Sinais que podem significar que seu gato está com dor
Sinais que podem significar que seu gato está com dor
Gatos com dor raramente demonstram o que estão sentindo. São animais discretos e costumam ter uma estratégia instintiva de disfarçar suas sensações para, dessa forma, parecerem mais fortes. Por isso, quando estão machucados ou sentindo dores, muitas vezes não percebemos.
Sendo assim, cabe aos tutores observarem em seus felinos qualquer mudança de comportamento, pois pode se tratar de um indicativo de desconforto. E por mais que os donos de gatos digam que conhecem muito bem seus bichanos, esses peludos são ótimos em ocultar seus problemas.
Por esse motivo, resolvemos relacionar alguns dos sinais que podem indicar sensação de dor no felino! Continue conosco e acompanhe!
1. Apresenta inversão de comportamento
Se seu bichano é manhoso, calmo e muito carinhoso e do nada começar a apresentar um comportamento agressivo, fique alerta, pois pode ser um sinal de desconforto. É normal que gatos com dor, ou outra sensação desagradável qualquer, façam uma inversão de comportamento.
Alguns animais chegam a morder ou arranhar se o dono fizer apenas menção em tocá-lo. Se o dono ficar atento e observá-lo, verá que ele não está em seu estado normal.
2. Busca locais tranquilos para se esconder
Os gatos têm como uma de suas características escolherem locais inusitados para dormir, não é mesmo? Quem tem felinos sabe como é! No entanto, se seu felino começar a buscar lugares escondidos, nos quais nunca teve o hábito de dormir, pode ser um mau sinal. Quando esses animais estão com alguma dor ou adoentados, buscam locais tranquilos e de difícil acesso pelo dono, para não serem incomodados e, por isso, escondem-se.
3. Apresenta um miado diferente
Existem gatos que miam por qualquer motivo, outros, no entanto, muito pouco. Se seu bichano começar a emitir sons diferentes de miado ou mesmo mudar a frequência, fique atento, pois é bem comum que eles apresentem essa mudança quando sentem algo, que pode ser dor ou incômodo por alguma situação.
4. Demostra falta de apetite
Apesar de muitas vezes os gatos enjoarem da ração e ser necessário trocá-la, a falta de apetite é um problema que preocupa bastante os donos. Na verdade, esse é um dos primeiros indicativos de que o gato está doente ou sentindo dor. Se desconfiar, leve-o logo a um hospital veterinário para uma consulta.
5. Deixa de se lamber
Os gatos são animais muito caprichosos e conhecidos por fazerem sua própria higiene. Por isso, é um péssimo sinal quando eles deixam de lado essa prática. Afinal, podem estar doentes ou sentindo alguma aflição, como a dor. Se você notar alguma mudança nesse hábito, fique atento.
6. Apresenta alteração de peso
Muitas vezes os animais apresentam diminuição de peso sem que percebamos. Gato com dor perde o apetite e, consequentemente, o peso. Quando se tem mais de dois gatos em casa, fica mais difícil notarmos. Contudo, ao verificar a diminuição de peso de seu bichano, não hesite em fazer uma visita ao veterinário para que ele examine melhor o caso.
7. Perde o interesse pelas brincadeiras
Gatos filhotes tendem a gostar muito de brincar, tudo é motivo para brincadeiras. Ao se tornarem adultos, continuam a gostar de brincar, porém com menor frequência. Se seu gato adulto sempre brincou muito e de uma hora para outra perde completamente o interesse, algo errado pode estar ocorrendo.
8. Urina com dificuldade
Gatos com problemas urinários têm muita dificuldade ao urinar. Se notar que seu bichano urina para fora da caixinha ou faz pequenas quantidades de xixi por dia, ou, ainda, como se estivesse borrifando, ele pode estar com cristais ou pedra na bexiga. Essa doença, apesar de o gato não demonstrar, provoca muita dor e requer tratamento e, na maioria dos casos, a cirurgia.
9. Faz movimentos diferentes
Dependendo do local da dor, o gato pode apresentar modificação na forma de se movimentar. Mancar pode ser sinal de algum problema nas articulações e isso, certamente, provoca dores. Artrose em gatos é outro comprometimento das articulações que pode causar dor. Levá-lo ao veterinário é a melhor medida.
10. Apresenta prostração
Esse é um sinal clínico que ocorre quando há dores severas. Muitas vezes o gato não consegue se manter em pé. Em alguns casos mais graves, o animal não consegue nem reagir agressivamente, emitindo apenas um miado. Em situações como essa, deve haver uma intervenção médica com urgência.
11. Modifica a fisionomia
Da mesma forma que ocorre com os seres humanos, o gato com dor muda a fisionomia. Seus olhos ficam entreabertos, as pupilas dilatadas, apresentam movimentos lentos e até miados diferentes.
12. Lambe muito uma região específica do corpo
Se seu gato estiver lambendo excessivamente uma determinada região do corpo, é provável que algo ali que o incomoda, pode ser ardência, coceira e até dor. Por isso, verifique, e na dúvida busque logo seu veterinário de confiança para um exame clínico do bichano.
13. Irrita-se facilmente
Gatos, principalmente os que convivem com outros bichanos, tornam-se altamente irritados e hostis com seus colegas diante da própria dor. Em alguns casos, eles reagem com agressividade aos agrados de seu dono, quando tocados nas regiões afetadas.
14. Sente sono em excesso
Esse sinal pode passar despercebido pelo tutor, já que o gato é conhecido pela grande quantidade de horas que dorme. No entanto, se o dono observar bem seu bichano, é possível notar quando ele dorme além do normal. Esse prenúncio também pode indicar dor.
15. Demonstra diminuição de habilidades
Habilidade é uma característica que o gato tem em excesso. Pula muito alto, caça muito bem, corre com rapidez, entre outras ações. No entanto, diante de uma dor severa, esse atributo pode faltar ao bichano. Se você notar falta de agilidade em seu gato em algumas ações que ele costumava fazer, preocupe-se: ele pode estar desconfortável com alguma coisa. É sempre bom investigar!
É muito importante que o tutor observe constantemente o comportamento de seu animal de estimação. Gato com dor nem sempre apresenta sinais claros. Se houver qualquer desconfiança que algo não está bem, a consulta com o médico veterinário será indispensável.
FONTE: caesegatos24h
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós✨
Sobre o Autor
Dri
editor
“Daqui pra frente, lembrarei que sou perspectiva e não totalidade, dominarei o momento antes que cada momento me mate.”
Boas dicas. #unebrasil
#luzpranos
Gratidão pelas dicas, muito útil. 😊🙏
Gratidão! Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Luz p’ra nós!
Lpn
Luz pra nós ✨
Gratidão pelo post.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Muito obrigada pelas dicas!
Os meus estão a se
Recuperar de um
Resfriado
🙏
Interessante.
Luz p’ra nós
Gratidão!