
Imagem/reprodução: acervoTC.
A Federação Brasileiras dos Bancos (Febraban) informou nesta semana que as transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) devem deixar de ser oferecidas pelos bancos na próxima segunda-feira (15), às 22 horas.
Nesse horário, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.
A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente.
Segundo representantes dos bancos, as duas modalidades de transferência caíram em desuso após a implementação do PIX.
Dados divulgados pela Febraban mostram que as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.
Um detalhe curioso é que o DOC ficou bem atrás até mesmo dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, que concentra atualmente 17,6 bilhões em operações.
Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-las.
Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.
Cabe lembrar que Itaú, Banco do Brasil e Santader já descontinuaram as transações via DOC, enquanto que Bradesco e Caixa devem seguir o cronograma da Febraban.
Escola de Lúcifer
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós 🙏⚛️
Luz pra nós. Texto muito informativo.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós! 🍎🇧🇷
Luz pra nós
Grata pela informação
Luz p´ra nós!!
luz p’ra nós!
Tudo se recicla, se transforma
Luz pra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós!