O Exército israelense disse que capturou um agente sênior do Hezbollah em um ataque de forças especiais anfíbias no norte do Líbano.
Integrantes da força de elite Shayetet 13 capturaram o suposto agente do grupo libanês após desembarcar na costa de Batroun, uma cidade no norte do Líbano, e o levaram de volta ao território israelense, disse um oficial militar israelense à CNN.
A fonte acrescentou que o agente capturado agora estava sendo investigado pela Unidade 504, da inteligência das Forças de Defesa de Israel (FDI).
O Shayetet 13, que opera na base naval de Atlit, na costa norte do Mediterrâneo de Israel, às vezes é comparado aos Navy SEALS dos EUA, uma das forças especiais mais conceituadas do planeta.
O Exército israelense descreveu anteriormente o papel do Shayetet 13 para a CNN como a realização de “atividades de sabotagem estratégica nas linhas inimigas, incluindo danos a estruturas vitais durante a guerra e aos portos marítimos do inimigo”.
A Agência Nacional de Notícias (NNA) estatal do Líbano informou neste sábado (02/11) que testemunhas viram “uma força militar não identificada realizando uma operação de desembarque na praia de Batroun” ao amanhecer do dia anterior.
As tropas “se moveram com todas as suas armas e equipamentos para um chalé perto da praia, onde sequestraram o cidadão Imad Amhaz e o levaram para a praia, e depois] saíram em lanchas para o mar aberto”, disse a NNA.
O governo libanês destacou que seus serviços de segurança estavam investigando “um incidente que ocorreu na área de Batroun”, ao amanhecer de sexta-feira.
O Hezbollah divulgou uma declaração referindo-se a um incidente de “agressão sionista na área de Batroun”, mas não forneceu mais detalhes. A CNN entrou em contato com o grupo libanês e aguarda retorno.
O oficial militar israelense disse à CNN que as forças do país “continuarão agindo onde for necessário para proteger o estado de Israel e seus cidadãos”.
O ataque acontece um pouco mais de um mês depois que o Hezbollah disse que tinha como alvo uma base naval na costa norte do Mediterrâneo de Israel que abriga uma unidade de comando naval israelense de elite — acredita-se que seja uma referência ao Shayetet 13.
O Hezbollah alega que o ataque ocorreu em 23 de setembro. Questionado na época sobre o comentário, as FDI pontuaram que “nenhum ferimento foi relatado” — mas não confirmou que a base naval tinha sido o alvo.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
A situação na região é bastante complexa e tensa.
Está tenso esse conflito no Oriente Médio. Tudo leva a crer que a participação do Líbano vai ser somada com outros paises vizinhos a Palestina. Afinal essa história é repetida lá do primeiro conflito no fim de segunda guerra Mundial. Eles sabem a ameaça que o Estado de Israel representa com suas invasões arbitrárias. LPN 🙏
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥🙌🏾
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!