
Como eu nĂŁo inclui na leitura do video o conteĂșdo sobre a origem dessa teoria, deixo o link da wikipedia caso queiram conferir, e futuramente talvez eu faça um video lendo e comentando. Acabei deixando tambĂ©m trechos que disse no vĂdeo que ia excluir, pra nĂŁo deixar ninguĂ©m curioso.
Teoria humoral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_humoral
âhttps://youtu.be/FlVdOa01N_gâ
Casas EDL â Os Elementos (Ka, Hu, Ra, Ptah)
https://cristolucifer.com.br/casas-edl-os-elementos-ka-hu-ra-ptah/
Casas EDL â As EstaçÔes (Ka, Hu, Ra, Ptah).
https://cristolucifer.com.br/casas-edl-as-estacoes-ka-hu-ra-ptah/
Casas EDL â Ascendente (Ka, Hu, Ra, Ptah).
https://cristolucifer.com.br/casas-edl-ascendente-ka-hu-ra-ptah/
Casas EDL â Os Chakras e as Cores (Ka, Hu, Ra, Ptah).
https://cristolucifer.com.br/casas-edl-as-cores-ka-hu-ra-ptah/
Casas EDL â Virtudes e Pecados (Ka, Hu, Ra, Ptah).
Casas EDL â Totens (Ka, Hu, Ra, Ptah).
https://cristolucifer.com.br/casas-edl-totens-ka-hu-ra-ptah/
A visĂŁo luciferiana sobre as personalidades humanas.
Personalidade como consequĂȘncia da cognição.
EmoçÔes representadas arquetipicamente.
O colĂ©rico, quente seco, a cĂłlera, ira, fĂșria, Ămpeto, agitação, força, ferocidade, braveza, furor, indignação, descontrole.
Fleuma, lentidĂŁo, tranquilidade, suavidade, serenidade, quietude, mansidĂŁo, brandura, amenidade.
SanguĂneo, fluxo, constĂąncia, respiração, presença, bondade, amizade, entrega, rapidez e superficialidade.
MelancĂłlico, frio e seco, sombrio, desanimado, amargurado, desalegre, lamentoso, silencioso, CONCENTRAĂĂO e RESISTĂNCIA, PROFUNDIDADE, silĂȘncio, solidĂŁo, introspecção, piedade.
Ou padrÔes de espectro emocional.
EmoçÔes conhecidas. DegradĂȘ de emoçÔes.
Emoção usa corpo como veĂculo de manifestação. O corpo manifesta emoção.
Manifestação emocional domina o corpo.
As casas da EDL como pinåculo de organização social e existencial.
Abrange emoçÔes. PredisposiçÔes.
Organiza e orienta indivĂduo e coletivo.
Gestão teatral avançada.
Sociedade futurĂstica.
Utopia profetizada. ââ
A ciĂȘncia dos temperamentos humanos Ă© uma ciĂȘncia SIMBĂLICA, e a simbologia estuda a relação entre os seres. Ela deve ser estudada com um OLHAR PROFUNDO.
Aprender a ciĂȘncia dos temperamentos Ă© um dos meios para o AUTOCONHECIMENTO.
BinĂĄrio
Os temperamentos sĂŁo indicados atravĂ©s das REAĂĂES humanas, podendo ser perdurĂĄvel e rĂĄpida, lenta e perdurĂĄvel, rĂĄpida e curta ou lenta e curta. SĂŁo as impressĂ”es da nossa alma quando Ă© atingida por acontecimentos externos ou por nossos prĂłprios pensamentos.
O temperamento Colérico
Quente e seco. Esses sĂŁo os elementos que compĂ”em o temperamento colĂ©rico. Seu sĂmbolo Ă© o fogo. O colĂ©rico Ă© movido pelo apetite irascĂvel, âagita-se e entusiasma-se por aquilo que Ă© grandiosoâ.
Observando o fogo Ă© notĂłrio que o colĂ©rico aspira Ă ascensĂŁo. Tal como o seu sĂmbolo, o colĂ©rico tem a caracterĂstica de marcar: EXPANDE E MARCA. A sua resposta diante de um impacto Ă© rĂĄpida e a ação dura, ou seja, a impressĂŁo na alma fica por muito tempo. A estação que representa esse temperamento Ă© o verĂŁo â âcrescente ressecamento que culmina no outonoâ.
