Combatentes da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP) caminham num túnel no sul da Faixa de Gaza durante um treinamento, em 19 de maio de 2023. (Rahim Khatib/NurPhoto/Getty Images)
Segundo as Forças de Defesa da Israel, principal alvo da incursão terrestre em Gaza serão os extensos labirintos de túneis construídos pelos terroristas
O exército de Israel ordenou aos moradores da Cidade de Gaza, no norte do território ocupado por palestino, a abandonarem suas casas e fugirem para o sul da Faixa de Gaza em até 24 horas, um sinal de que os militares israelenses pode iniciar uma invasão terrestre a qualquer momento. Nesta quinta-feira 12, o Estado judeu revelou que seu principal objetivo na operação será destruir os extensos labirintos de túneis subterrâneos construídos pelo Hamas.
“Pense na Faixa de Gaza como uma camada para os civis e depois outra camada para o Hamas. Estamos tentando chegar a essa segunda camada que o Hamas construiu”, disse Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa da Israel (FDI), por meio de um vídeo divulgado na plataforma X, antigo Twitter.
“Estes não são bunkers para civis de Gaza. São apenas para o Hamas e outros terroristas, para que possam continuar a disparar foguetes contra Israel, a planejar operações, a lançar terroristas contra Israel”, acrescentou o militar.
Os corredores construídos pela facção palestina não são fáceis de identificar. A maioria se protege sob escolas, templos religiosos, casas e edifícios residenciais na cidade em guerra.
Os últimos dados disponíveis sobre a possível extensão da estrutura subterrânea são de 2021, quando Israel disse ter destruído 100 quilômetros de túneis em ataques aéreos. Na ocasião, o Hamas afirmou que os estragos representavam apenas 5% de um total de 500 quilômetros de comprimento em escavações.
Caso a afirmação seja real, a rede seria maior que a malha metroviária de Londres, que tem 400 quilômetros de extensão, e teria cinco vezes o tamanho da rede metroviária da cidade de São Paulo. Isso enquanto a Faixa de Gaza tem apenas 41 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura.
teriam usado materiais de construção que deveriam ser destinados a reerguer casas destruídas em outros conflitos.
No ataque do último sábado, no qual os terroristas do Hamas mataram ao menos 1.300 israelenses, a maioria deles civis, e fez mais 150 de reféns, o grupo pode ter usado um túnel na fronteira não identificado pela inteligência israelense, que no final de 2021 instalou sofisticados sensores de detecção de redes subterrâneas.
Escola de Lúcifer
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós! ♀
Veja também:
A extensão da rede de túneis do Hamas é interessante. Espero que a infraestrutura civil de Gaza resista.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Interessante!
Que interessante! Luz pra nós
#luzpranos
Força aos palestinos 🙏🙌
Luz p’ra nós!
Israel mete o louco demais, ataca os palestinos a mais de 70 anos agora eles de “bonzinho” avisaram aos civis palestinos para saírem de suas casas kkkk ah me poupe, como se não tivesse um interesse maior por trás -.-
Luz p’ra nós!