
Salve EDL,
Uma vez que estamos estudando o Testamento de Salomão, vale analisar o que temos no Talmud sobre isso.
Quem quiser acompanhar mais profundamente, torne-se Membro que o próximo vídeo é sobre isso.
Não esqueçam do podcast dia 6, 7 e 8 de outubro. Faremos o coquetel de lançamento do livro Lilith, você já sai de lá com o seu.
Também teremos um convidado especial que trouxe muitos artistas internacionais para o Brasil, incluindo Chaves, RBD, Vampire Diaries e muitos outros que não me lembro porque sou velho kk.
Também é na semana do meu aniversário, então vamos comemorar. Veja se ainda tem vagas nos grupos do Telegram. Fale com o monitor da sua Patente ou Mestre da sua Casa. Apenas Membros são permitidos.
Tem jornal impresso todo mês e muitas outras vantagens!
Luz p’ra nós.
Salomão nas Trevas
E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.
O Talmud nos informa que o Shamir era uma espécie de inseto que se alimentava de pedras e metais, que o Rei Salomão usou para lavrar as pedras do Templo. Mas o Shamir estava sendo guardado por um Demônio por nome Ashmedai, então O Rei Salomão conferiu o dever a Banayahu filho de Joiada para aprisionar o Demônio e assim forçá-lo a entregar o Shamir.
Benaia, filho de Joiada, sobre o exército; e Zadoque e Abiatar eram sacerdotes;
Benayahu desceu da árvore, veio e jogou a corrente em torno de Ashmedai, e o incluiu dentro dela. Quando Ashmedai acordou, ele lutou para remover a corrente. Benayahu disse-lhe: O nome do seu Mestre está em cima de você, o nome do seu Mestre está sobre você, não rasgue a corrente. O nome de Deus está escrito nesta cadeia e é proibido destruí-lo.
Gitin 68a
Segundo o Talmud, o Rei Salomão não queria se encontrar com o demônio, isso porque Salomão estava em estado de pureza total, afinal, era o grande e maravilhoso Templo que ele estava construindo,.
Quando Ashmedai chegou lá em Jerusalém, eles não o trouxeram na presença de Salomão até três dias se passaram. No primeiro dia ele disse a eles: Por que o rei não quer que eu vá até ele? Eles disseram a ele: Ele bebeu demais e foi tomado pela bebida. Ashmedai pegou um tijolo e colocou -o em cima de um outro tijolo. Os servos vieram e contaram a Salomão o que ele havia feito. Salomão interpretou a ação e disse-lhes: Isto é o que ele disse a você através desta alusão: Retorne e dêo rei mais para beber.
No dia seguinte, Ashmedai disse-lhes: E por que o rei não quer que eu vá até ele? Eles disseram a ele: Ele comia demais e era dominado pela comida. Ashmedai pegou o tijolo do outro tijolo e colocou-o no chão. Os servos vieram e contaram a Salomão o que Ashmedai havia feito. Ele interpretou as ações de Ashmedai e disse-lhes: Isto é o que ele disse a você através desta alusão: Tire a comida dele.
No final de três dias, Ashmedai chegou na presença de Salomão. Ashmedai pegou uma cana e mediu quatro côvados [ garmidei ], e lançou-a diante dele. Ele disse a Salomão: Veja, quando aquele homem, Salomão, morre, ele não terá nada neste mundo exceto os quatro côvados de seu túmulo. Agora você conquistou o mundo inteiro e ainda não está satisfeito até que também me conquiste?
Gitin 68b
Ashmedai tentava manipular o Rei Salomão, pois ele sabia que o Rei tinha grande vontade de aprender e ter mais sabedoria, o demônio viu isso e começou a usar isso contra o Rei Salomão.
Salomão disse-lhe: Não preciso de nada de você. Eu quero construir o templo e preciso do shamir para isso. Ashmedai disse a ele: O shamir não foi dado a mim, mas foi dado ao ministro angélico do mar. E ele dá apenas ao galo selvagem, também conhecido como o dukhifat ou a poupa, a quem ele confia pela força de seu juramento para devolvê-lo.
