
No século I, na Palestina, surgiram alguns grupos entre a população judaica como consequência das diversas interpretações sobre as fontes e os modos de viver a religião de Israel. Nos tempos de Jesus, os mais apreciados pela maioria do povo eram os fariseus. Seu nome, em hebreu perushim, significa “os segregados”.
Dedicavam sua maior atenção às questões relativas à observância das leis de pureza ritual, inclusive fora do templo. Eles escreveram o TALMUD, e tinham Leis orais que davam total mudança interpretativa sobre diversos pontos da Torá; algo que incomodava os Saduceus.
Por exemplo o ERUV, que vimos aqui na Escola, era algo que os Fariseus já faziam e os Saduceus não concordavam.
Havia várias “saidinhas” que os Fariseus criavam, que interessavam ao povão, que por sua vez, não tinha condição de seguir à risca os detalhes que os ricos Saduceus seguiam.
Para dar moral ao Talmud, e colocá-lo à altura da Torá; passaram a dizer que também havia sido entregue a Moisés, só que ele não escreveu.
Imaginem, atribuir a Moisés as coisas horríveis desses rabinos loucos do Talmud.
Para uma parte dos fariseus, a dimensão política desempenhava uma função decisiva em seu posicionamento vital e estava ligada ao empenho pela independência nacional, pois nenhum poder estranho poderia se impor sobre a soberania do Senhor em seu povo. Estes eram conhecidos pelo nome de zelotes, que possivelmente foi dado por eles próprios, aludindo ao seu zelo por Deus e pelo cumprimento da Lei. Também pensavam que a salvação é concedida por Deus e estavam convencidos de que o Senhor contava com a colaboração humana para obter essa salvação.
Essa colaboração se movia primeiro num âmbito puramente religioso, no zelo pelo cumprimento estrito da Lei. Mais tarde, a partir da década dos cinquenta, consideravam que também havia de se manifestar no âmbito militar, razão pela qual não se podia recusar o uso da violência quando esta fosse necessária para vencer, nem se devia ter medo a perder a vida em combate, pois era como um martírio para santificar o nome do Senhor. Assim terminou Israel dizimada, e só agora em nosso Tempo retornou.
Agora sobre os SADUCEUS;
OS SADUCEUS ERAM PESSOAS DA ALTA SOCIEDADE, MEMBROS DE FAMÍLIAS SACERDOTAIS, CULTOS, RICOS E ARISTOCRATAS. FAZIAM UMA INTERPRETAÇÃO MUITO SÓBRIA DA TORÁ; SEM O TALMUD.
Porém; NÃO SE ENGANEM; os Saduceus eram materialistas, e acreditavam que a Vida era aqui e agora; não davam bola para o espiritual.
Os saduceus eram pessoas da alta sociedade, membros de famílias sacerdotais, cultos, ricos e aristocratas. Dentre eles haviam saído desde o início da ocupação romana os sumos sacerdotes que, nesse momento, eram os representantes judeus diante do poder imperial. Faziam uma interpretação muito sóbria da Torah, sem cair nas numerosas questões casuísticas dos fariseus, e portanto subestimavam o que esses consideravam como sendo a Torah oral; – TALMUD.
Em oposição aos fariseus, não acreditavam na vida após a morte, nem compartilhavam suas esperanças escatológicas. Não gozavam de popularidade nem do afeto popular, dos quais desfrutavam os fariseus, mas tinham poder religioso e político, pelo que eram muito influentes.
Os Saduceus desapareceram no ano 70, com a invasão e destruição do Segundo Templo, como Cristo disse que seria assim que morresse.
Aquela geração viu tudo acontecer, e Israel se desfazer. Os Essênios também foram junto. Só sobrara os Cabalistas macumbeiros que estão até hoje; Fariseus, Rabinos talmudistas, cabalistas.
São mais Luciferianos que Israelitas, – na base da coisa; mas, são muito úteis para ligar o Céu e o Inferno, tanto que até hoje estão aí. Através de seus erros, Deus os manteve ajudando na Obra do Acerto.
Sobre os ESSÊNIOS;
Há muita informação sobre como viviam e quais eram suas crenças através de Flavio Josefo (historiador da época) e, principalmente, pelos documentos em papiro e pergaminho encontrados em Qumrán, onde parece que se instalaram alguns deles. Uma característica específica dos essênios consistia no repúdio do culto que se fazia no templo de Jerusalém, já que era realizado por um sacerdócio que se tinha envilecido desde a época asmoneia. Em consequência, os essênios optaram por se separar dessas práticas comuns com a ideia de conservarem e restaurarem a santidade do povo num âmbito mais reduzido, o de sua própria comunidade.
A ida de muitos deles a zonas desérticas tinha como objetivo excluir a contaminação que poderia se derivar do contato com outras pessoas. A renúncia em estabelecer relações econômicas ou em aceitar presentes não deriva de um ideal de pobreza, mas era simplesmente um modo de evitar essa contaminação com o mundo exterior, para salvaguardar a pureza ritual.
Consumada sua ruptura com o templo e o culto oficial, a comunidade essênia vê a si mesma como um templo imaterial que substitui transitoriamente o templo de Jerusalém, enquanto nele se siga realizando um culto que considera indigno.
Assim; muitos Cristãos sentem conexão com os Essênios, no sentido de Igreja espiritual, curas, milagres e desapego, porém a maior parte da Igreja não aceita os Apócrifos encontrados em seus antigos lares.
Doutrina
- Praticavam curas pela mão, milagres físicos e bênção com as mãos.
- Realizavam curas com ervas medicinais e aplicação de argila;
- Aboliam a propriedade privada;
- Eram todos vegetarianos;
- Alguns mestres não se casavam, todavia o celibato não era obrigatório;
- Tomavam banho antes das refeições;
- A comida era sujeita a rígidas regras de purificação;
- Eram chamados de nazireus por causa do voto nazarita; (não se alimentavam de Uva, nem cortavam o cabelo, etc)
- Realizavam o ritual do Batismo nas águas aos iniciados;
- Acreditavam que a Natureza, os seres humanos e todas as coisas vivas eram o verdadeiro Templo de Deus, pois Ele não habitava em lugares feitos pelas mãos dos homens, mas sim as coisas vivas e que as ofertas a Deus eram o partilhar da comida para com os famintos, sejam homens ou animais.
Um pouco sobre Jesus entre eles:
Os Fariseus e os Saduceus Pedem um Sinal
16 Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.
2 Ele respondeu: “Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’, 3 e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos![a] 4 Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”. Então Jesus os deixou e retirou-se.
- Jonas ficou 3 dias na barriga da baleia, morto no abstrato antes de voltar; Cristo faria o mesmo; e fez! Hoje qualquer Rabino pode ver seu nome acima de todos os outros; desconfiar na época poderia ser sábio, mas hoje é tolice.
- O sinal se cumpriu! Além do Templo que caiu! E todos os deuses de todos os Reinos que Jesus venceu e uniu! A volta de Israel protegida por SUA IGREJA, por SEU NOME… o que mais esses Rabinos lesados querem? Só existem até hoje graças a CRISTO!
Mas Cristo sempre avisou:
O Fermento dos Fariseus e dos Saduceus
5 Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão. 6 Disse-lhes Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.
7 E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não trouxemos pão”.
8 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? 9 Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram? 10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram? 11 Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”. 12 Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.
Será que se Cristo fosse mais humano e menos Deus; teriam lhe protegido melhor?
Luz p’ra nós
PS: Por favor, se cadastrem no novo site: http://congressoonline.org/
Gratidão pelo post, Mestre. Já fiz meu cadastro, aguardando o email de confirmação. Tmj Luz p’ra nós! ✝️💜
Acabei de fazer o cadastro. Gratidão pelo post! Luz pra nós
Gratidão Mestre, Luz p’ra nós!
🙏🙏 Luz p’ra nós!!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Gratidão pelo post Mestre. Logo mais vou me cadastrar!
Luz pra nós 🙏🏾
Gratidão pelos posts Bob, ajudam muito!! 🙏
O milagre sempre esteve tão perto e diante dos olhos mas muitos custam a enxergar. Graças a Deus aqui na EDL somos abençoados!
Estou fazendo o cadastro no site!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós! 🙏🏼
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post, já cadastrei no congresso.
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom o post, Mestre. Luz P’ra Nós!
Salve Mestre, post com informações incriveis! LPN
Obrigado mestre, luz p’ra nós.
Gratidão mestre! Irei me cadastrar!
Luz pra nós!
Muito bom Mestre.
Gratidão pelo post e por tudo.
Já me cadastrei no congressoonline.org.
Luz p´ra nós.
Valeu Mestre! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Vou me cadastrar logo após deixar o comentário neste sagrado post. Luz p’ra nós Mestre! ⚛
“Através de seus erros, Deus os manteve ajudando na Obra do Acerto”.
Obrigado Mestre pelo Conhecimento Precioso.
Luz p’ra nós 🍎
Já me cadastrei no site do Congresso Online. Parabéns pela brilhante idéia Mestre! Projeto incrível 🙌🏻 Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós! Obrigado mestre
Luz p’ra nós!
Tem coisas que sou leigo. obrigado pelo post mestre.
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
A História da Humanidade é melhor que qualquer filme! Muito interessante a forma como os três se complementam. A misericórdia de Deus me ensina a cada dia Mestre, graças a direção do Verbo Vivo! Amém! 🙏✨
Adorei saber mais sobre… realmente não sabia as diferenças! Obrigada Mestre… me cadastrei lá no site. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Valeu por tudo Bob! Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
valeu pelo post, esclareceu alguns pontos, como a parábola do fermento. Luz pra nós!
Show!
Luz p’ra nós!
post único como sempre. Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Perfeito, grata sempre! Luz p’ra nós🙌
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nos
Luz p’ra nós!
Gratidão, Mestre! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Muito interessante essas perspectivas, eu acabo sempre desdobrando elas com pessoas do meu coletivo que ja leram a biblia por completo, Gloria a Deus. Gratidão por revolucionar e nos trazer a vida novamente, perdoe me por todas as vezes que faltei. Luz p’rá nós!
Luz p’ra nós!
Lúz p´ra nós!
Gratidão Mestre♥
luz p’ra nós!
Luz pra nós 💫👍
Luz pra nós 💫👍
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão! Luz p’ra nós !!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
<3 Luz p’ra nós!
#LuzPraNós!
luzpranos!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós.
Valeu pelo excelente conteúdo
Gratidão Mestre querido!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós