∆
Às gôndolas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino.
Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais. Nas mulheres os hormônios produzidos são principalmente o estrogênio e a progesterona e nos homens a testosterona. Existem doenças que podem acarretar disfunções sexuais em crianças, adolescentes e adultos e a causa pode estar localizada nas próprias gônadas ou em outras glândulas que afetam diretamente o funcionamento das mesmas. Alguns exemplos são a menopausa, hipogonadismo masculino, síndrome dos ovários policisticos, ginecomastia (aumento de mamas em homens), puberdade precoce ou atrasada, dentre outras.
Em biologia, chamam-se gónadas (português europeu) ou gônadas (português brasileiro) os órgãos onde os organismos multicelulares (ou metazoários) produzem as células sexuais (Gametas) necessárias para a sua reprodução.
Desenvolvimento embrionário das gónadas
O desenvolvimento das gónadas faz parte da determinação cromossómica do sexo, ou seja, vem a partir de uma carga genética, transmitida de geração em geração. Nos mamíferos, em geral, usa-se o sistema XY como determinação. Ambos os sexos iniciam-se com uma gónada bipotente, ou seja, indiferenciada. Isso é uma situação bem peculiar, visto que, em geral, os órgãos têm apenas um destino possível, mesmo em um estado primário.
A gónada rudimentar aparece próxima aos rins rudimentares no início do desenvolvimento (na quarta semanas em humanos) e permanecem assim por um longo período (até a sétima semana em humanos). O desenvolvimento ocorre a partir do mesoderma intermediário, havendo proliferação de células na chamada crista genital, que dará origem à parte somática das gônadas, cercando as células germinativas, que migrarão até essa região.
A gónada bipotente, então, precisa se diferenciar, a partir do genótipo do indivíduo. Não são as hormonas que influenciam a diferenciação das gónadas, mas sim o componente genético.
A gónada já diferenciada irá então, produzir hormonas que auxiliarão o funcionamento correto do órgão. A diferenciação ocorre em alguns sistemas de canais pares: o de Wolffian, no sentido masculino e o de Müller, no sentido feminino.
Hormonas sexuais
As gônadas são também glândulas endócrinas: os hormonas secretados são geralmente anabólicos, isto significa que promovem o anabolismo, a fase construtiva do metabolismo.
Testosterona
Os testículos secretam andrógenos, dos quais a testosterona é a mais importante. Ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas e pela espermatogénese. Ela é também essencial para o crescimento, desenvolvimento normal e maturação do sistema esquelético masculino.
Os efeitos andrógenos da testosterona são responsáveis, em parte, pela retenção da proteína muscular e hipertrofia muscular observados durante o treinamento de força.
A testosterona administrada para aumentar a massa muscular esquelética não aumenta o tecido conjuntivo e, por desequilíbrio mecânico, podem ocorrer lesões. Além disso, por feedback negativo pode causar o bloqueio da produção de espermatozóides (a longo prazo) produzindo esterilidade e alteração das características sexuais secundárias: perda de pelos, alteração da voz, aumento das glândulas mamárias.
Estrógeno e progesterona
Os ovários secretam dois tipos de hormônios: estrógeno e progesterona. O estrógeno promove desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas, a fase proliferativa do ciclo menstrual, ovogênese e ovulação e muitas mudanças durante a gravidez. A progesterona promove a fase secrecional (lútea) do ciclo menstrual, preparação do útero para gravidez e preparação das mamas para lactação.
O treinamento intenso, pode diminuir muito a porcentagem de gordura diminuindo a produção de esteróides (estrógeno e progesterona) não ocorrendo o espessamento do endométrio (parede interna do útero) e a menstruação (amenorréia atlética). Também pode ocorrer a esterilidade temporária.
Fonte: Wikipedia / ceciliafeder
Gostou desse artigo?
Deixe seu comentário!
Fortaleça compartilhando e interagindo no site!
Veja também
Alexandre O Grande: O maior discurso da história (Dub: Bob Navarro)
MEDIUNIDADE – Por que as igrejas abominam? CONEXÃO Anunnaki e os 144 mil
Entenda e resolva a Depressão, Síndrome do Pânico, insônia e fobias
Portais
cristolucifer.com.br
escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz pra nós
Luz p’ra nós 🍎.
Gratidão pelo post
Grato tmbm irmão 🙏🏻.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🍎.
#LuzPraNos
Luz p’ra nós 🍎.
Gratidão pela matéria.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏽⚛️