
Um estudo conduzido por cientistas na Inglaterra descobriu que um tipo de peixe de recife no Caribe se esconde atrás de outros para caçar.
É a primeira evidência de um predador que adota esse comportamento para atacar suas presas.
Os peixes-trombeta (Aulostomus maculatus) são peixes predadores abundantes nos recifes de coral do Caribe.
Eles atacam pequenos peixes de recife e adotam várias estratégias de caça diferentes, incluindo flutuar de cabeça para baixo à espera de suas presas.
Os mergulhadores relatam regularmente ver o peixe-trombeta nadando próximo a um peixe maior, tipicamente menos ameaçador, como um peixe-papagaio ou cirurgião-patela, em uma prática conhecida como “sombreamento”.
A suposição, portanto, era que esse comportamento permitia que o peixe-trombeta se aproximasse de suas presas sem ser visto, mas essa hipótese nunca havia sido testada — até agora.
Enquanto mergulhava nos recifes de corais da ilha caribenha holandesa de Curaçao, a equipe de pesquisadores liderada por Sam Matchette, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, montou uma estrutura com uma série de protótipos de peixes-trombeta e peixes-papagaio impressos em 3D ao longo de uma linha de náilon na água.
O donzela-bicolor, um pequeno peixe tropical, reage a predadores em potencial observando aqueles que se aproximam e fugindo em direção ao seu abrigo ao menor sinal de ameaça.
A equipe de cientistas, então, filmou e analisou suas reações a cada protótipo, para ver se os donzelas-bicolores poderiam detectar um peixe-trombeta escondido.
Eles constataram que, ao observar um protótipo de peixe-trombeta sozinho em movimento, o donzela-bicolor nadava para inspecioná-lo e imediatamente voltava para a segurança de seu abrigo.
Já ante a um protótipo de um peixe-papagaio-caribenho ou odião-comum (Sparisoma viride), não fugia.
E, quando a equipe de cientistas posicionou um protótipo do peixe-trombeta ao lado do de um modelo de peixe-papagaio (para replicar o comportamento de sombreamento do peixe-trombeta verdadeiro), o donzela-bicolor reagiu quase da mesma forma que quando observou um modelo de peixe-papagaio movimentando-se sozinho: não detectou o peixe-trombeta escondido.
Veja também:
Personalidades Animais – Geometria Sagrada
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Bem engraçado esse peixe!
#luzpranos
Os animais possuem inteligência, intuição. Luz p´ra nós!
A natureza se adapta.
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !!
Luzpranos
Gratidão. LPN!
Brabo e estrategista.
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós
Bichinho esperto
É impressionante a inteligência dos animais!
Gratidão pelo post! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!