O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ser contra o aborto nesta 5ª feira (7.abr.2022) e explicou que sua fala anterior se referia aos casos que já existem e merecem ser tratados como uma questão de saúde pública.
O posicionamento é um feedback às críticas sobre um discurso do assunto na 3ª feira (5.abr), durante um evento na Fundação Perseu Abramo ele disse:
Mulheres pobres morrem tentando fazer aborto, porque o aborto é proibido, é ilegal […]. Enquanto a madame pode ir fazer um aborto em Paris, escolher ir para Berlim. Na verdade, deveria ser transformado em uma questão de saúde pública e todo mundo ter direito, e não vergonha.
A repercussão negativa causou desalinhamento do ex-presidente para com grupos religiosos e grande parte do coletivo. Ontem (7) Lula se retratou e explicou:
A única coisa que eu deixei de dizer na fala que eu fiz é que eu sou contra o aborto. Tenho 5 filhos, 8 netos e uma bisneta. Sou contra o aborto. O que eu disse é que é preciso transformar essa questão do aborto em uma questão de saúde pública. Qual é o crime? Mesmo eu sendo contra o aborto, ele existe.
Não sei qual é o mau-entendimento que as pessoas têm disso. É apenas uma questão de bom senso. Por mais que a lei proíba, por mais que a religião não goste, ele existe. E muitas mulheres são vítimas disso no Ceará, Pernambuco, São Paulo. Então, na medida em que a pessoa esteja no processo de aborto, ela tem que receber do Estado, com muita dignidade, um atendimento.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!!!
“…todo mundo ter direito e não vergonha.” Não dá pra passar pano. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
#LuzPraNos
Tem coerência o que ele diz. Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏
Luz pra nós!
Luz p’ra nós.
Que legal.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Lpn!
Luz p´ra nós
Luz p´ra Nós !
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!