
‘Golpe da chamada de vídeo’ – Antes prevenir do que remediar
Vítima atende e tem o rosto ‘printado’ pelo golpista, que mostra suas partes íntimas. Ela é ameaçada da divulgação da imagem
RESUMINDO A NOTÍCIA
- O golpe da chamada de vídeo é feito em segundos, e vítimas são chantageadas.
- Pessoas que atendem a ligação têm o rosto capturado ao lado de imagens íntimas dos golpistas.
- Criminosos ameaçam divulgar a foto na internet caso o valor exigido não seja pago.
- Para não cair no golpe, não aceite chamadas de vídeo de números desconhecidos.
Ao vivo no #FalaBrasil: criminosos chantageiam vítimas com fotos íntimas
➡ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/s97dShr2UH pic.twitter.com/OldSofJHpj
— Fala Brasil (@falabrasil) March 21, 2023
Como se já não bastasse os golpes do amor, da fruta, do Pix e vários outros, o “golpe da chamada de vídeo” é mais um que entra para a lista de alerta dos brasileiros. Com apenas uma ligação, criminosos conseguem chantegear vítmas e extorquir dinheiro.
Essa nova modalidade de crime é feita em segundos. Tudo de que o golpista precisa é que a vítima atenda a ligação para iniciar a chantagem e pedir altas quantias em dinheiro. A pessoa já aguarda do outro lado da tela e mostra as partes íntimas.
REPRODUÇÃO/ RECORD TV
Assim que o rosto da pessoa aparece na tela, ao lado das imagens íntimas, o golpista tira um print e captura o momento. Após o fim da ligação, o criminoso ameaça divulgar a foto na internet caso a vítima se negue a pagar a quantia exigida.
A estudante de direito Luana Pinheiro Monteiro chegou a receber mensagens de um golpista com fotos do órgão genital. O homem tentou fazer ligações por vídeo durante semanas, mas a jovem não atendeu a chamada e bloqueou o contato.
REPRODUÇÃO/ RECORD TV
“Eu fiquei preocupada. Por mais que você não esteja fazendo nada, no momento em que você atender a ligação ele vai usar a sua imagem como uma forma de provar que você estava participando do ato”,
contou.
O advogado especialista em crimes cibernéticos Luiz Augusto D’Urso contou que os valores exigidos pelos golpistas podem mudar, a depender de quem for a vítima.
“No início, pede-se R$ 1.000 ou R$ 2.000, varia quando se trata de alguém famoso ou conhecido. Quando a pessoa cede à extorção, essa situação só se agrava”,
explicou.
Para evitar esse tipo de golpe, segundo o especialista, a regra é clara: não atender a chamadas de vídeo de números desconhecidos. Outra opção é cobrir a câmera do celular, para que o rosto não apareça durante a ligação.
Vi um vídeo falando sobre isso no TikTok mas não dei muita bola, vou ficar atenta agora! Gratidão pelo post! Luz p’ra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós! 🙏🏻
luz p’ra nós
Valeu pelo alerta ⚠️ .Luz p’ra nós!
Que perigo. #luzpranos
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós!
Alerta importante! Já recebi muitas dessas ligações. Atender, jamais….
#luzpranos
Gratidão pela informação,temos que ficar atentos a todo momento!!!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós