Queimadura por lagarta é o acidente mais comum relacionado com animais peçonhentos
As lagartas que provocam essa queimadura são popularmente chamadas de taturanas e dão origem a mariposas.
Existem várias famílias de taturanas, que oferecem riscos maiores ou menores para a saúde humana, como irritação na pele e hemorragias, respectivamente.
Conheça quais são essas lagartas e como tratar as queimaduras:
Lagartas de borboletas e mariposas
As lagartas são definidas como o estado larval de insetos lepidópteros, ou seja, borboletas e mariposas. As borboletas são aquelas que têm hábitos diurnos, enquanto as mariposas apresentam hábitos noturnos.
Nem toda lagarta pode causar queimaduras, várias espécies são inofensivas aos seres humanos. Em geral, essas lagartas dão origem às borboletas. Entretanto, outras espécies têm características venenosas e peçonhentas, como as taturanas, que dão origem às mariposas.
Lagartas peçonhentas
Lagartas peçonhentas, ou taturanas, são aquelas que apresentam características perigosas. Essas lagartas têm em seu corpo glândulas de veneno presentes em espinhos. Quando elas entram em contato com a pele, provocam queimaduras, levando a danos à saúde das pessoas. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, irritação e dor no local.
A queimadura por lagarta é o acidente mais comum com animais peçonhentos no Brasil. O desequilíbrio ambiental, provocado pelas mudanças climáticas e o desmatamento, contribui para o aumento de casos. Isso acontece por conta do aumento da população de lagartas, devido à diminuição de predadores no meio ambiente.
De acordo com estudos, desde 1970 houve um aumento de casos de problemas dermatológicos, sistêmicos e pulmonares, associados com o contato com lagartas. O aumento de casos se deu, principalmente, por queimaduras provocadas por lagartas do gênero Lonomia. Confira alguns tipos de lagartas venenosas e seus efeitos na saúde humana:
Megalopygidae
Megalopygidae. Imagem editada e redimensionada de Mauricio Mercadante em Flickr, sob a licença CC BY-NC-SA 2.0
As lagartas da família Megalopygidae são popularmente chamadas de taturana-cachorrinho ou taturana-gatinho. Isso porque são cobertas por cerdas longas, criando um aspecto semelhante aos pelos. Essas cerdas cobrem os pequenos espinhos que contêm o veneno. Quando o veneno entra em contato com a pele, provoca queimaduras.
Saturniidae
Lagartas da família Saturniidae são popularmente chamadas de orugas, beijus, rugas e taturanas. Elas apresentam espinhos ramificados, semelhantes a pinheiros. Ao entrar em contato com os seus espinhos, o veneno é liberado, provocando queimação, vermelhidão e dor na região.
Os sintomas passam rapidamente em algumas horas, sem provocar danos à saúde. A não ser por um gênero específico, a Lonomia. Conheça alguns gêneros de lagartas da família Saturniidae:
Lonomia
Lonomia. Imagem de carlitocanhadas em Pixabay
Essas lagartas são chamadas de taturana, ou lagarta Lonomia. Elas têm uma cor marrom-esverdeada com a presença de listras amarelas e marrons. O aumento da população desse gênero pode estar associado às mudanças climáticas e ao desmatamento, que prejudicam seus predadores.
A queimadura por lagartas Lonomia acontece pela interrupção da coagulação sanguínea no local, gerando dor e vermelhidão. Além disso, a queimadura pode provocar sintomas como náuseas, dores de cabeça e sangramentos, que podem se tornar hemorragias, causando a morte.
No caso das Lonomias, a sua queimadura pode exigir o tratamento a partir de um soro antilonômico em casos de hemorragia. O papel desse soro é neutralizar os efeitos provocados pela lagarta, interrompendo a hemorragia.
Fonte:e-cycle
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
#luzpranos
A natureza e seus mistérios, por mais que tomemos cuidado o abstrato sempre está por ai.
Luz p´ra nós
#luzpranos
#luzpranos
Luz p’ra nós!
As lagartas da família Megalopygidae chamadas no artigo por taturana-cachorrinho ou taturana-gatinho, na minha região é conhecida como Taturana bezerra, esde criança ouvi que a sapecada dela era braba, tomei uma única vez, por cima da roupa, mal pegou, fi nas costsas, doeu tanto que dava ingua debaixo do braço, no suvaco. Obs, pesquisei mo gloogle por “taturana bezerra”, pra ver o resultado, e deu essa mesma.
Luz p’ra nós Roma ((( s2′ )))
Muito bom, valeu pelas dicas. #luzpranos
Gratidão pelo post. Sempre achei linda as lagartas. Luz p’ra nós!
Perigosa.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Hoje tive um desdobramento DE-SES-PE-RA-DOR com uma aqui em casa, meu bebê encostou a mãozinha em uma e a gente quase morreu do coração porque era uma amarronzada e preta e muuuiiiito peluda . O Dr. que atendeu a gente disse era uma cachorrinha,mas não era igual essa da foto não , foi um susto e tanto!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