
TikTok lança IA que gera de imagens de fundo no aplicativo.
Os chatbots de IA, como o ChatGPT, estão na moda, por isso não é surpresa saber que o TikTok também está a testar o seu próprio chatbot de IA. Chamado de “Tako”, o bot está em testes limitados em mercados selecionados, onde aparecerá no lado direito da interface do TikTok, acima do perfil do usuário e outros botões para curtidas, comentários e favoritos. Quando tocado, os utilizadores podem fazer várias perguntas ao Tako sobre o vídeo utilizando consultas em linguagem natural ou descobrir novos conteúdos pedindo recomendações.
Por exemplo, ao ver um vídeo da coroação do Rei Carlos, o Tako pode sugerir que os utilizadores perguntem “Qual é o significado da coroação do Rei Carlos III?”.
Ou, se os utilizadores estivessem à procura de ideias de algo para ver, poderiam pedir ao Tako para sugerir alguns vídeos sobre um determinado tópico – como vídeos engraçados de animais de estimação. O robot responderia com uma lista de resultados que incluiria o nome do vídeo, o autor e o tema, bem como ligações para os vídeos sugeridos. A partir daqui, o utilizador pode clicar na miniatura de um vídeo para ser direcionado para o seu conteúdo.

O bot foi descoberto sendo testado publicamente pela empresa de inteligência de aplicativos Watchful.ai, e o TikTok confirmou que os testes estão agora ao vivo.
“Estar na vanguarda da inovação é fundamental para construir a experiência TikTok, e estamos sempre explorando novas tecnologias que agregam valor à nossa comunidade”, disse um porta-voz da TikTok ao TechCrunch. “Em mercados seleccionados, estamos a testar novas formas de potenciar a pesquisa e a descoberta no TikTok, e estamos ansiosos por aprender com a nossa comunidade à medida que continuamos a criar um lugar seguro que entretém, inspira a criatividade e impulsiona a cultura.”
No entanto, embora Watchful.ai diga que encontrou o chatbot AI em testes em dispositivos iOS nos EUA, TikTok diz que a versão atual do bot não é atualmente pública nos EUA, mas está sendo testada em outros mercados globais, incluindo um teste limitado inicial nas Filipinas.
Também entendemos que o bot não aparecerá nas contas de menores.
Nos bastidores, o TikTok está aproveitando um provedor de IA de terceiros desconhecido que o TikTok personalizou para suas necessidades. Essa modificação não inclui o uso de nenhuma tecnologia de IA interna da TikTok ou da empresa-mãe ByteDance.
Após o primeiro lançamento, o TikTok avisa os usuários em uma mensagem pop-up que Tako ainda é considerado “experimental” e seu feedback “pode não ser verdadeiro ou preciso” – uma isenção de responsabilidade que se aplica a todos os chatbots de IA modernos, incluindo ChatGPT da OpenAI e IA do Google, entre outros. O TikTok também enfatiza que o chatbot não deve ser usado para aconselhamento médico, jurídico ou financeiro. (Entendemos que o texto da imagem abaixo pode reflectir uma versão anterior do bot e não os testes actuais).

A divulgação também observa que todas as conversas do Tako serão analisadas para fins de segurança e, vagamente, para “melhorar a sua experiência”. Infelizmente, esta é uma das complicações que advêm da utilização de chatbots de IA modernos. Como as tecnologias são tão novas, as empresas estão a optar por registar as interacções dos clientes e analisá-las para ajudar os seus bots a melhorar. Mas, do ponto de vista da privacidade, isso significa que as conversas com IA não estão a ser eliminadas após o fim dos chats, o que representa riscos potenciais.
Algumas empresas contornaram esta preocupação com a privacidade dos consumidores, permitindo que os utilizadores eliminem as suas conversas manualmente, como fez a Snap com o seu chatbot My AI na aplicação Snapchat. O TikTok está a adoptar uma abordagem semelhante com o Tako, uma vez que também permite que os utilizadores apaguem as suas conversas.
No entanto, não é claro se o chatbot de IA está a registar dados associados ao nome do utilizador ou a outras informações pessoais. As políticas de retenção de dados a longo prazo ou os aspectos de privacidade do chatbot também não puderam ser determinados nesta altura.

Os riscos de segurança dos chatbots de IA levaram algumas empresas a proibir esses bots no trabalho, incluindo a Apple, que chegou ao ponto de restringir os funcionários de usar ferramentas como o ChatGPT da OpenAI ou o Copilot do GitHub, de propriedade da Microsoft, devido a preocupações com o vazamento de dados confidenciais. Outros que decretaram recentemente proibições semelhantes incluem bancos como o Bank of America, Citi, Deutsche Bank, Goldman Sachs, Wells Fargo e JPMorgan, bem como Walmart, Samsung e a gigante das telecomunicações Verizon.
A razão pela qual os consumidores iriam querer um chatbot de IA no TikTok é outra questão.
Embora a maioria das empresas esteja a fazer experiências com IA de alguma forma, o TikTok acredita que o chatbot pode fazer mais do que apenas responder a perguntas sobre um vídeo – também pode tornar-se uma forma diferente de os utilizadores apresentarem conteúdos na aplicação, para além de escreverem numa caixa de pesquisa.
Isto pode tornar-se uma ameaça para a Google se os testes do TikTok forem bem sucedidos e o chatbot for lançado publicamente, uma vez que a Google já notou que a Geração Z está a recorrer ao TikTok e ao Instagram como o primeiro local onde vão para pesquisar sobre determinados assuntos. Em breve, o Google começará a lançar uma experiência de conversação na pesquisa, mas se o TikTok tivesse seu próprio chatbot de IA no aplicativo, isso poderia encorajar os usuários mais jovens a contornar o Google completamente.
Atualização, 5/25/23, 9 AM ET: No momento da publicação, a TikTok compartilhou informações adicionais sobre Tako em sua conta do Twitter. Atualizamos com detalhes adicionais, quando relevante.
#luzpranos
Gratidão! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
luz p’ra nós!
Google que se cuide, os cara tão vindo com tudo.
Gratidão pelo post
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Reino da Luz
#luzpranos
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!