Resumo : O renomado cientista Étienne Klein compartilhou a imagem da linguiça em seu Twitter como se fosse tirada pelo telescópio James Webb. Mais tarde, explicou que se tratava de uma brincadeira, porém a imagem gerou muitas controvérsias no twitter com a credibilidade que grandes autoridades têm ao repassar informações.
Um cientista de renome mundial foi forçado a se desculpar publicamente após compartilhar uma foto impressionante de uma estrela que, na verdade, era apenas um pedaço da linguiça espanhola chouriço.
O físico francês Étienne Klein, diretor do Laboratório de Pesquisa em Ciências dos Materiais da Universidade Paris-Saclay, na França, divulgou no dia 31 de julho o que considerou ser uma impressionante imagem da estrela Proxima Centauri, a que se encontra mais perto da Terra, supostamente tirada pelo telescópio espacial James Webb.
“Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Ela foi levada pelo JWST [telescópio espacial James Webb]. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia”, disse o cientista na publicação feita no Twitter e que recebeu quase 12.000 curtidas.
À primeira vista, a imagem parecia legítima, mostrando as nuances de vermelho profundo e branco na superfície da suposta estrela. Mas, olhando mais de perto, dá para ver que a foto nada mais é que fatia de chouriço contra um fundo preto, mostrando as típicas manchas de gordura.
Cerca de uma hora depois de enviar o famigerado tuíte, Étienne Klein voltou à rede social para dizer que estava brincando. Ele falou aos seguidores que, quando as pessoas estão com fome, podem cair em pegadinhas mentais – e que precisam estar cientes disso.
“De acordo com a cosmologia contemporânea, nenhum objeto pertencente à charcutaria espanhola existe em qualquer lugar além da Terra”, comentou o físico francês no Twitter.
Ainda assim, mesmo após horas da postagem original, ele continuou precisando se explicar, respondendo comentários que pareciam sugerir que havia se enganado. Étienne Klein garantiu aos internautas que a imagem de 31 de julho era só uma “forma de diversão” e que seus seguidores deviam sempre desconfiar dos argumentos das autoridades e da natureza convincente de tais imagens.
Um dos usuários disse que é importante poder confiar nos cientistas, justamente para evitar ser manipulado pelas fake news, e que muitas pessoas podem ter visto o tuíte original, mas não os esclarecimentos posteriores.
Alguns dias depois do “incidente”, o Klein ainda estava se desculpando pela “brincadeira”. Ele mais uma vez enfatizou que ao postar a foto ele tinha apenas a intenção de tornar as pessoas cautelosas sobre imagens espetaculares que não estavam devidamente contextualizadas.
Étienne Klein também compartilhou em seu perfil no Twitter a foto da galáxia Cartwheel, feita pelo James Webb e que se tornou pública recentemente. Desta vez, o físico francês ‘enfatizou’ que se tratava de algo real.
Fontes : TrendsBr, Publico, CmJornal
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
nasa farsa agora vem salames…. ta de brincadeira ein
Ishii rsrs.
luz p’ra nós.
Luz p´ra nós!
12 mil curtidas num pedaço de salame só rindo mesmo.
luz pra nós
É cada uma… rsrs
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!