
Em 2005, o YouTube surgiu ao ser fundado por Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim, quando os três trabalhavam no PayPal. O domínio do site www.youtube.com foi posto no ar às 21h13 de 14 de fevereiro de 2005. Desde então, ele começou a crescer e não parou mais.
No seu primeiro ano de existência, a plataforma conseguiu mais de 65 mil novos uploads de vídeos, e teve 100 milhões de visualizações de vídeos por dia. Após 2 meses, a startup que crescia rapidamente, foi adquirida pelo Google, por US$ 1,65 bilhão.
Desde então, o YouTube passou a permitir o anúncio de marcas em seus vídeos, bem como possibilitou que os criadores de conteúdo ganhassem a vida somente fazendo vídeos. Esse potencial de monetização incentivou os criadores de conteúdo a criar os vídeos mais envolventes possíveis e hospedá-los na plataforma.
E foi assim, que o YouTube se tornou o 2º site com mais tráfego, e o 2º maior mecanismo de pesquisa do mundo, atrás apenas do Google, é claro. Abaixo, confira as estatísticas da plataforma, seus dados demográficos, crescimento de inscritos, uso geral e histórico.
Os incríveis números do YouTube
Em suma, o YouTube é o 2º maior mecanismo de busca do mundo. Além disso, ele é o segundo site com mais tráfego do mundo, atrás somente do Google.
O aplicativo tem hoje, 2 bilhões de visualizações por dia, e uma audiência maior do que as 3 maiores emissoras de TV dos EUA juntos.
Por dia, mais de 4 bilhões de vídeos são vistos a cada dia, com mais de 800 milhões de visitantes únicos ao site por mês.
Além disso, o YouTube deleta 2 milhões de canais e mais de 50 milhões de vídeos.
Os usuários do YouTube são três vezes mais propensos a preferir assistir a um vídeo tutorial do YouTube do que ler um tutorial por escrito.
Já as principais razões pelas quais os espectadores assistem ao YouTube são para “relaxar” e “se entreter”. Vídeos de relaxamento, com ASMR, tiveram um aumento de 70%.
As categorias mais populares do YouTube são comédia, música, entretenimento / cultura pop e “como fazer”.
60% das pessoas preferem plataformas de vídeo on-line para assistir programas de TV.
Em 2025, metade dos espectadores com menos de 32 anos não assinará um serviço de TV paga.
Quantos vídeos estão no YouTube?
Há cerca de 20 anos(14/02/2006), quando o Google queria promover o YouTube, divulgava números. Em 2006, a empresa revelou que cerca de 65 mil vídeos eram enviados todos os dias, mais de 500 horas enviadas por minuto.
O estudo revelou dados mais atuais: a equipe calculou que, em 2022, seriam cerca de nove bilhões de vídeos na plataforma. Em 2024, esse número chegaria a 14,8 bilhões. Vale lembrar que esse valor não necessariamente corresponde à quantidade real de vídeos no YouTube, mas nos dados resultantes do programa de computador que explicamos acima. A resposta real permanecerá um mistério.
O YouTube tem bilhões de usuários mensais. No Brasil, é a plataforma de mídia social mais usada.
YouTube em smartphones
Somente em dispositivos móveis, o YouTube alcança mais adultos entre 18 e 49 anos durante o horário nobre, do que qualquer rede de TV a cabo consegue em uma semana normal. Em média, as sessões em celulares duram mais de 40 minutos.
75% dos adultos dizem assistir ao YouTube em seus dispositivos móveis, e mais de 70% do tempo de exibição do YouTube é gerado a partir de dispositivos móveis. Os anúncios para celular do YouTube têm 84% mais chances de atrair atenção do que os anúncios de TV. Este é um número surpreendente, dado que os comerciais de televisão recebem uma média de cerca de 45%.
95% dos anúncios do YouTube são audíveis. Para ter uma base de comparação, apenas 15% dos anúncios no Facebook são audíveis. Quando os anúncios apresentam visibilidade e audibilidade, o Google documenta um aumento considerável no recall de anúncios, na percepção da marca e na consideração.
O Google contratou Ipsos Reid para estudar como as pessoas veem (ou ignoram) os anúncios. A conclusão foi que os comerciais de televisão são tão longos que o público simplesmente para de assistir.
Em 2018, o YouTube era o aplicativo mais popular em dispositivos iOS (iPhone e iPad). De acordo com as estatísticas da Apple, a plataforma de vídeo saltou do terceiro lugar em 2017 para o primeiro lugar em 2018, superando o Snapchat e o Facebook como o aplicativo gratuito com mais downloads no ano passado. Enquanto isso, de acordo com o Statista, o YouTube está em terceiro lugar entre os aplicativos mais baixados do Android.
Os vídeos recordistas do YouTube
O primeiro vídeo do YouTube na história foi carregado em 24 de abril de 2005. A produção foi criada pelo cofundador do YouTube, Karim, no San Diego Zoo (intitulado Me at the zoo).
Qual o vídeo mais visto do YouTube 2025?
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Youtube faz história.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Muito interessante! Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Gigante!
Só podia ser mais honesto, mas a gente sabe quem dita as regras, né?
Luz p’ra nós
Que bom ler este comentário, e sim mestra, podia ser mesmo. Pensei o mesmo de sua opinião. Lpn
Caralho. Números altos.
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Caramba, é muito acessado kkk
E continua a crescer a todo vapor






Gratidão por compartilhar!
Luz p’ra nós
Luz pra nós.
YouTube faz história como aplicativo de entretenimento, distração e conhecimento. Quem diria que entre a opção de alguns de canais para assistir na tv aberta, hoje se escolhe o que assistir, amplificando em tantos assuntos e conteúdos diferentes. Gratidão pelo post LPN
Luz p’ra nós
O YouTube revolucionou a forma como consumimos informação, entretenimento e aprendizado, mas será que estamos realmente no controle do que assistimos ou somos guiados pelos algoritmos que moldam nossas escolhas?
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
sera que é possivel contabilizar ? kk milhares de videos subindo todos os dias
o numero infinito #luzpranos
YouTube é bom, o ruim é os anúncios.
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Da hora!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!