Depois que o templo foi construído, Salomão começou a ceder a sabedoria obscura e quis entender o mal, o demônio, repetindo o erro primordial:
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O Rei Salomão observando o conhecimento do Demônio, foi despertado a vontade de entendê-lo:
Salomão manteve Ashmedai com ele até que ele completou a construção do Templo. Um dia ele ficou sozinho com Ashmedai . Ele disse a Ashmedai: Está escrito: “Para ele como os elevados chifres do boi selvagem” ( Números 24: 8 ), e os sábios dizem na explicação do verso: “Como os chifres elevados”; estes são os anjos ministradores. “O boi selvagem”; estes são os demônios. De que maneira você é maior que nós? Por que o verso elogia suas habilidades e poderes sobre os seres humanos?
Imagine se a justiça fosse somente boa… Todo bandido que não tivesse se arrependido seria solto, e depois imagine se a justiça fosse somente má… os inocentes seriam culpados e presos. E dentro dessa visão que o mal deve ser visto e entendido.
Mas O Rei Salomão não tinha entendido essa visão ainda, ele estava maravilhado com o Templo e quando começou novamente a voltar estudar os mistérios da vida, tendo a oportunidade de questionar o próprio mal (Ashmedai), ele esqueceu esse fundamento e caiu nas armadilhas do mal.Ashmedai disse a ele: Pegue a corrente gravada com o nome de Deus de cima de mim e me dê seu anel com o nome de Deus gravado nele, e eu lhe mostrarei minhas forças. Salomão tirou a corrente e deu-lhe o anel. Ashmedai engoliu o anel e cresceu até que ele colocou uma asa no céu e uma asa na terra. Ele jogou Salomão a uma distância de quatrocentos parasangs.
O que protegia o Rei Salomão do próprio mal era a Torah, aqui representada como o Anel e a corrente com o nome de D’us Bendito seja Ele. O Anel a Torah, a corrente as mitzvot. Quando Ashmedai pediu que Salomão entregasse o Anel e a corrente a ele, Ashmedai na verdade estava dizendo: Rei, deixe a Torah e as mitzvot, abrasce o caminho das nações que te mostrarei toda força do mal. Ashmedai se referia aos cultos pagãos, e seus rituais:
E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.
O Talmud nos informa que quando o Rei Salomão deixou a proteção da Torah, entregando o Anel e a corrente que continha o Nome de D’us Bendito Seja Ele, Ashmedai o lançou para bem longe de Jerusalém e Ashmedai se passou pelo o Rei Salomão, e governou Israel por algum tempo, enquanto isso, Salomão andava como um homem comum e pobre, e foi nessa período que ele escreveu Eclesiastes, como está escrito:
Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;
E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.
Esse homem era Saalomão. Quando Salomão percebeu o descaso que Ashmedai fazia com Israel, ele escreveu essas palavras:
Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante ao trabalho, o qual realizei debaixo do sol.
Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal.
Na verdade E D’us quem controla tudo, e foi o próprio Eterno Bendito Seja que criou essa armadilha para Salomão, pois ele estava orgulhoso, como está escrito no Targum:
Targum aramaico para Eclesiastes 1:12
), após o que a ira do Senhor se acendeu contra ele, e ele lhe enviou Ashmedai, o rei dos demônios, que o expulsou do trono de seu reino, e tirou o anel de sua mão, a fim de que ele deveria vagar e vagar pelo mundo para reprová-lo; e percorria as cidades do interior e as cidades da terra de Israel, chorando e lamentando, dizendo: Sou Coheleth (Eclésiastes), cujo nome era Salomão, rei de Israel em Jerusalém;אֲנִ֣י קֹהֶ֗לֶת הָיִ֥יתִי מֶ֛לֶךְ עַל־יִשְׂרָאֵ֖ל בִּירוּשָׁלִָֽם׃
Eclesiastes 1:12
Salomão estava como um mendingo e tentava dizer ao povo que ele era o Grande sábio Salomão, pois todos os chamava de sabedoria, por isso ela afirmou que era Rei em Israel. Depois O Rei Salomão voltando para Jerusalém, começou a jornada de desmascarar Ashmodai:
Com relação ao versículo: “E esta foi a minha porção de todo o meu trabalho” ( Eclesiastes 2:10 ), o Gemara pergunta: Qual é o significado da expressão: “E isto”? Esta expressão é sempre uma alusão a um item que está realmente na mão ou pode ser mostrado.
Rav e Shmuel discordam quanto ao significado dessa frase. Um deles disse: Isso se refere ao pessoal de Salomão que permaneceu em sua mão. E um deles disse: Isto está se referindo ao seu manto. Salomão circulou de porta em porta coletando caridade, e onde quer que ele chegasse, ele diria: “Eu, Eclesiastes, reinava sobre Israel em Jerusalém” ( Eclesiastes 1:12 ). Quando ele finalmente chegou ao Sinédrio em Jerusalém, os sábios disseram: Agora, um imbecil não se fixa em um assunto o tempo todo, então, qual é esse assunto? Este homem talvez esteja dizendo a verdade que ele é Salomão?
Gitin 68b
Os sábios começaram a observar que aquele mendigo tinha grande conhecimento sobre Salomão, o templo, a Torah, e questionaram se talvez não seria o Rei Salomão, já que o que se passava como Rei, estava agindo estranhamente. Então os sábios perguntaram:
Os sábios disseram a Benayahu: O rei exige que você esteja com ele? Benayahu disse-lhes: Não. Eles enviaram às rainhas e perguntaram: O rei vem para estar com você? As rainhas enviaram uma resposta a elas: Sim, ele vem. Eles enviaram um pedido para as rainhas: Verifique seus pés para ver se eles são pés humanos. As rainhas enviaram uma resposta aos sábios: Elesempre vem em meias [ bemokei ], e não é possível ver seus pés.
As rainhas continuou discutindo o comportamento do rei: E ele exige de -los,ou seja, as rainhas, para se envolver em inter-claro sexual quando estão menstruadas. E ele também exige que Bate-Seba, sua mãe, se envolva em relações sexuais com ele. Uma vez que o Sinédrio ouviu isso, eles entenderam que isso era um impostor e não, na verdade, Salomão. Eles trouxeram Salomão, deram-lhe um anel e a corrente na qual o nome de Deus foi esculpido. Quando Salomão entrou, Ashmedai o viu e fugiu.
O Gemara acrescenta: E mesmo assim, embora Ashmedai tenha fugido, Salomão temia por ele, e é assim como está escrito: “Eis o leito de Salomão cercado por sessenta homens fortes dos guerreiros de Israel. Todos eles segurando espadas e treinados em guerra, cada homem com a espada na coxa de medo nas noites ” ( Cântico dos Cânticos 3: 7-8 ).
Salve, Mestre.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós




Gratidão
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós Mestre.
Gratidão por tudo, Mestre.
Luz pra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Live top vlw Mestre #luzpranos
Ótima live Mestre Bob. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós ☥
“Na limitação que a gente despreza, está o tesouro que Ele procura”.
Luz p’ra nós ☥
Obrigado por + uma aula
Luz p’ra nós.
Gratidão mestre
gratidão a toda edl! luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!!!
Luz p´ra nós!
Luz pra nós
Estar com

Deus para
Além
das
Aparências…
É uma dádiva
Gratidão, Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!
Luz p’ra nós!
Gratidão por tão abençoado conhecimento!!
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
luz p’ra nós!
Top!
Luz pra nós, vou estudar o tema.
Obrigada por tudo!
️
Luz pra nós