O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou na quinta-feira (18) que “chegou a hora de a comunidade internacional finalmente receber o Estado da Palestina plenamente soberano e independente”. Em reunião do Conselho de Segurança da ONU, ele cobrou o estabelecimento de um cessar-fogo em Gaza e, citando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que “não há mais desculpas para impedir o Estado da Palestina de se juntar à ONU como membro pleno”.
O Brasil reafirmou seu “apoio inabalável” à Palestina em sua luta por reconhecimento internacional. Nesse sentido, o chanceler Mauro Vieira reafirmou a postura brasileira pela “solução de dois Estados” como caminho para a construção da paz entre israelenses e palestinos.
Atualmente, os palestinos possuem status de “observador”, sem direito à voto na ONU. Mauro Vieira citou que, assim como o Brasil, 139 países já reconhecem a Palestina como Estado. Além disso, a nação palestina já atua como membro pleno em diversas organizações, como a Unicef e a Liga dos Estados Árabes, por exemplo.
No discurso, Vieira ressaltou que a comunidade internacional deve confrontar a escalada da violência em Gaza. E também deve combater a catástrofe humanitária que assola a região. Disse que, durante o final de semana, quando o Irã contra-atacou Israel, o mundo testemunhava “com inquietação” a possibilidade “concreta” do alastramento do conflito no Oriente Médio. Nesse sentido, afirmou que uma guerra regional generalizada e catastrófica “não interessa a ninguém”.
Gratidão pelo post
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós.
Luz para o reino 🕯️
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Grata pela informação