SĂŁo mais inclinados Ă ação do que ao pensamento, como sĂŁo movidos pelo apetite irascĂvel. Os colĂ©ricos NĂO se afetam tanto pelo mundo externo, procuram OCUPAR ESPAĂO, sĂŁo cheios de ENERGIA, sĂŁo aquelas pessoas que tendem a aparecer dando soluçÔes e propostas para tudo.
Segundo o Rev. Hock, as aspiraçÔes do colĂ©rico Ă grandeza constituem-se destas caracterĂsticas:
- RaciocĂnio agudo;
- Vontade forte;
- Grande paixĂŁo;
- Instinto de dominação e liderança.
Para o seu desenvolvimento, o colĂ©rico tem um grande desafio: PRECISA ACOLHER MAIS SEM DAR MUITAS SOLUĂĂES, MAIS PRESENĂA E MENOS PROPOSTAS. O fogo como sĂmbolo do colĂ©rico nĂŁo precisa ser algo que queima, mas algo que AQUECE E CONFORTA.
Precisa assumir uma postura HUMILDE, pois sua tendĂȘncia mais natural Ă© o orgulho. O Dr. Ătalo explica que a prĂĄtica da ESMOLA Ă© a atividade ideal para a edificação do colĂ©rico. O colĂ©rico tem muita energia, mas precisa aprender a orientĂĄ-la para o lugar certo. Ă preciso que o colĂ©rico DESCONFIE de seus primeiros pensamentos, que respire fundo e tome decisĂ”es de maneira mais DEMORADA.
São Paulo, São Francisco de Sales, São JerÎnimo e Santo Inåcio de Loyola são exemplos de coléricos.
O Pe. Royo MarĂn explica que muitos santos possuĂam o temperamento colĂ©rico. O colĂ©rico bem formado consegue direcionar suas energias para se CONCENTRAR em determinado assunto, torna-se PACIENTE e FORTE para suportar os incĂŽmodos. Sente-se estimulado constantemente Ă AĂĂO, o colĂ©rico fica confortĂĄvel com DESAFIOS, com o devido desenvolvimento consegue ter PERSISTĂNCIA naquilo que se propĂ”e SEM TEMER as dificuldades.
O temperamento MelancĂłlico
Frio e seco sĂŁo suas caracterĂsticas. Ă a secura que o temperamento melancĂłlico tem em comum com o colĂ©rico â significa que as pessoas com esses temperamentos tendem a se deixar impressionar menos pelos bens sensĂveis, SĂO MOVIDAS PELOS DESAFIOS ĂRDUOS.
O elemento do temperamento melancĂłlico Ă© a TERRA â repousa e marca. O Dr. Ătalo atenta-nos em dizer que o melancĂłlico Ă© ERRONEAMENTE associado a qualidades negativas. As caracterĂsticas de frieza e secura significam CONCENTRAĂĂO e RESISTĂNCIA. Os bens ĂĄrduos sĂŁo os desejos de coisas SUPERIORES, como a justiça, a nobreza, a lealdade etc.
Enquanto o fogo (colĂ©rico) expande, a TERRA (melancĂłlico) SE APROFUNDA. âAs coisas do alto e as coisas profundas sĂŁo duas faces de um mesmo sĂmboloâ. O MELANCĂLICO ASPIRA Ă PROFUNDIDADE.
A reação de um melancĂłlico a uma determinada experiĂȘncia Ă© LENTA, mas PERDURĂVEL, ou seja, NĂO se irrita tanto frente Ă s impressĂ”es da alma, as reaçÔes NĂO chegam imediatamente, mas depois de um determinado tempo, no entanto, AS IMPRESSĂES FICAM PROFUNDAMENTE GUARDADAS.
O melancĂłlico NĂO esquece facilmente, o Rev. Hock explica que as impressĂ”es na alma do melancĂłlico se comparam a uma estaca que se FIXA na terra com tanta firmeza, que NĂO Ă© fĂĄcil de arrancĂĄ-la.
Mesmo com essa caracterĂstica de fixar as impressĂ”es, o melancĂłlico NĂO deixa transparecer suas ondas de emoção, tende ao SILĂNCIO e Ă SOLIDĂO, âfica facilmente distraĂdo e NĂO escuta NEM presta atenção, por estar ocupado em suas prĂłprias ideiasâ. O elemento terra Ă© sĂmbolo de gestação, tem consistĂȘncia e PRECISA DE TEMPO. Ă onde se planta as sementes, onde se constrĂłi uma casa, garante certa ESTRUTURA.
