
Com olhos vermelhos, boca branca e uma cor azul incomum, ela é uma das cobras mais exóticas que existem. Esta é a Trimeresurus insularis, pertencente à família Viperidae.
Embora seja nativa da Ásia e viva principalmente na Indonésia, um exemplar desse réptil foi resgatado em 2023, no Brasil, de um traficante de animais e agora vive em cativeiro no Instituto Butantan, em São Paulo.
Segundo o comunicado, o exemplar mede apenas 65 centímetros de comprimento e pesa pouco mais de 60 gramas. No entanto, alertam que, apesar do seu tamanho e dos seus movimentos aparentemente calmos e precisos, esse é um animal altamente perigoso. Como explica Carlos Jared, do laboratório de Biologia Celular do instituto, é uma víbora venenosa.
A víbora da ilha de lábios brancos
Comumente conhecida como víbora-das-ilhas-de-lábios-brancos, essa espécie de cobra geralmente é de cor verde. É por isso que o espécime que hoje vive no Instituto Butantan é, na verdade, bastante raro. No entanto, apesar de sua beleza, é um animal com um veneno muito poderoso, pior que o da cascavel, para o qual é difícil encontrar um antídoto na América.
Segundo Carlos Jared, pesquisador do Laboratório de Biologia Estrutural do Instituto Butantan, o Trimeresurus insularis possui um veneno hemotóxico capaz de destruir glóbulos vermelhos, causando hemorragias. Mas isso não é tudo, pois ele também é um veneno proteolítico, o que significa que causa necrose dos tecidos e corrói a pele das pessoas picadas.
O herpetólogo Francisco Luís Franco explicou que a coloração azul da víbora-das-ilhas-de-lábios-brancos é um polimorfismo cromático. Esse fenômeno ocorre quando as espécies mudam de cor, tamanho ou comportamento por razões ambientais, ou evolutivas. Nesse caso, a cor azul ajuda a cobra a se camuflar para escapar de predadores ou enganar suas presas.
O resgate
Segundo o Instituto, dois exemplares de Trimeresurus insularis foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal em fevereiro de 2023 no estado da Bahia. Era um macho e uma fêmea. Com eles estavam outros 59 animais que chegaram ilegalmente de São Paulo. Segundo os pesquisadores, o casal estava em situação precária e, infelizmente, a fêmea morreu dois dias após o resgate.
Quanto ao macho, que batizaram de Pretty Boy, ele ficou alguns dias sem querer comer e mal se mexeu. Por ser uma espécie arbórea, os cientistas criaram um espaço com galhos de árvores e vegetação semelhante à do seu habitat natural, além de abrigo e aquecimento.
Em relação à dieta, o Instituto informa que se trata de uma cobra carnívora. Geralmente alimenta-se de pequenos mamíferos, anfíbios e lagartos. O método de caça deles é a emboscada. Ao encontrar sua presa, o Trimeresurus insularis se pendura em um galho e a agarra com sua mandíbula poderosa, impedindo que a vítima escape.
Fonte: minhavida.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Lpn
Luz p’ra nós!
Que cor linda!
Eu não SUPORTO cobra, não gosto nem de olhar pra elas, nem em foto olho pra elas. Mas eu fiquei olhando pra essa e achei bonita nessa cor, não fiquei olhando pra cara dela, olhei pro corpo dela. Achei bonita na cor azul. Eu AMO a cor azul, depois que descobri que é a cor de Deus é que eu passei a AMAR MAIS ainda. Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!
Lux p’ra nós
Luz pra nós.
impressionante
Cobra de cor bonita, mas pelo efeito de seu veneno e a raridade de seu antídoto, e ataque de emboscada, melhor bem distante. Luz p’ra nós.
#luzpranos
Deslumbrante ❤️
Maravilhosa 👏🏾🐍
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!