momentos guardados na memória afetiva, aprendendo como plantar jabuticaba em vaso?
Basta uma varanda com espaço para conseguir plantar jabuticabeiras lindas e vistosas em vasos. Fique conosco, aprenda o passo a passo e tenha essas frutinhas tão saborosas, sempre à disposição.
Qual é a origem da jabuticabeira?
Não existe uma região do Brasil que não receba bem a jabuticabeira. Isso acontece por causa da origem subtropical da árvore, que se desenvolve tanto em regiões tropicais quanto em lugares com geadas.
Ela é da família Myrtaceae e tem variedade de espécies, entre elas Myrciaria jabuticaba, conhecida como sabará, e Myrciaria cauliflora, geralmente chamada de paulista, assu ou ponhema.
A característica que mais chama a atenção de quem a vê é a formação das flores e dos frutos nos troncos, uma habilidade própria da espécie cauliflora, o que a torna única entre as outras árvores e ainda mais interessante plantar em vaso uma árvore tão peculiar.
Conheça os benefícios da jabuticaba
Essas frutas de um a três centímetros de diâmetro, coloração roxa ou preta, polpa branquinha e doce, fazem muito sucesso. Além de serem consumidas in natura, elas podem ser usadas em licores, sucos, doces, geleias e no que mais a sua criatividade imaginar.
Além de pouco calórica, a jabuticaba é rica em nutrientes como vitaminas C e E, magnésio, fósforo e zinco. Essa frutinha tem ação anti-inflamatória e previne a prisão de ventre devido ao alto teor de fibras.
Fora os benefícios para a nossa saúde, plantar jabuticaba em casa torna o ambiente mais bonito. A beleza dos frutos, dos galhos e das folhas faz da jabuticabeira uma árvore ornamental, fácil de cultivar.
Por tudo isso, ter uma jabuticabeira em casa pode ser uma alternativa para cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, decorar a casa. A seguir, veja como plantar jabuticaba é muito simples e barato.
Plantio em vaso
O mais indicado é aprender como plantar em vaso alto. O recipiente deve ter 50 cm de diâmetro e 50 cm de altura. Isso é o suficiente para comportar um grande volume de terra, necessário para o plantio correto da jabuticabeira.
A primeira dica importante para saber como plantar jabuticaba em vaso é garantir a drenagem da água para as raízes não apodrecerem. Para isso, você faça um furo no fundo do vaso com 2 cm de diâmetro e adicione uma manta de 5 cm de argila expandida, sem tampar o furo.
Cubra o material para o dreno com um pedaço de manta acrílica, acompanhada por uma camada de 5 cm de areia grossa. Em seguida, coloque a terra com adubo e plante a muda, de preferência de espécies híbridas.
Cultivo
Para deixar as folhas vistosas, possibilitando a produção de flores e frutos, é necessária irrigação diária. Porém, lembre-se de que a quantidade de água no solo precisa ser controlada para não encharcar a terra.
Por se tratar de uma árvore com copa arredondada, a poda não precisa estar entre os cuidados. Apenas a retirada de galhos internos e secos será necessária para ajudar na iluminação e na ventilação entre a folhagem.
A adubação da terra pode ser reforçada se os galhos estiverem atrofiados e as folhas amareladas. Geralmente, isso acontece uma vez por ano, no inverno.
Por fim, é importante estar atento às pragas e às doenças que costumam atingir a jabuticabeira. Cochonilhas, pulgões, besouros e ferrugem são os principais problemas que você possivelmente enfrentará.
Uma sugestão para controlar os insetos é borrifar a planta com uma solução simples com água, detergente neutro, óleo vegetal e sal de cozinha. O ideal é fazer a pulverização nos horários mais amenos do dia.
Lembra daquela dica de limpeza dos galhos para ajudar na ventilação e na iluminação da folhagem? Então, essa pode ser a melhor maneira de tratar a ferrugem. Adicione o borrifamento de uma solução à base de cobre, encontrada em qualquer casa agropecuária.
Colheita
Talvez, controlar a sua ansiedade seja a parte mais difícil de todo o processo de como plantar jabuticaba em vaso. Isso porque a primeira colheita só será possível após alguns anos. Porém, quando esse grande dia chegar, toda a espera será recompensada.
Assim, você vai reviver os dias de infância, comendo essas frutinhas saborosas e apreciando a beleza das folhas — um lindo espetáculo que poderá ser assistido diariamente, no conforto do seu lar.
FONTE: BlogPetz
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Gostei do post. Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Depois de um tempo a jabuticabeira fica enorme, eu lembro que no quintal da casa que nasci (por curiosidade cidade vizinha a uma cidade chamada “Jaboticabal”), a árvore era bem extensa, porque ela tinha décadas de existência. No final da minha infância eu lembro que meu avô e meus pais tiveram que cortar por problemas com vizinha do fundo, porque ela reclamava de folhas da jabuticabeira caindo no terraço da casa dela. Tinha outras árvores lá também, como um pé de manga (que também teve de ser cortado pelo mesmo problema) e uma bananeira (única que sobreviveu até a casa ser vendida e demolida recentemente). Sinto falta de quintal de terra, aqui onde moro é quintal de cimento típico de cidade maior.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Valeu.
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Amo jabuticaba. Valeu pelo post!
Luz p’ra nós!
Gratidão por compartilhar!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