Ex-presidente e atual chefe do Executivo foram os dois mais bem votados neste domingo (2); segundo turno entre dois nomes que já comandaram o país está previsto para 30 de outubro. Resultado das urnas confirma a polarização da disputa eleitoral. No momento em que o TSE confirmou que haverá 2º turno, com 96,93% das urnas apuradas, Lula tinha 47,85% dos votos válidos, e Bolsonaro tinha 43,7%.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) foram os dois candidatos mais bem votados neste domingo (2) e disputarão o segundo turno da eleição para presidente da República no próximo dia 30.
Pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização.
A confirmação de que haverá segundo turno foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 21h25, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, Lula tinha 47,85% dos votos válidos, e Bolsonaro 43,7% .
Para que a disputa tivesse se encerrado neste domingo, o primeiro colocado precisaria ter obtido 50% dos votos válidos mais um, o que não ocorreu.
O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais: uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.
A eleição, diferente do que mostravam algumas pesquisas, mostrou vitórias inesperadas em alguns estados. Ao todo Lula ganhou em 14 estados, enquanto Bolsonaro ganhou em 12 estados e no Distrito Federal, de acordo com dados do TSE com 99,9% das urnas apuradas na noite de domingo (02).
O petista venceu em todos os estados do Nordeste. Já Bolsonaro teve seu melhor desempenho no Centro-Oeste e no Sul, onde teve a maior parte dos votos em todos os estados das duas regiões e no Distrito Federal.
As pesquisas eleitorais se mostraram fracas: erraram entre 6 a 11 pontos do canditato à reeleição Jair Bolsonaro, muito acima da margem de erro.
O resultado final é: Lula 48,43% e Bolsonaro 43,20%.
Campanhas retornam na segunda (3)
De acordo com o calendário do TSE, os candidatos podem voltar a fazer campanha às 17h da segunda-feira (3), 24h após o encerramento da votação do primeiro turno. As campanhas podem pedir voto até o dia 28.
No próximo dia 7, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV também retornará à programação e ficará no ar até o dia 28.
Baseado em matérias da CNN, g1 e Band
Veja também:
https://www.youtube.com/watch?v=24tWeQx98pM
Alexandre O Grande: O maior discurso da história (Dub: Bob Navarro)
Portais:
VAMOS AJUDAR NO MERCH – Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gostaria de um posicionamento do bob nesse momento tão difícil! Luz pra nós
Saiu no YouTube, canal Bob Navarro corre lá!
Luz p’ra nós 🙏✨
Até que estava Bem tranquilo aqui em POA.Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#Luzpranos
Luz pra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Eleição histórica!
Luz p´ra nós!
Lula ganhou por muito pouco
Eu fui, eu tava kkkk