
Salve, EDL e visitantes.
Recebi um vídeo que quero compartilhar com vocês.
Quem acompanha meus conteúdos desde o início, sabe que me apoio bastante na música para ajudar a galera a compreender o 7/12. Por conta disso, não é raro – nesses anos todos, seja por qual plataforma for – sempre chegar alguém e comentar algo do tipo:
“Não são apenas 7 notas”, – isso me soa absurdo, mas tem quem fale – “Tem diversas outras escalas” – tá e daí? rs.-
Enfim, sempre tem alguém comentando algo, relacionado a não ser as 7 notas para tentar descredibilizar aquilo que estamos explicando nos vídeos.
O Victor Reis por já ter presenciado isso inúmeras vezes – suponho – decidiu me mandar um vídeo eresolvi fazer este artigo em torno do mesmo.
PODCAST CONTEXTUALIZANDO MELHOR:
Neste artigo meu foco foi mais nesse vídeo do maestro, vou deixar outro artigo que fiz sobre música, que abrange um aspecto maior:
A música é uma das formas mais universais de arte e cultura. Sua presença se dá não apenas ao longo da história, mas também nas mais variadas formas e culturas. Não há civilização, grande ou pequena, que não possua sua própria expressão musical. A apreciação dessa arte não depende de língua ou nível cultural. É o prazer proporcionado por essa mistura de harmonia, ritmo, melodia e timbre o que realmente importa. Pois a música está diretamente ligada ao encadeamento de emoções.
As composições podem nos proporcionar alegria ou tristeza, euforia ou paz de espírito. O espectro emocional é vasto, no que diz respeito as formas de sentir, e pode unir diversas pessoas em um contexto social através de um mesmo sentimento.
Só não esqueçam que todas emoções se resumem em 7/12 – assim como na própria estrutura musical – onde você tem infinitas possibilidades de compor, sempre utilizando das mesmas 7/12 notas.
A música, além de ser uma “arte incrível que nos conecta com o mundo e com nós mesmos“ scientific american, também serve de base expansiva, para a consciência. Não precisa pesquisar muito para notar que tem diversas culturas que exercem ritmos específicos, em seus rituais. Posso usar de exemplo os ritmos africanos. O que pejorativamente chamam de macumba, na verdade é um ritmo ou um instrumento utilizado nos rituais africanos.
A música é uma forma de expressão que transcende as barreiras da linguagem e da cultura. A música é capaz de nos fazer sentir emoções intensas, que podem variar de acordo com o estilo, a letra, a melodia e o ritmo.
Indico outro vídeo onde entro em detalhes e dou dicas importantes com relação as influências possíveis através da música/arte:
“A música pode nos alegrar, nos emocionar, nos relaxar, nos animar, nos inspirar e até nos curar. Ela é uma terapia para a alma e um alimento para o espírito. A música é uma das maiores riquezas da humanidade, ela reflete a diversidade e a beleza das diferentes culturas e tradições. A música nos ensina sobre o passado, o presente e o futuro. A música é uma forma de arte que nos faz mais humanos e mais felizes”.
O contrário também é real.
Abaixo, compartilho com vocês o vídeo desse maestro.
Agradeço ao Victor Reis pela indicação.
Além desse vídeo, vou deixar aqui também um estudo realizado pela SCIENTIFIC AMERICAN. Indico que veja o vídeo que fiz sobre essa questão, da influência da música/arte sobre nossas emoções/ações:
———————————————————————————————————
14 de maio. 2025 –
Só de ouvir a trilha sonora do filme de suspense Psicose já é suficiente para acelerar o coração de muita gente, não é mesmo? Mesmo quando não estamos conscientes desse fato, ouvir música pode afetar tanto nossos corpos quanto nossas mentes de maneira estranhamente semelhante.
Mas será que os efeitos fisiológicos da música são mais peculiares a uma ou outra cultura ou eles são mais generalizados?
A música é uma arte incrível que nos conecta com o mundo e com nós mesmos. Ela é uma forma de expressão que transcende as barreiras da linguagem e da cultura. A música é capaz de nos fazer sentir emoções intensas, que podem variar de acordo com o estilo, a letra, a melodia e o ritmo. A música pode nos alegrar, nos emocionar, nos relaxar, nos animar, nos inspirar e até nos curar. Ela é uma terapia para a alma e um alimento para o espírito. A música é uma das maiores riquezas da humanidade, pois ela reflete a diversidade e a beleza das diferentes culturas e tradições. A música é um patrimônio que deve ser preservado e valorizado, pois ela nos ensina sobre o passado, o presente e o futuro. A música é uma forma de arte que nos faz mais humanos e mais felizes.
Para responder a esta pergunta, cientistas selecionaram 40 canadenses do centro de Montreal e 40 pigmeus da floresta tropical do Congo. Todos os voluntários ouviram trilhas sonoras dos filmes Psicose, Star Wars, Lista de Schindler, assim como também ouviram músicas da cultura pigmeu. À medida que os participantes ouviam, os pesquisadores observaram as suas reações emocionais, bem como as respostas fisiológicas, como alterações do ritmo cardíaco, respiração e a taxa de produção de suor na palma da mão.
Os dois grupos discordaram a respeito do fato de que uma seleção musical em especial era feliz ou triste. Mas todos eles tinham níveis semelhantes de excitação, medido por suas respostas fisiológicas.
Estes resultados sugerem que alguns aspectos da forma como reagimos à música são universais, e não estritamente culturais. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Psychology [Hauke Egermann et al, Music induces universal emotion-related psychophysiological responses: comparing Canadian listeners to Congolese Pygmies].
Características acústicas fundamentais, incluindo ritmo, afinação e timbre parecem ser responsáveis pelas respostas semelhantes dos canadenses e dos pigmeus congoleses. Será que esse achado significa que a Ciência pode ajudar a criar a música pop mais envolvente e universal do mundo? Nessa frente, a ciência pode estar a favor de Pharrell Williams e hits seus como “Happy”.
FONTE: SCIENTIFIC AMERICAN
Vou aproveitar o espaço e trazer mais uma vez um vídeo, do pato Donald rs, bem interessante, eu assisti muitas vezes no passado:
https://youtu.be/fN3PEgR9kKI?list=PLHMlTHvcGWZFY3WBu0xV7ny1Ra_O0aVYX
https://www.youtube.com/watch?v=zck6f6hk2XA&list=PLHMlTHvcGWZFY3WBu0xV7ny1Ra_O0aVYX&index=2&pp=iAQB8AUB
https://www.youtube.com/watch?v=NTJXAHBL8Ms&list=PLHMlTHvcGWZFY3WBu0xV7ny1Ra_O0aVYX&index=3&pp=iAQB8AUB
Abaixo, outros artigos que fiz com tema base musical.
- 2 gerações de punks de São Paulo – Documentário “Viva Viva” 2003/2005
- Mini “documentário” – Por que falo sobre Ghost e outras bandas?
- Phantomime – Banda Ghost lança novo EP com covers de clássicos do passado
- I.A simula voz de Kurt do Nirvana e canta o maior hit de Courtney Love
- Banda Ghost – Algumas referências em suas artes
- Banda Ghost – “JESUS ESTÁ CHEGANDO!”
- Momentos no Reino – Tirando som autoral com Fábio – Encontro 2022
- Violeta De Outono – Fabio Golfetti: Rock brasileiro psicodélico e progressivo
- Criolo e Emicida lançam singles que celebram o 80º aniversário de Paulinho da Viola
- Black Star – 3 Músicas com esse nome que definem bem meu gosto
- 10 Músicas de Heavy Metal mais ouvidas no Spotify 2022
- Algumas curiosidades sobre DAVID BOWIE, O EXCÊNTRICO CAMALEÃO DO ROCK
- David Bowie – Figura Excêntrica que me influenciou – Universo Oculto e BLACK STAR
- Raul Seixas – Analisando minha análise da música “MALUCO BELEZA”
- Mastodon – novo vídeo clipe me faz explicar sobre “INFLUÊNCIA SATÂNICA”
- Lei da polaridade e Alquimia Antiga – Hermetismo
Victor também faz um som, tem letras voltada para EDL, com partes de falas do Mestre Bob. Faz apresentações com vestimentas de nossa egregora, ajudando ir adiante nossa imagem e por consequência a escola EDL.
Pra quem não conhece:
Comentei que me apoio na música desde os primeiros conteúdos no meu canal, se você for novo e tiver interesse, tenho 2 artigos com os primeiros vídeos, tudo bem organizados:
- Os 13 primeiros vídeos do meu canal – Os 7 selos e a volta de Cristo
- Os primeiros vídeos do canal Parte 2 – A Realidade acontece de dentro p’ra fora
Os Reinos Eternos São:
Reino Atômico: (Luz em Alpha) – Percepção de Consciência
Mineral: Percepção e aprimoramento de espaço
Reino Vegetal: Percepção e aprimoramento de Tempo
Reino Animal: Percepção e aprimoramento das sensações relativas: Emoções
Humano: Percepção e aprimoramento – Reino da possibilidade Criativa: O Eu Sou
Dévico (Luz em Ômega): Reflexo inicial: Deuses
Esta fragmentação em forma Abstrata é atemporal, o ETHER, a sensação, o Espírito Santo.
Em forma Lógica é temporal, a Justiça, a Coerência, Deus. (Livro Lucifer)
Conclusão: Hermetismo e Alquimia Antiga = Conclusão
Portais:
Luz p’ra nós ☥
Ajudem compartilhando|comentando…
Provando que Atlântida futurista era aqui / Urandir no podcast Paranormal
Diário da Revolução #7 – Entropia, Aprendizado e Alinhamento Profundo
Luz pra nós
Voltarei com o feedback, Roma
💞
Li agora todo o artigo e nunca coloco música. Sincronicamente estava tocando uma música que gosto bastante enquanto lia teu artigo, Roma.
Artigo muito completo, como sempre! Amei!💗🌚
Compartilhando!
Luz pra nós ✨️
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Daora. O antigo desenho da Disney explicando Pitágoras é muito útil. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
O que seria de nós sem a música. Muito bom compreender o 7/12 pela música.
Gratidão
Luz p’ra nós
Gratidão Mestre, muito top! 🙏✨
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós !!!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luzpranos
luz p’ra nós!!
Luz pra nós!
Gratidão pelo post.
Meu vizinho toca piano de forma magistral, um dia quero mostrar a vcs e ao mundo
Luz p’ra nós!✨️
Muito bom !
Luz p´ra nós!