Trata-se da pessoa mais velha a ser acusada de cumplicidade em crimes durante o “holocausto”
Promotores alemães de Brandemburgo requisitaram que um homem de 101 anos, ex-guarda de um campo de concentração nazista, seja condenado a cinco anos de prisão.
O homem, Josef S., se declarou inocente. A acusação é sobre o assassinato de 3.518 pessoas no campo de concentração de Sachsenhausen, no subúrbio de Oranienburg, perto de Berlim, entre 1942 e 1945.
A promotoria aponta que Josef S. atuou em Sachsenhausen do final de 1941 até fevereiro de 1945. Ele tinha 21 anos quando se juntou à SS.
Em interrogatório, o homem de 101 anos posicionou que não fez “absolutamente nada” no campo de concentração e negou conhecimento dos suspostos crimes que mídia afirma existir.
Os promotores, porém, afirmam que ele “conscientemente e voluntariamente” participou de assassinatos enquanto trabalhava como guarda em Sachsenhausen.
Uma porta-voz do tribunal disse à agência de notícias AFP que a promotoria também acredita que “as provas apresentadas pela acusação foram totalmente confirmadas”.
“Você aceitou a desumanização das vítimas e aguentou isso. Não acredito nessa história de ‘não sabíamos de nada'”, disse o promotor Cyrill Klement ao acusado nesta terça-feira (18/05), no tribunal.
As alegações contra o idoso incluem a participação na “execução por fuzilamento de prisioneiros de guerra soviéticos em 1942” e a implantação do “gás venenoso Zyklon B” nas câmaras de gás de Sachsenhausen.
O homem está sendo julgado desde outubro do ano passado no tribunal de Neuruppin. As audiências do caso estão sendo realizadas na cidade vizinha de Brandemburgo.
O idoso permaneceu livre durante o seu julgamento. Se condenado, é improvável que ele seja preso, dada sua idade. Um veredicto é esperado para o início do próximo mês.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós.
Luz pra nós
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
O Nazismo não foi tão feio como o pintam.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
promotores em 0 respeito a idade! e que história… 101 anos…
O único fato histórico que se pode questionar e revisionar, no mínimo estranho.
Luz p´ra nós
Lpn.
Luz p´ra nós!