Durante um seminário em Pequim nesta quarta-feira, um acordo entre os dois bancos centrais foi anunciado pelo Ministério da Fazenda, o evento estava sendo organizado para marcar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China, com o envolvimento de mais de 240 empresários. Mas por conta de um problema de saúde, Lula, foi obrigado a adiar a viagem, bem como muitos dos anúncios que seriam feitos pelo governo.
O acordo anunciado foi de que as exportações brasileiras não precisarão passar pelo dólar em suas transações comerciais com a China. Segundo o governo, bancos brasileiros também poderão passar a usar o sistema de pagamentos da China. “Esse é um esforço para reduzir os custos de transação entre os dois países”, disse Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda
A “clearing house”* deve ser estabelecida em um banco chinês no Brasil, que passou a ser designado pelo BC de Pequim. A China conta com o mesmo sistema em diversos países do mundo, entre eles Chile e Argentina. Se a meta é reduzir os custos da transação, Pequim considera tal iniciativa como uma tentativa de reduzir sua dependência e exposição em relação à moeda americana, principalmente diante da tensão cada vez maior entre os EUA e a China na disputa pela hegemonia em diversas regiões. Segundo o Ministério da Fazenda, a iniciativa já tinha sido fechada entre os dois bancos centrais no final de janeiro. Mas só agora está sendo anunciada.
Outro acordo permitirá ainda que bancos brasileiros possam participar do sistema de pagamentos no mercado financeiro chinês. A China é o maior destino das exportações nacionais, com um peso determinante para o superávit comercial do Brasil.
Outro aspecto da aproximação entre Brasil e China pode acontecer por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que costura um acordo para ter acesso a créditos asiáticos e financiar projetos no Brasil, tanto no que se refere à infraestrutura como à transição energética.
*Clearing house: câmara de compensação, é uma instituição financeira formada para facilitar a troca de pagamentos, títulos ou transações de derivativos. A câmara de compensação fica entre duas empresas de compensação. Seu objetivo é reduzir o risco de uma firma-membro não honrar suas obrigações de liquidação comercial.
Fonte: Istoé
Portais:
VAMOS AJUDAR NA MISSÃO!
Luz p’ra nós! ♀
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom, grata pela informação!🙏
Tá acontecendo mesmo 👏🏻
#luzpranos
Luz pra nós
Gostei!!
Eita hahahah
Acessem: eumerepresento.org chega de depender do dólar para definir quanto nossa moeda vale. Somos a nação mais rica do mundo!
Luz p’ra nós!
.Daora. .Lpn!
Luz p’ra nós! Grata pela informação = )
Luz p’ra nós
GRAÇAS A DEUS o Brasil está se libertando do Dólar que tanto escraviza o Brasil e o mundo. Luz p’ra nós!✨✨
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!