‘Mais uma lei racista’: reações como Israel mata o árabe como língua oficial
A lei do “Estado nação” dá aos judeus direitos exclusivos sobre os árabes que compõem o quinto da população da Palestina.
O membro do Knesset, Oren Hazan, tira uma selfie com Benjamin Netanyahu, no centro, depois da sessão que aprovou o controverso projeto de lei em Jerusalém. Foto: Olivier Fitoussi / AP
A aprovação de uma lei em Israel que concede direitos exclusivos ao povo judeu e remove o árabe como língua oficial repercutiu na minoria árabe do país, que condenou a legislação como sendo descaradamente racista.
“É mais uma lei, mais uma lei racista”, disse Najib Hadad, 56 anos, em Nazaré, a maior cidade do norte do país cujos habitantes são predominantemente árabes.
“Chegamos ao ponto em que apenas queremos trabalhar; viver. Em Israel, temos boas vidas, trabalhamos e somos livres para falar. Nós temos nosso pessoal no Knesset [parlamento] ”, disse ele. Mas ele acrescentou: “Esta lei é uma lei racista”.
Há cerca de 1,8 milhão de árabes em Israel, representando cerca de um quinto da população do estado. Eles são principalmente palestinos e seus descendentes que permaneceram no local após a guerra de 1948 entre árabes e judeus. Centenas de milhares de outras pessoas foram deslocadas ou fugiram.
Suhad Banna, uma professora de inglês que também é de Nazaré, mas vive na cidade mediterrânea de Tel Aviv, disse que a legislação a fez se sentir uma “cidadã de classe B”.
“O irônico é que Israel está se chamando de um estado democrático”, disse ela. “Eu não tenho ideia de como é um estado democrático depois dessa lei. De que estado democrático eles estão falando?
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu garantir os direitos civis, mas diz que “a maioria decide”.
Muitos árabes israelenses se queixam de preconceito em seu acesso a serviços e educação, mesmo quando a discriminação racial é ilegal. O projeto de lei do “Estado-nação” foi modificado esta semana depois que uma versão anterior apareceu para legalizar as comunidades racialmente segregadas. No entanto, outra cláusula contenciosa diz que “o estado vê o desenvolvimento do assentamento judaico como um valor nacional e atuará para encorajar e promover seu estabelecimento e consolidação”.
Banna diz que os árabes em Israel não são “cidadãos plenos com direitos iguais”.
“Eu não tenho nenhum problema com o judaísmo; Meu problema é com o sionismo ”, disse ela. “Estou morando em Tel Aviv com dois colegas de quarto: um deles é judeu e o outro é cristão, e eu sou muçulmano. Estamos falando disso o tempo todo ”.
Do bairro de Shuafat, em Jerusalém, uma área murada que se expandiu como um campo de refugiados palestinos e é hoje um dos bairros mais carentes da cidade, Mahmoud Ali disse que os árabes perderam “o que resta de nossos direitos”.
“Receio que com esta lei o israelense tenha uma desculpa para nos expulsar de nossa terra”, disse o cineasta de 50 anos. “Bem-vindo à idade das trevas.
“Eles podem fazer o que quiserem e ninguém pode detê-los. Imagine se a Jordânia aprovasse uma lei que tornasse um estado islâmico? O mundo inteiro viraria de cabeça para baixo.
Samah Salaime, 43 anos, que vive entre Jerusalém e Tel Aviv, disse que todos na minoria já se sentiram como cidadãos de segunda classe “mas agora é oficial”.
“Eu vinha de uma família de refugiados, o resto da minha família foi deportada para a Síria em 1948, e agora eles estão na Alemanha e na Suécia”, disse ela. “Eles estão dizendo que podemos ficar sob o guarda-chuva do Estado judeu com direitos econômicos, mas sem idioma e sem nação, ou mesmo cultura”.
Fonte: The Guardian
Seguem as profecias se cumprindo, provando que a simetria divina não falha!
Luz pra nós 🙏
#luzpranos
Eles são muito contraditórios falando que “a maioria decide”. Se houvesse uma democracia de verdade eles sofreriam, isso sim, por corromper todas as nações.
Luz pra nós 🙏
Hipócritas! posam de democratas no teatro e na mídia, quando na verdade são os mais racistas de todos! Se dizem combater o tão falado discurso de ódio mas tão esmagando os árabes e não sentem nada
Luz pra nós
Hipócritas raça de viboras!
Eles nen imaginam a avalanche q esta vindo contra eles!
Luz pra nós
Luz pra nós!
Luz pra nós
Tempos proféticos… Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Que terrível!! Luz p’ra nós…
Luz pra nós 🙏🤩
Deus sempre usa nossos erros como adubo! Confio Nele! <3
Luz pra nós ☺️🤩
#LuzPraNos
Luz pra nós
#lpn
Luz p´ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós!
As escrituras se fazendo realidade, tudo nos planos de Deus.
Luz pra nós 🙏😍
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p´ra nós!
luz pra nós!
Luz p´ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós ✨
Luz p´ra nós!
Josimar disse tudo.
Luz p’ra nós 🙏
Luz p´ra nós!
Salve
Luz p´ra nós!
Luz pra nós
Luz p´ra nós!
.Gratidão. .Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Doidera
Luz p´ra nós.
Luz p´ra nós!
Depois ainda falam que é teoria da conspiração… olha o poder de Israel! Que possam acordar e valorizar a Deus!
Esse jogo está cada
Vez mais às
Claras
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!1
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!2
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!3
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!4
Luz p’ra nós!5
Luz p’ra nós!6
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!7
Luz p’ra nós!8
Luz p’ra nós!9
Luz p’ra nós!10
Luz p’ra nós!11
Luz p’ra nós
Hum um… ainda bem que temos Deus e a internet para nos mostrar a verdade. Luz p´ra nós!
Lpn!
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!