Infelizmente, nem todos têm acesso a produtos orgânicos e uma maneira de mudar isso é por meio de hortas comunitárias, em que é possível plantar e colher a própria comida – uma atividade que também ajuda a promover o bem-estar.
E é justamente isso que está acontecendo na Zona Sul de São Paulo, na região do Jardim Aracati onde a população conta com uma horta gerenciada pela UBS do bairro, em parceria com o Instituto CEJAM e com apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da prefeitura.
De forma colaborativa, moradores da região e pacientes da UBS auxiliam com o plantio, cuidado e cultivo de diferentes alimentos. Assim, a população tem acesso a hortaliças, temperos e legumes, que podem complementar suas alimentações, com comida nutritiva e livre de agrotóxicos.
“Toda quinta-feira, realizamos atividades na horta com os usuários. No final das atividades, colhemos o que está disponível e dividimos entre todos do grupo. Já os moradores ao redor também fazem a colheita conforme as suas necessidades”, explica Bruno Saito, gestor ambiental do PAVS.
No ambiente, são priorizados o uso de materiais sustentáveis e de biofertilizantes caseiros, substituindo, dessa forma, os agrotóxicos, além de um cultivo rotativo que visa uma maior produção para a população.
Localizada na Avenida M’Boi Guaçu & Tv. Sebastiao, a horta tem sido uma das maneiras de fomentar qualidade de vida, alimentação saudável e promoção de sistemas agrícolas sustentáveis no bairro. O engajamento da comunidade na produção de alimentos orgânicos além de fortalecer os laços sociais, também contribui para a construção de uma consciência ambiental mais ampla.
“O Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxico no mundo. Alguns estudos correlacionam o alto consumo de alimentos com agrotóxicos com diversas doenças, como câncer, neurotoxicidade, alergias e desequilíbrio intestinal”, afirma Ana Carolina Leite de Morais, nutricionista da UBS Jardim Aracati, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Contudo, aos poucos, os brasileiros vivenciam a quebra de paradigma em relação à produção e consumo de alimentos para a população. De acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, realizada pela Organis, 360 em cada mil brasileiros declaram ser consumidores de produtos orgânicos, evidenciando um crescimento de 16% no consumo entre 2021 e 2023. Esse aumento demonstra uma mudança progressiva nos hábitos alimentares, indicando maior conscientização sobre a importância de escolhas saudáveis e sustentáveis na hora de montar o prato.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Luz p’ra nós 🙏🏻
luz pra nos!
#luzpranos
Muito bom! Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Legal. Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós! 🍎🇧🇷
Luz pra nós
Lindo de se ver…
Luz p’ra nós!
Legal.
Luz p’ra nós!
Muito bom! 🙏
Luz p’ra nós!!