
Um tesouro com peças de prata de cerca de mil anos foi descoberto em outubro na cidade de Täby, na Suécia. Entre os itens encontrados estão colares, anéis de braço e moedas.
A descoberta ocorreu durante uma escavação arqueológica em um antigo assentamento da era viking, nos arredores de Estocolmo — uma região que foi habitada por séculos. Os arqueólogos identificaram vestígios de mais de 20 estruturas, sendo que algumas datam do ano 400, enquanto outras pertencem ao período viking (entre os anos 800 e 1050).
O tesouro estava enterrado sob restos de um piso de madeira, com as moedas guardadas dentro de uma bolsa de linho.
Maria Lingström, arqueóloga do Museu Nacional de História da Suécia, contou que ao remover um dos colares percebeu que havia mais peças. Ao todo, foram encontrados oito colares em excelente estado de conservação, considerando a idade.
As moedas, utilizadas como joias, mostram que os habitantes enterravam alguns de seus objetos mais valiosos. Havia intenso comércio entre a Escandinávia e outras regiões da Europa durante a era viking, o que explica a presença de moedas originárias da Inglaterra, da atual Alemanha e até cinco moedas árabes.
Entre os achados, destaca-se uma moeda europeia extremamente rara, cunhada em Rouen, na França.
Fonte: g1.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Luz pra nós ✨
Luz p’ra nós
Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️