
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se posicionou hoje em um protesto a favor da palestina
Logo após Israel reuniu diplomatas que atuam na Turquia por “graves declarações” do presidente
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, disse neste sábado (28) ter encontrado alguns diplomatas que atuam na Turquia.
Até então, Cohen não explicou a qual frases se referia, porém de manhã o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se uniu à uma manifestação pró-Palestina com um coletivo milhares de pessoas em Istambul.
Durante o ato, Erdogan posicionou que Israel comete crimes de guerra nos ataques à Faixa de Gaza. Ele fez acusações ao Ocidente:
O principal culpado pelos massacres em Gaza
Com exceção de algumas consciências que levantaram a voz, estes massacres são inteiramente obra do Ocidente.
No discurso de uma hora, o presidente turco também repetiu que o Hamas não era uma organização terrorista e descreveu Israel como um ocupante.
A Turquia condenou as mortes de civis israelenses causadas pelo Hamas em 7 de outubro no sul de Israel, já nesta semana, Erdogan chamou, o grupo militante palestino de “combatentes pela liberdade”.
100º Aniversário da Turquia
Neste domingo (29) será comemorado o 100° Aniversário da Turquia moderna, segundo Analistas o discurso foi uma estratégia p’ra atrair os holofotes nisso invés da comemoração do fundador da República, Mustafa Kemal Ataturk.
Erdogan também convidou todos os turcos à participarem no comício, onde disse que “apenas a nossa bandeira e a bandeira da Palestina irão tremular”.
O Partido dele, AK, de raízes islâmicas, previu que mais de um milhão de pessoas estariam presentes no desdobramento.
Erdogan, o líder mais antigo da Turquia, e o Partido AK minaram o apoio aos ideais ocidentais de Ataturk, que é reverenciado pela maioria dos turcos.
Nos últimos anos, os retratos de Erdogan apareceram ao lado dos de Ataturk em edifícios governamentais e escolas.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luzpranos
Luz p’ra nós!
Complexo!
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Que a paz prevaleça
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!