Suíça abandona neutralidade e adota sanções contra a Rússia
Suíça tomou decisão histórica com relação à guerra na Ucrânia.
”’https://www.youtube.com/watch?v=fmKjPWvVcdo”
O governo da Suíça afirmou nesta segunda-feira, 28, que irá adotar as sanções econômicas impostas pela União Europeia ao governo russo. A medida é uma resposta aos ataques do exército de Vladimir Putin à Ucrânia. O posicionamento é histórico. Os suíços adotam política de neutralidade em relação a conflitos em todo o planeta.
Entre as medidas estão o congelamento das reservas internacionais que o Banco Central russo mantém em outras nações. A Suíça possui um dos principais sistemas bancários do planeta, o que pode dificultar ainda mais a crise econômica para os cidadãos da Rússia.
Em nota divulgada à imprensa, o governo da Suíça afirmou que decidiu rever o posicionamento de neutralidade por causa do ataque militar sem precedentes a uma nação europeia soberana, por parte da Rússia. Apesar disso, o país garantiu que continuará buscando esforços para as negociações de paz na região.
“A defesa da paz e da segurança e o respeito pela lei internacional são valores que a Suíça, como um país democrático, compartilha com seus vizinhos e apoiadores europeus. Assim como antes, a Suíça continuará a examinar cada futuro pacote de sanções impostas pela União Europeia caso a caso”, afirmou o governo suíço.
O presidente Vladimir Putin, o primeiro-ministro Mikhail Mishustin e o ministro de Relações Exteriores Sergey Lavrov também sofrerão sanções pessoais no sistema financeiro russo. O país ainda deverá banir importações, exportações e investimentos feitos a partir das regiões de Donetsk e Luhansk, que não estão mais sob o controle do governo ucraniano. A mesma medida tinha sido tomada pela Suíça quando a Rússia anexou a Crimeia, em 2014.
Restrições a voos e imigração
No pacote de medidas suíças está o fechamento do espaço aéreo para aviões russos e a suspensão de um acordo de 2009 entre os dois países, que facilitava a emissão de vistos para os cidadãos. Os únicos aviões russos que poderão cruzar o espaço aéreo do país são os que comprovadamente atuem em missões humanitárias, diplomáticas e médicas.
A Suíça ainda afirmou que irá encaminhar 25 toneladas de doações a Varsóvia, capital da Polônia. O objetivo é garantir suprimentos médicos para as forças armadas locais, no suporte à população ucraniana e aos vizinhos do país, impactados com os refugiados que deixam as áreas de confronto militar.
Luz pra nós!
Grato pelo post.
Luz pra nós!
Luz pra nós
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz pra nós!
Clima tá tenso, Luz p’ra nós.
É o mundo já não é mais o mesmo, mesmo.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!