Plantas e Animais que exigem mais de nossa atenção ao interagir com a natureza
O mundo está cheio de plantas e animais que adoraríamos tocar. Alguns zoológicos, por exemplo, foram construídos em torno dessa suposição. Mas há algumas plantas e animais que devemos resistir a tocar com cada fibra do nosso ser. Se não o fizermos, podemos acabar infindavelmente doentes – às vezes até mortos. Continue lendo para descobrir quais são os piores e aqueles que você nunca deve tocar…
Carvalho Venenoso
Esta é uma das plantas comuns que muitos de nós sabemos que devemos evitar. Por quê? Bem, porque é como a hera venenosa, mas mil vezes pior. Embora sua pele leve algum tempo para reagir aos óleos presentes na planta, quando eles reagem, reagem com força. O resultado não será divertido.
Quando sua pele reage ao carvalho venenoso, é muito semelhante à forma como reage à hera venenosa – você começa a ter uma erupção cutânea horrível. A erupção pode até se espalhar à medida que o óleo é exposto a mais pele. Em última análise, o resultado é horrível e pode durar até várias semanas. Definitivamente, recomendamos que você evite essa planta.
Cicuta De Água
A cicuta é uma daquelas coisas que devem soar familiar na sua cabeça. É, de fato, a planta responsável pela morte de Sócrates. Tendo que beber de um cálice cheio da substância, a planta exala substâncias químicas que certamente levarão à morte. Não nos parece divertido. As razões para a toxicidade desta planta, além da luta para afastar potenciais predadores, são muitas.
Todas as partes desta planta são consideradas extremamente tóxicas. Pessoas foram mortas depois de ingerir aves de caça que haviam comido sementes de cicuta. Onde você encontrará esta planta, então (só por segurança), é em lugares como América do Norte, Europa e Ásia Ocidental. Se você estiver viajando nessas áreas, talvez queira ficar de vigia. Não queira terminar como Sócrates.
Abelha Africanizada
Às vezes você tenta se livrar de algumas abelhas. Elas invadiram sua casa, seu espaço pessoal e você quer que elas desapareçam. Infelizmente, algumas dessas abelhas não serão tão receptivas com essas táticas. E quando você tentar se livrar delas, o resultado não vai ser bom. É o caso da abelha africanizada.
Essas abelhas, tendo sido inicialmente cruzadas com outra espécie de abelha, tornaram-se extremamente hostis. E, se provocadas, com certeza causarão problemas. Quando essas abelhas ficam bravas, elas seguem o provocador até a água, cavernas ou praticamente qualquer outro lugar que escolham se esconder. Vamos torcer para que você não seja seguido.
Sabugueiro
Sabugueiro é o nome de uma planta que definitivamente instanciará alguma morte. Mas mesmo diante desses terrores potenciais, a flor da planta é comumente usada como aromatizante ou na medicina. As sementes, caules e raízes são todos venenosos. Quando ingeridos em quantidade suficiente, os problemas se seguirão.
O que essas diferentes partes da planta farão é acumular de cianeto no corpo. E com isso, náuseas extremas, vômitos, diarreia e até coma podem ocorrer. Dado que cada uma dessas coisas é mais indesejável que a anterior, é melhor você não tocar a planta. E você definitivamente não deve comê-la.
Oleandro
Oleandro é considerada por muitos uma planta bonita e fácil de se manejar na jardinagem. No entanto, também é considerada extremamente tóxica. É, como outras plantas desta lista, uma parte da família Apocynaceae – uma família que é altamente tóxica para quem a comer. A planta é basicamente uma flor venenosa gigante disfarçada de uma flor normal. Medo.
O que torna a planta tão venenosa são todas as toxinas que ela contém. Estas variam de artefatos que induzirão parada cardíaca a aquelas que induzirão náusea e mal-estar constantes. Em última análise, é melhor evitar a planta. Então, se você está vagando pela floresta ou jardins na América do Norte ou na Europa, sugerimos que você tome cuidado.
Barbeiro (Ou Chupão)
Apesar do nome, este não é um inseto que você iria gostar de chupar. O bicho vem surpreendentemente cheio de doenças horríveis. E o pior é que eles têm uma propensão a sugar sangue humano. Eca. Enfim, a doença que esses bichos carregam em maior quantidade é a doença de Chagas.
A doença é transmitida por um parasita dentro do inseto, Trypanosoma cruzi. O que torna a coisa especialmente nojenta é que você pega o vírus pela defecação do inseto – se ele defecar no local perto de onde ele mordeu, você provavelmente não terá sorte. Os piores efeitos da doença giram principalmente em torno de problemas cardíacos. Vamos evitar o inseto, então.
Acônito (Wolfsbane Em inglês)
Qualquer coisa que seja o veneno dos lobos (em referência ao nome em inglês: wolf = lobo, bane = veneno) é provavelmente algo que você deve evitar. Lobos são, afinal, predadores de ponta extremamente astutos, e se algo é um incômodo para eles, provavelmente também é um incômodo para nós. E assim vale para o acônito – uma das outras plantas terrivelmente venenosas nesta lista.
Recentemente, por exemplo, um homem teria sido morto depois de ter feito jardinagem de rotina na propriedade de um empregador. Depois de ter roçado por algumas das plantas com flores, ele desmaiou no terreno da propriedade. Depois de ter sido levado às pressas para o hospital, o homem morreu de falência múltipla de órgãos alguns dias depois.
Estramônio
A erva daninha Jimson (também conhecida como Devil’s Snare) é uma planta venenosa que você pode encontrar em lugares como a América Central e outros lugares com climas temperados durante todo o ano. Curiosamente, algumas pessoas abusam da planta recreativamente como uma droga para induzir efeitos alucinógenos. Isso é, no entanto, extraordinariamente perigoso e imprudente.
A planta causa seus problemas associados através das toxinas que contém. Estes variam de levemente tóxicos a extremamente ruins. Para ficar mais técnico, os nomes de alguns desses produtos químicos são atropina, hiosciamina e escopolamina. Cada uma dessas três substâncias químicas é suficiente para interferir na comunicação cerebral. Isto é mau.
Sapo Dardo Venenoso
A América Central é o lar de algumas das maiores biodiversidades no mundo. E, como você deve ter adivinhado, grande parte dessa flora e fauna é venenosa. Aqui, temos um desses animais venenosos: o sapo dardo venenoso – chamado assim por causa da fina camada de neurotoxinas que o envolve, o bicho definitivamente não é algo que você gostaria de tocar.
E o que, exatamente, aconteceria se você o tocasse? Bem, você receberia uma grande onda de morte. Certo, não necessariamente. É possível que você sobreviva. No entanto, o bicho realmente é muito mortal. Seu corpo de cores vivas o torna o que os biólogos chamam de “aposemáticos” – o que significa que suas cores brilhantes indicam para outros animais ficarem longe. Não se esqueça disso.
Hogweed
Hogweed é provavelmente uma das espécies intocáveis menos conhecidas da lista. Mas isso não é necessariamente bom. E para isso, vamos tentar sensibilizar o público. O hogweed é uma planta grande e dominadora que pode crescer até 14 metros de altura. Isso é bastante grande. Mas além de sua altura dominadora, tem seiva dominadora e venenosa.
Esta seiva, se tocar a pele, induzirá uma horrível mancha de bolhas na pele exposta. Além disso, a pele irá erupção cutânea. Caramba. Dado que nenhuma dessas coisas consideramos indicativas de um bom momento, é melhor evitar completamente a planta. Se não o fizermos, acabaremos desejando estar mortos. Ah, sim, e se você colocar o material em seus olhos, pode torná-lo cego.
Spurge
Dada a estreita afinidade desta planta com a palavra “expurgar”, você pode esperar o que deve fazer se ingerir acidentalmente o material. Sim, a resposta é que você deve purgar. A planta contém produtos químicos venenosos em sua seiva, de modo que, quando você toca no material, ele se infiltra em sua pele e causa alguns problemas.
Esses problemas variam de leves a graves. Enquanto muitas das outras plantas nesta lista são muito mais severas em quão prejudiciais serão ao seu corpo, o spurge ainda é digno de menção. Com alguns toques leves, a coisa induzirá vermelhidão, inchaço e bolhas na pele. Que nojo. Por isso, aconselhamos que você nunca toque nele.
Mariposa
Às vezes, quando você vê um inseto bonito, você vai querer tocá-lo. Certamente sentimos esse impulso por aqui. No entanto, com muitos desses bugs, precisamos saber se podemos tocá-los. Neste caso, não podemos. A mariposa (que recebeu esse nome por causa de sua semelhança com um gato), embora possa parecer peluda e indelevelmente adorável, é tudo menos isso.
A bela pele que adorna a larva é na verdade um conjunto secreto de espinhos projetados para matar e mutilar. Quando picados por estes, causam uma dor horrível no local onde picaram. A dor só vai crescer e se espalhar com o tempo. A reação do seu corpo pode acarretar dificuldade em respirar, além de outras coisas como dor de cabeça e náusea. Diríamos que é melhor evitar.
Ruibarbo
O ruibarbo provavelmente é familiar para você de uma forma ou de outra. Você provavelmente o conhece por seu papel na famosa torta de ruibarbo de sua avó. Se não, você provavelmente ouviu falar por outra pessoa. De qualquer forma, o ingrediente principal dessas tortas é bastante tóxico. A principal parte tóxica da planta são suas folhas.
Enquanto cozinha, você definitivamente vai querer ter certeza de pegar todas as folhas e jogá-las rapidamente no lixo. De alguma forma você deve conseguir fazer isso sem realmente tocar nelas. Talvez use luvas. Talvez recrute seu pior inimigo para lidar com isso para você. Faça o que fizer, não toque nas folhas.
Beladona
Apesar de seu nome bastante eloquente (simplesmente faz rolar a língua), a beladona é uma planta venenosa que, se ingerida, pode resultar em tudo, desde desorientação a alucinações e morte. Embora você possa não estar familiarizado com esta planta pelo seu nome mais bonito, você pode conhecê-la pelo seu nome mais infame: erva-moura.
Assunto de numerosos contos de fadas e folclore, esta planta é muitas vezes usada de forma fictícia como uma maneira de envenenar um inimigo. Não vamos permitir que esse inimigo seja você mesmo ou alguém próximo a você. Se você vir esta planta na natureza, pare o que está fazendo e corra imediatamente. Se você não fizer isso, ela provavelmente o encontrará e lhe mostrará seu lado mais venenoso.
Aranha Errante Brasileira
A maioria de nós não tem fortes impulsos para estender a mão e tocar em aracnídeos. No entanto, um aracnólogo ocasional, de fato, teria esses impulsos. Felizmente para eles, a maioria das aranhas que conhecemos não o matarão com uma mordida. Algumas, no entanto, sim. E esta aranha, a aranha errante brasileira, fará isso com bastante eficácia.
A picada da aranha, sem antídoto, pode levar à morte rapidamente. No entanto, depende exatamente de quanto veneno foi injetado em você. O que piora as coisas é que essas aranhas são relutantes em sentar e esperar por presas. Em vez disso, elas caçam ativamente vasculhando o chão da selva. Você pode querer tomar cuidado, então, se você tem uma queda por aranhas.
Hera Venenosa
Comum em muitas partes dos EUA e em outros lugares, a hera venenosa é uma planta que você definitivamente não irá querer tocar. Porque a coisa está coberta de um óleo que fará com que sua pele fique horrível, nunca mexa nesta planta.
A toxina horrível é referida como urushiol. A maneira pela qual induz sua reação horrível é através do sistema imunológico do corpo. Na verdade, causa uma reação alérgica na pele, que por sua vez provoca uma erupção cutânea e, às vezes, feridas grosseiras cheias de pus. Sugerimos que evite.
Mamona
Você pode conhecer as sementes de mamona pelo óleo que elas produzem. Esses óleos são usados em todo tipo de coisa, desde lubrificantes industriais até junto com panaceias. No entanto, a planta também contém uma das toxinas mais mortais conhecidas pelo Homo sapiens: a ricina. E a ricina – estando presente em grandes quantidades – pode facilmente matar humanos.
Felizmente, para ingerir a toxina em seu sistema a ponto de matá-lo, seria necessário mastigar um punhado de sementes. Então, não faça isso e você ficará bem. Mas iríamos um passo além e apenas diríamos para evitar totalmente a planta. É melhor ficar longe. Gostamos de estar em segurança.
Mosca Tsé-Tsé
A mosca tsé-tsé, apesar do nome fofo, é um dos animais mais virulentos e tóxicos do planeta. E por quê, exatamente? Bem, porque abriga uma doença horrível, é claro! E a doença que a mosca carrega é a doença do sono. A doença pode induzir uma tremenda quantidade de dor e sofrimento.
Um dos piores sintomas da doença do sono é a extrema letargia que a acompanha (daí o nome). Mas outro efeito colateral infeliz é a morte. E dado que a maioria de nós vê a morte como algo indesejável, é uma mosca que você deve evitar se puder. Então, se você estiver viajando pelas terras equatoriais da África, sugerimos que fique atento.
Chapéu Da Morte
O chapéu da morte é uma espécie de cogumelo que você definitivamente deve evitar. Isso é especialmente verdadeiro se você for um caçador de cogumelos procurando o cogumelo da palha lamentavelmente idêntico. O máximo cuidado é necessário se você for um desses provadores de cogumelos. Se você é, no entanto, provavelmente já sabia que precisava implementar esse cuidado.
De qualquer forma, para aqueles de nós que observam a natureza casualmente, esses cogumelos tóxicos mortais têm alguns sinais reveladores. Entre estes estão a tampa distintamente esbranquiçada. A tampa também terá um leve tom verde ou amarelo. Se você vir algum desses sinais em um cogumelo próximo, tenha cuidado ao caminhar ao redor dele. E definitivamente não coma.
Vespa Gigante Japonesa
A vespa gigante japonesa é apropriadamente assim chamada – é gigante, é japonesa e é uma vespa. E, como você pode esperar de qualquer animal gigante e com um ferrão venenoso, você provavelmente não deveria tocá-lo. Isto é, a menos que você goste de ser picado por esses bichos terrivelmente cruéis.
De qualquer forma, a vespa gigante japonesa é uma raça incomum de abelha. Ao contrário dos seus primos menores, essa abelha cresceu cerca de cinco centímetros de comprimento. Isso é bastante grande, considerando que o bicho pode voar e atacar. Se você vir um desses zumbindo no ar, então é bom que você se vire e corra imediatamente.
Polvo Stinkhorn
Esta planta, Clathrus Archeri, tem um nome mais comum: polvo stinkhorn. E por que, exatamente, foi dado esse nome? Bem, em parte é por causa de como a planta se parece. Se você apertar os olhos e estiver sofrendo de uma abundância de catarata, a coisa parecerá uma espécie de polvo.
Se você não fizer (ou tiver) nenhuma dessas coisas, o fungo simplesmente parecerá um fungo estranho. Outro nome revelador para a espécie, no entanto, é “Dedos do Diabo”. A partir desse apelido fofo, você pode inferir que a espécie é má. E aqui, basta um toque para desencadear uma reação maligna. Recomendamos que você fique longe.
Clube Do Diabo
Quando uma planta recebe o apelido de “Clube do Diabo”, você deve imaginar que ela tenha um toque mortal. E com esta planta, você não estaria errado. O clube do diabo pode ser encontrado em muitos lugares nos EUA, incluindo, mais notavelmente, o Noroeste do Pacífico.
O que torna o clube do diabo tão horrível é que ele está coberto por todos esses espinhos nocivos e tóxicos. Um pequeno toque neles e você sofrerá uma infeliz invasão de dor e choque na área afetada. Dada essa verdade desconfortável, sugerimos que você evite tocar.
Dente Sangrando
Costuma-se dizer da natureza que ela é “vermelha nos dentes e nas garras”. O que isso significa é que ela é perversa e implacavelmente impiedosa. Então, quando você tem um fungo como o dente sangrando, você espera um pouco de sangue no dente e na garra. Aqui, não nos decepcionou.
O dente sangrando recebeu esse nome em parte por causa de sua aparente disposição sangrenta. O fungo, que está coberto por um líquido vermelho que se parece visivelmente com gotas de sangue, na verdade não é tão venenoso. Ainda assim, gostaríamos de recomendar que você o evite.
Tomate Porco-Espinho
Os porcos-espinhos desenvolveram uma maneira de evitar serem comidos por predadores em potencial. A maioria de nós conhece sua estratégia sem nunca ter tido que lidar com ela pessoalmente – eles atiram seus espinhos em espécies de predadores próximas a eles. O resultado não é divertido para o animal recém-picado.
Aqui, porém, temos um tomate porco-espinho. Esta espécie de planta é semelhante ao porco-espinho, pois não quer que você a toque. Se você fizer isso, você vai acabar como aquele animal infeliz que tentou pegar o porco-espinho. Preso e desconfortável.
Escorpião Vermelho Indiano
O escorpião vermelho indiano não é daqueles escorpiões que você se aproxima e abraça. Enquanto outros escorpiões podem exalar um tipo de afiliação mamífera com você e seus animais de estimação, este é muito temperamental para isso. Tudo bem, estamos brincando. Não iríamos tão longe a ponto de dizer que algum escorpião na Terra (independentemente da espécie) abraçaria você e seus entes queridos.
Mas mesmo considerando as disposições gerais que os escorpiões mantêm em relação a nós e a outras espécies de mamíferos, o escorpião vermelho indiano é particularmente intocável. E por quê, exatamente? Bem, porque é extraordinariamente mortal, é claro! Algumas picadas deste bad boy e você será imediatamente enviado para o hospital – ou, ainda mais desolado, para o necrotério.
Rododendro
O rododendro é uma planta que muitos de nós vemos em nossas vidas diárias. A bela planta com flores é encontrada comumente em todo o mundo e em lugares como a Ásia. Dentro das folhas desta bela planta florida, no entanto, você encontrará uma toxina que é muito, muito venenosa.
Quando você ingere tal flor, os resultados – apesar da linda aparência externa da flor – não serão bonitos. Alguns dos sintomas incluem vômitos, diminuição da frequência cardíaca e uma sensação avassaladora de exaustão. Vamos tentar ficar longe dessa, está bem?
Polvo De Anéis Azuis
O polvo de anéis azuis é algo que muitos de nós gostaríamos de tocar. O bicho é bonito, pequeno, e alguns podem dizer adorável. No entanto, o polvo de anéis azuis é azul e anelado por um motivo. E esta razão, como você provavelmente possa ter adivinhado, é porque é extraordinariamente mortal. Caramba.
O polvo de anéis azuis é como o sapo venenoso, pois adaptou a coloração aposemática. Em última análise, o que isso significa é que a coisa está tentando alertar os predadores sobre o quão perigoso é, se for tocado. Qualquer um deve respeitar este aviso e ficar longe, muito longe. Caso contrário, você pode acabar em um lugar ruim, muito ruim.
Trombeta De Anjo
Com um apelido como “’trombeta do anjo”, você pensaria que esta planta não seria tão ruim assim. Você estaria errado. Embora a planta tenha recebido esse nome por causa de sua aparência amarelo-dourada em forma de trombeta, a flor também pode ser dita para lançar você direto para o céu.
Você encontrará as trombetas do anjo na América do Sul. O que as torna tão mortais é que suas folhas contêm um tipo mortal de veneno alcalóide. O veneno pode induzir tudo, desde náuseas até alucinações. Se você vir a trombeta do anjo, vire-se e corra.
Falcão Tarântula
O falcão tarântula é uma das espécies mais formidáveis do planeta. Por quê? Porque fazem com que as tarântulas não fossem nada de especial. E, se você já viu uma tarântula, saberá que isso não é pouca coisa. Tratar uma tarântula como se fosse apenas um pequeno e saboroso deleite que pode abrigar seus bebês enquanto eles estão crescendo é bastante impressionante.
Mas mais do que apenas impressionante – é impressionantemente perturbador. Charles Darwin certa vez fez referência a espécies como o falcão tarântula como motivo de horror. Ver tal coisa o fez pensar na natureza e nos poderes que ela detém como sendo insensível e indiferente. E ele não estava errado nisso. Para onde quer que você vá, o falcão tarântula não é algo para se tocar.
Ageratina Altíssima
A ageratina altíssima é tão ruim quanto parece. Comum em muitas partes da América do Norte, a planta é horrível e muitas pessoas nem percebem. Embora a planta seja uma assassina comum de gado, menos mortes ocorreram em humanos.
A principal razão para essa disparidade é que os humanos não comem a planta com muita frequência. Se as vacas comem a raiz e sobrevivem, no entanto, o leite que produzem pode conter quantidades perigosas. Pode ser bom tomar cuidado com esta planta horrível, então.
Ervilha Do Rosário
Dado o nome por sua semelhança com as contas do rosário do catolicismo, estas ervilhas são tão venenosas quanto parecem. Seus corpos vermelhos e diminutos carregam bastante veneno. E, bem, se você as comesse, acabaria em uma situação terrível.
O veneno que essas pequenas ervilhas contêm é chamado de abrin. Você as encontrará em todo lugar na Índia e na Indonésia. Portanto, se você deseja evitar a morte certa por algumas ervilhas vermelhas, sugerimos que você as evite completamente. Seu corpo vivo nos agradecerá.
Formiga Bala
A formiga bala é um dos mais formidáveis inimigos de insetos que existem. Com um par de mandíbulas que podem agarrar e segurar com uma quantidade perturbadora de pressão, a coisa é como um jacaré no mundo dos minúsculos. Isso, combinado com o fato de que também pode picar, torna o bicho terrivelmente intocável.
Mas outra coisa que faz com que essa formiga não seja algo com que você gostaria de mexer é o fato de que ela anda, como todas as formigas, em colônias. Uma picada ou mordida de uma dessas formigas provavelmente poderia desencadear um ataque completo de milhares e milhares de formigas operárias. O resultado seria um dilúvio, um fuzilamento, algo horrível. Por favor, não toque.
Gympie Ferrão
Batizada com o nome de uma cidade australiana em Queensland, a Gympie Ferrão é uma das plantas mais notórias do planeta Terra. O folclore é mais ou menos assim: as pessoas que vivem tropeçando às vezes se jogarão de penhascos em vez de lidar com a dor.
Baita história de terror. Felizmente, a planta está confinada a clareiras na floresta tropical onde a maioria de nós (a menos que você seja um tipo australiano robusto) não se encontra. Se nos encontrarmos em um desses locais, no entanto, definitivamente nunca devemos tocar no Gympie Ferrão.
Mancenilheira
A Flórida é o lar de inúmeras coisas que nós, pessoas normais, nunca devemos tocar. A lista se estende de jacarés terrivelmente cruéis a outras criaturas do pântano que espreitam nas águas repugnantes. Mas, além do óbvio, a Flórida tem algumas outras coisas que nunca devemos tocar.
Uma das coisas nesta categoria é a mancenilheira, uma árvore perene. Vivendo na costa do Caribe, esta árvore é bastante perigosa. Seu nome em espanhol, por exemplo, manzanilla de la muerte significa “pequena maçã da morte”. Se isso não te assustar, eu não sei o que vai.
Cubomedusa
Muitos dos animais e plantas sobre os quais falamos até agora são fáceis de enxergar. Por causa disso, eles são pelo menos um pouco mais fáceis de se evitar tocar. Aqui, no entanto, estamos falando de uma espécie tão diminuta que não é exatamente fácil de se ver. Cuidado com esse cara.
A cubomedusa, conhecida nas costas da Indonésia e da Austrália, é uma pequena água-viva com uma das picadas mais notórias do planeta. Ser picado por esse bicho na água pode induzir uma paralisia completa. Dito isso, é altamente recomendável que você nunca o toque.
Urtiga Picante
A urtiga é uma das plantas mais conhecidas que você nunca deve tocar. A planta, quando tocada, induzirá uma reação alérgica que é claramente menos do que benigna. Por isso, recomendamos que você a evite completamente.
A razão pela qual a urtiga é tão horrível é por causa dos espinhos que cercam suas folhas e caule. Quando estes picam a pele, provocam uma reação que causa inchaço, coceira e dor por dias a fio. Faça um favor a si mesmo e evite tocar na urtiga.
Tragia
Com um nome em inglês como queimadura no nariz (noseburn), você sabe que provavelmente nunca deve tocá-lo. Por que você quer seu nariz queimado? Mas a planta tem outro nome igualmente agourento: podridão dos dedos. Isto não é, em outras palavras, uma planta que você gostaria de tocar.
A planta da tragia, como algumas outras de que falamos, é coberta de minúsculos pêlos que, se entrarem na pele, causarão uma tremenda irritação. Felizmente, em relação a outras plantas, a dor desta durará apenas algumas horas. Considere-se sortudo.
FONTE:news.science101
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Quanto e bicho e planta perigoso!
Curti a Oleadro_ na hora lembrei do Mestre Leandro rs!
Grato pelo ótimo Artigo!
Luz p’ra nós 🍎.
🤣🤣🤣 eu também lembrei! Luz pra nós ✨
Luz p’ra nós!
Obrigado pelo artigo!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós ✨
#LuzPraNos
natureza
show
Interessante, devemos respeitar a natureza ela tem seus mistérios e perigos tbm…
Luz p´ra nós
Vdd. Luz pra nós 🙏
Luz pra nós ✨
lpn!
Luz p’ra nós!
Muito interessante irmã… Gratidão, luz pra nós 🙏.
Luz p’ra nós
Vai achando que a Natureza é brincadeira! #luzpranos
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!
Sapo Dardo é lindo demais. Gratidão pelas informações
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós.
Bem legal 👏🏾👏🏾⚛️✅
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️