
O príncipe galo
Um lindo conto de Israel sobre um jovem príncipe que começa a se comportar de maneira bastante estranha. Todos os dias ele se senta embaixo da mesa, come alpiste e grita “Cocoricó!”. Preocupados com o filho, o rei e a rainha pedem a ajuda de um velho sábio.
O sábio tira as roupas e começa a bicar e cacarejar com o príncipe e logo se tornam amigos.
O sábio começa a se vestir, comer e sentar à mesa. O príncipe estranha e questiona, o sábio diz que não há nada que o proíba, um galo pode fazer o que quiser desde que nao seja proibido.
No fim o príncipe guarda dentro de si o galo interior, e aprende a viver como humano por pura conveniência. Só precisava de um amigo que lhe fizesse sentir bem sendo o que é interiormente.
Este episódio explora a importância da individualidade e da escolha.
”https://youtu.be/m6gj6kv4L_0”
O homem mais forte do mundo
Um conto da Nigéria sobre um homem chamado Obasi. Obasi é tão rápido na caça e tão forte que se acha o mais forte do mundo.
Sua mulher ri dele e diz que viu uma criança forte, cujo pai deve ser muito mais forte ainda.
Um dia, porém, ele encontra outro homem que é ainda mais forte do que ele e toda a sua ostentação o coloca em apuros quando o homem começa a correr atrás dele para eliminá- lo.
Ele avista uma caverna e intenciona se esconder, mas de dentro sai outro gigante que pergunta o que ele quer ali. Ele diz que está fugindo do homem mais forte do mundo.
Então os dois gigantes se encontram, começam a lutar e sobem as nuvens. Até hoje quando chove dá pra ouvir eles lutando.
ELe foge em desespero.
Esta história explora o orgulho e o valor da humildade.
O mito também mostra o homem que desafia os deuses, ou a figura simbólica de Deus no teatro humano em forma de poder e intimidação.
Que ser forte envolve estar em conflito com quem quer ser forte, força é conflito.
Não confundir o dom da habilidade em algo, como no caso dele a caça, com a soberba de ser superior aos outros.
O rei que virou café da manhã
Um conto da Índia sobre um rei de Punjabi que deseja desesperadamente ser adorado. Ele se permite ser frito e comido no café da manhã todos os dias em troca de muito ouro para dar aos seus súditos.
O rei mal se torna amigo do rei bom, e acaba admitindo, se rendendo a sua bondade, quando o rei bom se sacrifica e se da comer no lugar do rei ruim, apenas pra salvar seu amigo ganso que foi sequestrado pelo rei ruim.
Esta história explora o que significa ser verdadeiramente generoso.
Não é raro nos contos da Índia, até os vilões, o lado maligno das histórias terem seu lado honrado e positivo, em contradição ao arquétipo do mal ocidental moderno, que é praticamente uma loucura, psicose, que não distingue virtude e desonra.
Como surgiu a noite
Um conto brasileiro sobre três servos que desobedecem às ordens do Rei do Oceano. Os servos abrem o presente do rei e liberam as sombras do fundo do mar para a luz do dia. Este conto imagina de forma lúdica como a noite surgiu e explora as consequências da curiosidade.
A cegonha e a coruja
Um conto do Iraque sobre um califa que se transforma magicamente em uma cegonha após comprar uma caixa estranha por curiosidade. O califa logo percebe que se colocou em péssima situação pois não consegue voltar à forma humana. E descobre mais tarde que esta é a obra de seu irmão ganancioso que deseja assumir seu lugar no palácio com ajuda do feiticeiro. Com a ajuda de uma coruja, o Califa procura consertar as coisas.
A coruja tambem foi vitma de maldição do feiticeiro, e só pode voltar a ser humana se for pedida em casamento por um nobre.
A coruja leva a cegonha pra ouvir a conversa do mago conspirando com o irmão, e descobre que a palavra mágica usada pra virar cegonha, se dito ao contrario vira humano de novo.
Ele manda prender os traidores, se casa com a coruja que vira princesa.
Esta história explora os perigos da ganância e do desejo de poder.
A história de Wali Dad
Um conto do Paquistão sobre um homem simples chamado Wali Dad. Wali Dad percebe que tem mais dinheiro do que precisa e decide comprar um presente para uma nobre princesa. Seu gesto gentil tem consequências inesperadas e a situação fica fora de controle. Este conto incentiva as crianças a reconhecer que a felicidade não depende de ser materialmente rico.
Que engraçado.
Luz p’ra nós!
Vlw Rogério
Luz p’ra nós
Luz pra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós Mestre.
Gratidão. Luz pra nós!
Grato.
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom. Gostei de todas. Luz p’ra nós!
Muito da hra, Gostei de todas!
Luz p’ra nós 🍎.
Contos são atemporais. Realmente são muito bons para crianças desenvolverem a compreensão dos valores das virtudes e pecados e consequências de nossos atos.
Me fez lembrar do “Pequeno Principe” que uma tia me emprestou quando criança e me disse que a cada fase etária de nossas vidas podemos ter diferentes percepções da estória.
Já li quando pré adolescente e na fase mais moça. Falta ler agora e depois kk
Luz p’ra no’s ✨🙏
Gratidão pelo post ✨
Luz p´ra nós!
luz p’ra nós
Gostei desses contos, achei divertido e com ótimas morais
Luz p´ra nós!
Isso foi genial! muito obrigado Luz p´ra nós!
Luz pra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!