Molécula fotossensível
Pesquisadores sintetizaram uma substância que sofre transformações químicas reversíveis quando iluminada com luz visível ou ultravioleta, gerando efeitos em escala macroscópica.
A substância é composta por uma molécula especial que é chaveável, ou seja, ela muda de estrutura quando é iluminada – é um espiropirano fotossensível.
Essas moléculas podem então ser aplicadas sobre a superfície de materiais monoatômicos, como o grafeno, a molibdenita e outros materiais bidimensionais, gerando assim uma superrede macroscópica híbrida com precisão atômica.
As superredes são estruturas formadas por diferentes elementos químicos, diferentemente da rede atômica de um cristal, que é formada por um único elemento – um diamante de ouro, por exemplo. Esses materiais fotônicos têm sido apontados como viabilizadores de uma nova era na eletrônica, baseada nos semicondutores mais finos que é possível fabricar.
Eletrônica supramolecular
Quando iluminada, toda a estrutura supramolecular sofre um rearranjo estrutural coletivo, que pode ser visualizado diretamente com resolução sub-nanométrica por microscopia de varredura.
Mais importante, essa reorganização induzida pela luz em nível molecular induz grandes mudanças nas propriedades elétricas macroscópicas dos componentes.
As moléculas, juntamente com as camadas de grafeno ou outros materiais similares, podem então converter eventos no nível de moléculas individuais em uma ação de chaveamento espacialmente homogênea que gera uma resposta elétrica macroscópica.
A equipe garante que sua técnica inovadora e versátil traz a chamada eletrônica supramolecular para mais próximo da viabilização prática.
“Graças a essa nova abordagem, podemos explorar a capacidade de eventos de comutação coletiva que ocorrem em superredes de moléculas fotocrômicas montadas sobre grafeno ou materiais relacionados para induzir uma modulação reversível em grande escala nas propriedades elétricas de componentes optoeletrônicos de alto desempenho. Esta tecnologia pode encontrar aplicações na próxima geração de eletrônicos inteligentes e portáteis, com propriedades programáveis,” disse o professor Paolo Samorì, da Universidade de Estrasburgo, na França.
Muito legal. Sempre gostei de tecnologia e programação
Que esplendoroso esse tipo de tecnologia, me lembrou dos bio computadores!!
Pra variar a molecula do grafeno é hexagonal … E incrivel como nos surpreendemos com essas tecnologias pois as possibilidades que vão aparecendo nos mostra que a linearidade da tecnologia que nos acostumamos a idealizar e apenas uma , nas possibilidades reais .
Nda escapa ao “olhar” do mestre hahahah
Aos poucos estamos conseguindo interagir com a base do holograma!
Luz pra nós 🙏
Cada vez mais as descobertas vem à tona.
U A L! Realmente o futuro chegou!!
Luz pra nós 🙏
mas que daora! , jaja chegamos em tempos que maquinas super avançadas e ate teletransporte se tornam muito acessiveis
Luz pra nós 🙏
lendo este post lembro do tony stark com sua reluzente e nanotecnológica armadura! Seria chocante se não fosse realidade possível de ser plasmada em um futuro breve. Luz pra nós!
É sempre assim, começa como ficção termina como inovação 😄
Apesar dos pesares até que Hollywood serviu pra alguma coisa kk
Tecnologias que antes habitavam somente o mundo da imaginação estão aí despontando. Muito bom!
Logo vamos poder criar qualquer coisa com imaginação, só estudar bastante para viabilizar isso.
Só tenho a agradecer pelos posts como esse, são a ponte pro futuro e daqui passaremos para “o outro lado” como deuses da tecnologia. #VamosláPTAH!
Muito interessante, Luz pra niós!
Luz pra nós 🙏
Luz P’ra Nós
Luz pra nós 🙏
#LuzPraNos
Luz pra nós 🙏🙏
Luz p´ra nós
Luz pra nós 🙏🙏
Luz pra nós
Luz pra nós 🙏
Gratidão pelo post
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós ✨
Luz pra nós
Luz pra nós
Luz p’ra nós!