A Embaixada da China no Brasil pede que todos os chineses recém-chegados ao Brasil fiquem de quarentena, informou hoje o encarregado de negócios da representação diplomática em Brasília, ministro Song Yang. A intenção é que possíveis pessoas infectadas com o novo coronavírus não transmitam a doença pelo Brasil ao circularem pelas ruas. O vírus pode ficar incubado por duas semanas na vítima antes de os sintomas começarem a aparecer.
Yang recomendou que os chineses que tenham desembarcado no país recentemente fiquem em casa por duas semanas observando o próprio estado de saúde e, se apresentarem sintomas como febre e dificuldades para respirar, procurem um hospital indicado pelo Ministério da Saúde brasileiro. A Embaixada da China informou que ajudou a elaborar orientações e alertas em mandarim a serem entregues aos chineses que desembarcarem no Brasil, especialmente no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos.
Song Yang, encarregado de negócios da representação diplomática da China em Brasília.
O ministro conselheiro da Embaixada na capital federal, Qu YuHui, afirmou que a comunidade brasileira em Wuhan, epicentro da transmissão da doença, é pequena e nenhum cidadão está no que chamou de “prisão domiciliar”. “São medidas de quarentena, não estão isolados”, disse. Por enquanto, informou, o governo brasileiro não sinalizou que coordenará a retirada de cidadãos brasileiros em Wuhan ou em outros locais de risco. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou que a operação é inviável e precisa da aprovação do Congresso Nacional devido aos altos custos envolvidos.
YuHui disse que, se a retirada de brasileiros for conduzida pelo governo do Brasil no futuro, o país oriental dará todo o apoio complementar necessário. Quando questionado, afirmou não considerar a medida como a melhor a ser adotada. “Meu conselho é que não é muito aconselhável que o cidadão viaje em voo comercial, deixe a cidade [de Wuhan]. Temos de tomar cuidado para não expandir [a quantidade de vítimas] e servir de instrumento de transmissão [do coronavírus]”, declarou.
Coronavírus: o que sabemos
Até agora, a transmissão entre humanos ocorreu assim:
- Proximidade do doente com familiares e profissionais de saúde
- Maioria dos casos envolve contato com quem visitou a província de Hubei (China), cuja capital é Wuhan, de onde o vírus partiu
- Fora da China, a transmissão entre pessoas ocorreu no Vietnã, Japão, Alemanha e EUA
Qual a gravidade da doença?
- Os problemas respiratórios variam de leve à pneumonia e morte
- Os sintomas são graves em 18% dos casos, com 2% de mortes
- Gravidade é maior entre pessoas já doentes e idosas
- Ainda não há registro de casos graves fora da China
Como se prevenir?
- Não entre em contato com quem sofre de infecções respiratórias
- Use lenço descartável
- Lave as mãos frequentemente
- Use álcool gel para limpar a superfície dos móveis e objetos
- Evite contato com animais selvagens ou doentes
Luz pra nós!
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
Gratidão jac! Luz pra nós! Estou completamente por fora deste assunto. Apenas dei uma lida em um post que repliquei aqui… vou apenas acompanhar o que postarmos no portal. Luz pra nós!
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏🙏
#LuzPraNos
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
Na minha opinião eles conteram bem o vírus
luzpranos!
Luz pra nós 🙏
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
Os caras lidaram bem com a pandemia.
Luz pra nós
Luz pra nós 🙏
Nossa, essa época foi doidera
Precavidos
Luz p´ra nós!