
Este movimento é registado numa altura em que os custos de energia em relação ao gás natural e ao petróleo têm vindo a disparar. A subida dos juros das dívidas soberanas da Zona Euro são também fatores que estão a agravar os receios em torno de um abrandamento do crescimento económico ou mesmo de uma possível recessão, momento em que os custos de financiamento dos países europeus estão a crescer a um ritmo mais acelerado do que os dos Estados Unidos.
No passado dia 08 de Julho a desvalorização do euro acelerou e a moeda única europeia foi negociada abaixo de US$ 1,01 pela primeira vez em 20 anos, valendo agora o mesmo que o dólar.
O que define o valor de uma moeda, na prática, é a oferta e a demanda. Os Estados Unidos têm uma quantidade de moeda muito grande no mercado, o que aumenta sua liquidez e deixa a moeda mais barata. O dólar, por se tratar de uma moeda usada como padrão em contratos internacionais, acaba tendo muito mais oferta no mercado que o euro. Além disso, o câmbio americano é usado como reserva internacional em bancos centrais de todo o mundo.
Os receios em torno de um abrandamento do crescimento económico e, sobretudo, do impacto que o aumento dos preços da energia terá sobre a economia da zona euro mostra que a moeda vai continuar a cair e que os mercados estão a acordar para isso. A questão é se o euro pode, até, baixar dessa fasquia, questão à qual o analista Mário Martins, refere ser “absolutamente possível o euro ficar a valer menos do que o dólar. Ainda não aconteceu, mas é quase inevitável neste momento.”
A fraqueza do dólar e a ruptura do euro será o novo normal?
Veja mais:
fonte:https://www.publico.pt/2022/07/06/economia/noticia/euro-cai-minimos-20-anos-aproximase-paridade-dolar-2012660
fonte:https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/07/08/euro-fica-abaixo-de-us-101-entenda-queda-da-moeda-e-paridade-com-o-dolar.htm
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Teatro ruindo.
#LuzPraNos
LPN
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
luz p’ra nós
Banco Central… 🏦
Luz para nós!!
luz pra nós !