
Filhote de gato vai parar em topo de árvore de Natal de shopping no Distrito Federal
Um filhote de gato foi parar no topo da árvore de natal de um shopping, em Taguatinga, no Distrito Federal.
Funcionários tentaram resgatá-lo usando um balde. Os clientes acompanharam tudo com atenção.
Em um vídeo gravado no local, é possível ouvir os comentários:
Ai, ele vai cair. Vai cair, moço. Ele tá assustado.
Como ele foi parar aí?
A operação de resgate não deu certo, e a administração do shopping chamou o Corpo de Bombeiros (CBMDF) para tirar o gato de cima da árvore. Os militares recomendaram que o shopping esperasse para que o filhote descesse, naturalmente.
Até o final da tarde do mesmo dia, o gatinho continuava no topo da árvore. Na imagem possível ver o gato branco em cima de um laço de fita.
Filhote de gato vai parar em topo de árvore de Natal de shopping, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Como evitar que os gatos ataquem a árvore de Natal?
O instinto dos felinos faz com que eles destruam enfeites natalinos, mas é possível garantir que a decoração e os pets se mantenham em segurança
A veterinária afirma os pets não diferenciam o que é brincadeira e o que é destruição, pois se beneficiam quando encontram novos objetos interativos à disposição no ambiente em que vivem. Ao se distraírem com os penduricalhos, eles também alimentam a curiosidade natural.
Com a habilidade aguçada de saltar associada ao desejo de ver as coisas caírem, eles sempre vão em busca do item mais novo da residência, diz.
Segundo o veterinário Ricardo Osman, vale tirar a atenção da árvore e oferecer uma ‘presa’ mais interessante para esse caçador nato.
É preciso dedicar tempo aos felinos, puxando cordinhas e varetas com penas para que eles não foquem na decoração natalina.
Como montar uma árvore de Natal antigatos
Não há garantias de que o seu gato não vai se interessar pela árvore de Natal, ou mesmo de que não irá atacá-la quando você não estiver olhando. Por isso, o melhor a fazer é se planejar e escolher os enfeites com cuidado.
O primeiro passo é definir o tamanho da árvore. Pense que se o seu gatinho não resistir e pular sobre ela, fazendo com que caia no chão, é preciso que haja espaço para que outras coisas não sejam derrubadas com essa queda, como objetos em uma estante, livros etc. O ideal é começar com tamanhos menores para dar tempo de o pet se acostumar.
Aliás, uma boa maneira de evitar essas quedas é providenciar um gancho no teto ou na parede para amarrar a árvore, tornando-a mais segura e resistente aos saltos dos gatos.
A escolha da base da árvore também é fundamental: ela deve ser bem forte e o mais pesada possível, justamente para evitar a queda. Não é recomendável árvores naturais, como pinheiros, por exemplo. Além de algumas espécies serem tóxicas para o pet, as folhas e os espinhos afiados podem furar e arranhar o bichinho curioso.
Como escolher os enfeites da árvore de Natal para gatos
As bolas de Natal de vidro ou de acrílico são muito frágeis e podem se quebrar com facilidade, oferecendo alto risco de acidente. Outros itens que se destacam pelo brilho, por terem luzinhas piscantes ou por girarem vão atrair demais a atenção.
Por isso, opte por enfeites que sejam bonitos e simples, como aqueles feitos de feltro, papel, isopor ou tecido, por exemplo. Evite tudo o que gira e balança muito, pois ainda que seja fofo ver o seu gatinho hipnotizado pela decoração, ela pode acabar no chão em poucos segundos depois disso.
É preciso redobrar o cuidado com o pisca-pisca, especialmente porque o pet pode roer o fio e tomar um choque. Assim, enrole o fio no tronco da árvore e esconda com uma fita. Nunca deixe ligado sem que haja algum adulto por perto supervisionando o pet.
Dicas finais para conciliar gatos e árvores de Natal
Decore a árvore um pouquinho a cada dia e dê preferência à metade superior para colocar os enfeites.
Invista em enfeites inquebráveis, como aqueles feitos de isopor, tecido ou plástico. Passe longe das bolas de vidro, acrílico e afins.
Cuidado com pisca-pisca e outros tipos de cordão decorativo: tenha certeza de que estão totalmente fixos à arvore para que o pet não se enrosque e corra o risco de se enforcar.
Não interaja com o gato utilizando os enfeites da árvore como brinquedo, do contrário ele irá continuar brincando mesmo quando já estiverem pendurados.
Neve artificial é altamente tóxica para animais de estimação. Passe longe!
Velas de verdade sempre oferecem risco de incêndio. Todo cuidado é pouco!
Se você gosta de fazer decoração com comida, esse é um bom momento para repensar. Caso seja um alimento próprio para o consumo do gato, ele não vai deixar a árvore em paz. E, se não for, há risco real de intoxicação e envenenamento.
Referências:G1/ CasaVogue/Cobasi
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
kk O gatinho só estava de boas lá kk, é o que a foto mostra. Mas, brincadeiras a parte, ficou muito tempo lá, pareceu mesmo que ele queria ficar lá, mas diante de tanto tempo, ele estaria com fome, se n desceu é pq n estava conseguindo, ou com medo, algo assim. Dicas interessantes de como prevenir uma árvore de natal rs. Luz p’ra nós, Roma s2
ksksks, gatinhos lokos. #Luzpranos
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
rsrsrsrsr s2s2s2s2s2
gratidão s2
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz p`ra nós
Luz p’ra nós!👍
Luz p’ra nós!
Poxa realmente tem q pensar em td isso, até pra n se machucarem, ou pior.
Lpn!
Luz p’ra nós!
Valeu pelas dicas. Natal ta chegando haha
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