Criador da web se surpreendeu com o rumo tomado e espera que as coisas melhorem

Em 1989, enquanto trabalhava no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), na Suíça, o cientista da computação Tim Berners-Lee teve a ideia de criar um sistema de gerenciamento de informações para permitir que seus colegas compartilhassem facilmente dados entre si.

Ele ainda não sabia, mas acabara de criar os primeiros passos da internet. Em 1991, a World Wide Web estava instalada e funcionando e, em 1993, Tim Berners-Lee conseguiu convencer o CERN a liberar o código-fonte da WWW em domínio público, para permitir que todos se beneficiassem dele. O resto é história.

“Eu nunca poderia ter previsto o que seria”

35 anos depois, Tim Berners-Lee concedeu uma entrevista à mídia americana CNBC para comemorar o aniversário de sua criação. O cientista da computação é categórico: “Quando tudo começou, eu nunca poderia prever como seria, com todas essas mudanças”, explicou o criador da Rede Mundial de Computadores, também conhecido como “pai da web”.

(Imagem: Dall-E)

I

ncomodado com a evolução da sua criação, Tim Berners-Lee acredita que certos desenvolvimentos não foram na direção certa. Ele acredita que os feeds das redes sociais, combinados com algoritmos de inteligência artificial, contribuíram para alimentar “sentimentos de raiva, aborrecimento e ódio” nas pessoas . Ele também acredita que a facilidade de produzir conteúdo de todos os tipos e de diversas maneiras levou à perda de controle sobre a propriedade dos dados de pessoas e empresas.

Previsões otimistas do criador da Web

No entanto, para Tim Berners-Lee, a internet não está fadada ao fracasso. Ele até se atreve a fazer algumas previsões bastante otimistas para o seu futuro. Em primeiro lugar, o criador da Web acredita que todos terão o seu assistente pessoal em forma de inteligência artificial , e que a IA transformará profundamente a forma como utilizamos a Web:

Então, Tim Berners-Lee acredita que, no futuro, todos recuperarão o controle dos seus dados , que serão armazenados em um espaço digital independente do GAFAM. Esse também é um assunto no qual o cientista da computação está trabalhando por meio de sua própria startup, a Inrupt.

Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web (Imagem: Brad Barket/Stringer/Getty Images)

Por fim, ele também acredita que é provável que uma grande empresa de tecnologia seja desmembrada no futuro. Isto pode ocorrer em diversas situações, por exemplo, através de sanções financeiras excessivas pelo incumprimento de determinados regulamentos. A CNBC destaca ainda que a Comissão Europeia tem o poder de exigir o desmantelamento de empresas em “casos extremos”. No entanto, especialista dizem que é improvável que isso aconteça, segundo o JeuxVideo.

O que é certo é que para Tim Berners-Lee a internet está apenas começando. A sua evolução é fora do esperado e nem ele consegue prever se irá na direção certa – apenas o futuro poderá dizer. Enquanto espera para conhecê-lo, o “pai da web” espera trabalhar na direção certa por muito tempo.