
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi assassinado enquanto fazia um discurso de campanha no sul do Japão, uma busca na casa do suspeito descobriu o que a polícia acredita serem explosivos, informou a mídia local , Autoridades de segurança no local onde Shinzo Abe foi baleado abordaram o atirador e prenderam um homem de 41 anos que agora está sob custódia policial.
O suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, morador de Nara, a polícia descobriu vários dispositivos explosivos possíveis durante uma busca em sua casa, de acordo com a mídia local, A emissora nacional do Japão NHK informou que os técnicos de eliminação de bombas estão se preparando para realizar uma explosão controlada nas instalações.
As autoridades ainda não comentaram os motivos do suspeito, mas os meios de comunicação locais informaram que Yamagami disse à polícia que estava “insatisfeito com o ex-primeiro-ministro Abe e pretendia matá-lo”, ele é relatado para ser um ex-membro da Força de Autodefesa Marítima do Japão – o equivalente japonês de uma marinha.
Abe, 67, desmaiou imediatamente após ser baleado no pescoço e foi levado às pressas para o hospital , Ele foi declarado morto cerca de cinco horas depois, o suspeito do ataque – supostamente um homem na casa dos 40 anos – foi abordado no local e preso.
O atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, diz que está “sem palavras”, descrevendo Abe como um “amigo pessoal” Abe – no cargo em 2006-07 e 2012-20 – continua sendo o primeiro-ministro mais antigo do país e a figura política mais conhecida internacionalmente. Os líderes globais estão reagindo com choque.
Vladimir Putin entrou em contato com a família de Shinzo Abe para oferecer suas condolências, disse o presidente russo, Abe foi um “excelente estadista” que “fez muito pelo desenvolvimento de boas relações de vizinhança entre nossos países”, disse ele, “Desejo a você e sua família força e coragem diante dessa perda pesada e insubstituível”, disse Putin no aplicativo de mensagens Telegram.
Muitos outros líderes mundiais estão reagindo à morte do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
O primeiro-ministro Boris Johnson diz que o Reino Unido está com o povo japonês em um “momento triste e sombrio”.
O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol expressou suas condolências ao Japão, descrevendo o assassinato de Abe como um “ato de crime imperdoável”
O chanceler alemão Olaf Scholz disse estar “profundamente entristecido e atordoado”, acrescentando que a Alemanha “ficará ao lado do Japão nestas horas difíceis”.
O presidente romeno, Klaus Iohannis, descreveu Abe como um “forte defensor da democracia e do multilateralismo e também um verdadeiro amigo”.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan , chamou Abe de “querido amigo”, acrescentando: “Condeno aqueles que realizaram este ataque hediondo”
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi , disse estar “chocado e entristecido além das palavras com o trágico falecimento de um de meus amigos mais queridos, Shinzo Abe”.
Que triste. Luz p’ra nós!
Tenso.
Luz p’ra nós!
Que absurdo.
Luz p’ra nós!
Tempos loucos.
Ainda bem que temos uma direção.
Graça a Deus e a Lucifer.
Luz p’ra nós
Sinistro #LuzPraNos
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Eita
a vida não vale mais nada, morte muito inesperada. que deus o tenha
luz p’ra nós
luz pra nós !
Eita ‘o’
Desdobramento
Luz p’ra nós
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!