Essas caracterĂsticas dĂŁo ao melancĂłlico uma predisposição Ă PIEDADE, o melancĂłlico tende a praticar naturalmente a oração mental. Para o seu desenvolvimento, o melancĂłlico PRECISA aproveitar sua inclinação Ă reflexĂŁo e AGIR COM FIRMEZA de acordo com seus ideais, Ă© o exercĂcio de PRESENĂA, da prĂĄtica da virtude, precisa OCUPAR-SE com o TRABALHO ASSĂDUO utilizando a ORDEM e a ORGANIZAĂĂO que lhe sĂŁo caracterĂsticas.
Algumas pessoas desse temperamento: o ApĂłstolo SĂŁo JoĂŁo, Santa Teresinha, SĂŁo Bernardo e Pascal.
O temperamento FleumĂĄtico
Iremos, agora, para o outro lado da divisĂŁo pedagĂłgica dos temperamentos. Falamos de dois temperamentos anteriores, um quente e outro frio, mas ambos nos quadrantes da qualidade seca cuja impressĂŁo dos impactos na alma Ă© longa.
O temperamento fleumĂĄtico Ă© tambĂ©m frio, assim como o melancĂłlico, porĂ©m difere-se pela qualidade Ășmida. A ĂGUA Ă© o sĂmbolo desse temperamento. As impressĂ”es na alma do sujeito fleumĂĄtico provocam uma irritação FRACA e sua reação Ă© igualmente fraca, quando hĂĄ alguma reação. As impressĂ”es, portanto, DESAPARECEM logo.
O sujeito cujo sĂmbolo temperamental Ă© a ĂĄgua caracteriza-se, em geral, por aquele que quando estĂĄ num ambiente sem conversar com ninguĂ©m, NĂO se sente mal, pelo contrĂĄrio, estĂĄ satisfeito nessa situação. De forma bem engraçada e caricata, o fleumĂĄtico NĂO sente necessidade de conversar mesmo num ambiente com mais pessoas, diferente do colĂ©rico que quer mostrar-se com suas atitudes, do sanguĂneo que quer chamar atenção somente pela sua presença, e diferente do melancĂłlico que, talvez, nem quereria estar ali.
As principais caracterĂsticas da ĂĄgua Ă© a CONCENTRAĂĂO e o ENVOLVIMENTO, portanto Ă© alguĂ©m, naturalmente, INTROSPECTIVO, mas que ENVOLVE os outros. O fleumĂĄtico Ă© altamente REFLEXIVO e PERSISTENTE, faz jus do ditado âĂĄgua mole em pedra dura, tanto bate atĂ© que furaâ. O fleumĂĄtico precisa de algo FORA de si para puxĂĄ-lo, a ĂĄgua sem um impulso externo tende a ficar parada, Ă© normal nĂŁo se abalar pelas pressĂ”es do ambiente. A ĂĄgua quando estimulada devidamente pode habitar as profundezas e as alturas, ela Ă© o princĂpio da vida.
Ă PRECISO SEMPRE EXIGIR MAIS DE UM FLEUMĂTICO PARA QUE POSSA ALCANĂAR A GRANDEZA. O Pe. Royo MarĂn diz que âDEVE-SE SACUDI-LO de sua inĂ©rcia e indolĂȘncia, empurrando-o Ă s alturas, acender em seu coração apĂĄtico a labareda de um grande ideal.â Ă preciso que tenha o DOMĂNIO de si e por isso, a prĂĄtica espiritual que mais caracteriza Ă© o JEJUM, dominando a si mesmo, ele domina as paixĂ”es e dispersĂ”es.
- TomĂĄs de Aquino Ă© um grande exemplo de fleumĂĄtico.
O temperamento SanguĂneo
Santo Agostinho tinha um temperamento sangĂŒĂneo. Naturalmente alegre e simpĂĄtico, o sangĂŒĂneo tem a caracterĂstica de EXPANSĂO e ENVOLVIMENTO. Ă a junção dos elementos quente e Ășmido. Seu sĂmbolo Ă© o AR. O ar envolve e estĂĄ PRESENTE em todos os lugares, a presença do sanguĂneo Ă© facilmente notada e sua caracterĂstica envolvente faz dele alguĂ©m, geralmente, afĂĄvel e prestativo.
Ă o ar que faz com que a vida aconteça, o Dr. Ătalo explica que o ar Ă© o meio pelo qual as musas cantam e a mĂșsica eleva o espĂrito, Ă© a mediação entre coraçÔes e alma. No sanguĂneo, diz o Rev. Hock, estĂŁo ativos os cinco sentidos, pois necessita ver, ouvir e falar de tudo. Sua reação a uma experiĂȘncia Ă© rĂĄpida e de curta duração, âO SANGUĂNEO Ă RĂPIDO, MAS POUCO PROFUNDO, com uma irritabilidade superficialâ. As palavras voam com o vento, entĂŁo dificilmente guarda rancor, devido a sua caracterĂstica de inconstĂąncia que pode fazĂȘ-lo passar rapidamente do riso Ă lamĂșria e vice-versa.
Essas inclinaçÔes podem levĂĄ-lo ao ato do SACRIFĂCIO DESINTERESSADO, graças Ă sua âRIQUEZA AFETIVA, Ă FĂCIL E ĂGIL PARA A AMIZADE E SE ENTREGA A ELA COM ARDORâ, o bom coração do sangĂŒĂneo pode CATIVAR OS OUTROS EM TORNO DE SI.
O sangĂŒĂneo precisa ter cuidado com a necessidade de adulaçÔes, e cuidar de sua inconstĂąncia naquilo que exige dedicação. Como Ă© alguĂ©m cujo interesse direciona-se Ă s coisas exteriores, PRECISA ENCONTRAR FORA DE SI UM MEIO NOBRE E ELEVADO, precisa seguir os conselhos dos bons, âbem protegidos, os sanguĂneos chegarĂŁo Ă santidadeâ. A mortificação dos sentidos Ă© uma tĂ©cnica eficaz para que aprimorem suas qualidades e consertem suas falhas.
A prĂĄtica espiritual que se correlaciona com o sangĂŒĂneo Ă© a ORAĂĂO. Na alma do sangĂŒĂneo, A INTERAĂĂO E A CONEXĂO ESTĂO EM PRIMEIRO LUGAR, Ă© de sua natureza a fala e, de certo modo, a oração Ă© uma expansĂŁo sem forma, assim como o ar, âenquanto o colĂ©rico e o melancĂłlico se apegam Ă estrutura, Ă prova de que aquilo funciona, e o fleumĂĄtico busca com ansiedade o efeito dessa forma dentro de si, O SANGĂĂNEO VIVE A ORAĂĂO DE UM MODO MUITO TRANQĂILO, SEM EXPECTATIVAS, POIS PARA ELE BASTAM A CONEXĂO, A FALA E O DIĂLOGOâ.
ConclusĂŁo
NĂŁo hĂĄ alguĂ©m que tenha um temperamento puro, embora o mais comum Ă© que haja a predominĂąncia de um Ășnico temperamento.
âa realidade Ă© mais complexa do que todas as categorias especulativasâ. Isto se dĂĄ porque todos nĂłs somos constituĂdos dos quatro elementos, contudo hĂĄ a predominĂąncia â geralmente â de um deles.
Luz pâra nĂłs!!!
Maravilha de post, mestre! Luz pâra nĂłs
Luz pâra nĂłs!
GratidĂŁo pelo post Mestre, Luz pâra nĂłs!
GratidĂŁo pela matĂ©ria mestre! Luz pâra nĂłs!
Muito legal
Gosto bastante desses assuntos.
Eu acho q o meu elemento predominante Ă© o fleumĂĄtico kk
GratidĂŁo e Luz pâra nĂłs đâš
GratidĂŁo mestre , Luz pâra nĂłs đđ»
Soul
MelancĂłlica
+
Colérica
em
PredominĂąncia
âŻïž
Bem
Detalhado
O
Estudo
đ
EntĂŁo vc Ă© colerica
.
Luz pra nĂłs!
GratidĂŁo pelo post, agregou muito a discussĂŁo. Eu sou Ra e sanguĂneo. Luz pâra nĂłs!
à mesmo né kkk
luz pâra nĂłs
Deixa o seu tempero +A
Fico entre Sanguineo e Colérico rsrs. #luzpranos
Estranhei quando vc disse que Ă© melancĂłlico por dizer que Ă© pessimista, mas temos aquela estigmatização do termo, entĂŁo agora com as explicaçÔes no vĂdeo entendi melhor.
Ă muito interessante essas anĂĄlises e comparaçÔes, realmente nos ajuda a entender muito das nossas tendĂȘncias e melhorar nas reaçÔes; e Ă© bem como disse, podemos flutuar em cada um desses temperamentos e em cada casa EDL, mas sempre temos aquele que predomina.
Eu acho que me enquadro no fleumĂĄtico, muito eu quando diz que preciso de um empurrĂŁozinho para agir, percebi isso, que em muitas ocasiĂ”es ajo com impulso ou estĂmulo externo. Mas sobre a fala que dizem que Ă© calma no fleumĂĄtico nĂŁo condiz muito comigo, porque por exemplo nas redes sociais, num ĂĄudio talvez eu aparente essa calma, mas no tete a tete, no pessoal, sou um pouco mais agitada talvez, atĂ© me falaram isso no Reino, que o modo de falar era diferente kkk
Luz pâra nĂłs âšđ
Mas olha
#Lpn
Valeu, sempre li sobre e nunca consegui entender os 4 humores, depois desse vĂdeo agora encaixou as informaçÔes. Valeu Mestre!
Melancólico perfeccionista, cauteloso, sistematico, profundo é valorizo estruturação
Fleumatico realista, calmo, leal, Paciente, gentil
Sanguineo sentimental, entusiasta
CĂłlerico Egocentrico, Energico, determinado
acho que pende mais pra melancĂłlico doq cĂłlerico, mas a perspectiva que pesa mais entĂŁo esses temperamentos servem mais de exercicio de auto-analise, Luz pra nos!
Salve mestre! Desde o começo sabia q me identificava muito com vocĂȘ por conta de suas crĂticas, reflexĂ”es etc. Agora entendi de fato pq sou melancĂłlico tambĂ©m.
Bacana irmĂŁo.
Salve LPN
Fico meio em fleumĂĄtico e sanguĂneo, gratidĂŁo mestre! Luz pâra nĂłs! đ
Top! Luz pâra nĂłs!
pessoal deixa o tempero de vcs ai nos comentarios.
Esse estudo me ajudou muito a entender e identificar melhor a minha prĂłpria personalidade, e, tmbm a entender um pouco a personalidade dos irmĂŁos.
Obrigado pelo Ăłtimo estudo Mestre!
Luz pâra nĂłs đ.
Me identifico com o melancĂłlico!!! GratidĂŁo, luz pâra nĂłs
Top demais!
Luz pâra nĂłs đđŒ
ConteĂșdo incrĂvel como sempre. GratidĂŁo. Luz pâra nĂłs
Muito foda! Luz pâra nĂłs!
salve mestre
matĂ©ria Top , quero ler com mais calma quando tiver uma trĂ©gua aqui no teatro, gratidĂŁo Luz pâra nĂłs!đ
Luz pâra nĂłs
Gratidão Mestre Rogério! Luz pra nós.
luz pâra nĂłs
Ă, acho que sou melancĂłlico. rsrsrsrs!! Luz pra nĂłs!!!
Oscilo entre melancĂłlica e colĂ©rica, mas acho que sou colĂ©rica pela predominĂąncia de suas caracterĂsticas em mim.
Luz pÂŽra nĂłs
Luz pâra nĂłs
Luz pra nĂłs
PerdĂŁo pela demora nos comentĂĄrios.
Caramba, sou muito fleumĂĄtico mesmo, na marcha lenta, devagar, quase parando, por vezes associado a preguiça, mas algumas vezes Ă© sĂł cansaço. Ă meio tipo deixa acontecer, depois a gente vĂȘ. A introspecção ajuda a dar forma as informaçÔes recebidas visto que a gente fica muito na passividade, recebendo energias do ambiente. Com o tempo acaba se tornando um bom ouvinte.
Luz pâra nĂłs!
gratidĂŁo irmĂŁo, vc Ă© um irmĂŁo.
Fiquei em dĂșvida entre fleumatico e melancĂłlico, muito bom o post!
Luz pâra nĂłs!
Mestre, interessante o estudo e a relação com as Casas, riqueza de palavras pra descrever os temperos, o que os especifica mas tbm os deixa mais abrangentes kkk ainda me vejo mais em âcolĂ©ricoâ⊠ótimo post Mestre, valeu pelo vĂdeo tbm.. Luz pâra nĂłs!
Luz pâra nĂłs!
Luz pÂŽra nĂłs!
Luz pâra nĂłs!
Luz pâra nĂłs đđœâïž
Nossa, como Ă© bom ver uns dois meus primeiros vĂdeos aqui na escola.
E hoje posso comentar para o meu outem, umas das coisas que me ajudou muito.
Luz p`ra nĂłs!