Dez tendências que conduzirão o cenário digital até 2022
Qual será o real significado do ser humano no mundo digital? Segundo analistas do Gartner, questões sobre o assunto deverão atrair a atenção das organizações nos próximos anos. Por isso, a empresa de consultoria alerta para a necessidade de ir além das noções sobre a adoção de tecnologia. Para quem pretende acompanhar a velocidade das inovações, o Gartner elenca dez tendências que nortearão o cenário digital até 2022.
Com base nessas previsões, as organizações deverão desenvolver seus próprios métodos para acompanhar o ritmo frenético das mudanças tecnológicas. Todas as equipes, não somente as de TI, precisam estar capacitadas para enfrentar os desafios e modificar o cenário atual. Porque a realidade hoje é que as inovações ainda chegam mais rápido do que a maioria das empresas consegue acompanhar.
TENDÊNCIAS E VELOCIDADE DE MUDANÇAS
ATÉ 2020:
1. Estratégia de autointerrupção
Segundo o Gartner, cinco dos sete principais gigantes digitais irão se autodestruir intencionalmente até 2020. Dessa forma, empresas como Alibaba, Amazon, Apple, Baidu, Facebook, Google, Microsoft e Tencent criarão suas próximas oportunidades de liderança. Embora seja uma decisão arriscada, o perigo da estagnação pode ser ainda maior. Quando as influências crescem tanto, às vezes é difícil criar novos cenários de valor. Com grande interesse pela sequência e aceleração da inovação, os líderes no espaço digital buscam continuamente novas oportunidades.
2. Setor bancário baseado em Blockchain
O setor bancário obterá US$ 1 bilhão em valor comercial a partir do uso de criptomoeda baseada em Blockchain. Atualmente, o valor combinado das criptomoedas em circulação em todo o mundo flutua na casa dos US$ 155 bilhões. Tal quantia vem aumentando à medida que os tokens proliferam e o interesse do mercado cresce. Tudo em função das criptomoedas serem mais maduras do que a infraestrutura técnica e comercial que as suporta. Para que o valor comercial distribuído aumente, basta aos bancos verem as criptomoedas e ativos digitais no mesmo contexto que os instrumentos financeiros mais tradicionais. Isso exige que cada indústria repense os aspectos dos modelos atuais para acomodar as novas formas de valor em suas estratégias de negócios.
3. Realidade falsa e desconfiança digital
A realidade falsa baseada em Inteligência Artificial vai superar a capacidade da própria tecnologia para detectá-la. A situação, conforme o Gartner, fomentará a desconfiança digital. Entende-se por realidade falsa a criação digital de imagens, vídeos, documentos ou sons representativos de realidades que nunca ocorreram. Esta capacidade de criar e disseminar conteúdos pouco ou abertamente alterados foi fortemente explorada pela facilidade de acesso à internet. Tendências apontam para uma próxima onda de distribuição: o conteúdo gerado por máquina. Nos últimos anos, a criação de realidade falsa usando AI foi acelerada. Agora, nos próximos, os investimentos se voltarão a melhorias da Inteligência Artificial para detectar essas falsificações.
4. Inteligência Artificial como motivação no mercado de trabalho
Em 2020, a AI se tornará um motivador positivo, criando 2,3 milhões de empregos e eliminando apenas 1,8 milhão. As tendências sobre o mercado de trabalho e Inteligência Artificial já foram alvo de muitos artigos. As previsões apontam que a AI eliminará mais empregos do que criará até 2019. No entanto, o número de empregos criados em função da Inteligência Artificial em 2020 será suficiente para superar o déficit. O que se espera, ainda, é que a AI melhore a produtividade dos empregos de forma criativa. Pois ela tem potencial para enriquecer as carreiras, remodelar tarefas e criar novas indústrias.
5. Domínio da Internet das Coisas
De acordo com as tendências do Gartner, a Internet das Coisas estará presente em 95% dos eletrônicos. Tanto que o interesse e a demanda por produtos habilitados para a combinação de gerenciamento, controle e monitoramento crescerão rapidamente. Por isso a dica é para que todo o fornecedor, no mínimo, faça planos para implementar a IoT em seus produtos.
ATÉ 2021:
6. Pesquisas visuais e de voz
Os primeiros e-commerces redesenhados com suporte a pesquisas visuais e de voz aumentarão suas receitas em 30%. Conforme o Gartner, esses tipos de consulta melhoram a compreensão dos interesses e intenções dos consumidores pelos comerciantes. A vantagem competitiva dos pioneiros na tecnologia poderá ser medida em taxas de conversão e crescimento de receita. A aquisição e satisfação de novos clientes, bem como a participação de mercado, também serão impactadas positivamente. A demanda dos consumidores de dispositivos de voz – incorporada em produtos como Amazon Echo e Google Home – deverá gerar US$ 3,5 bilhões até 2021.
7. Aumento de bots e chatbots
Os investimentos de mais da metade das organizações em aplicativos tradicionais para dispositivos móveis deve cair em 2021. Isso porque as empresas passarão a investir ainda mais em bots e chatbots. Essa tecnologia é hoje o cartão de visitas da Inteligência Artificial – e afetará todas as áreas de comunicação. Entre as vantagens dos bots está a possibilidade de aumentar o engajamento do colaborador ou do cliente. Por exemplo, automatizando as tarefas rapidamente e liberando profissionais para trabalhos não padronizados.
8. Equipes de TI versáteis
O Gartner estima que 40% dos membros das equipes de TI serão versáteis e ocuparão vários papeis dentro da empresa. A maioria desempenhará funções mais próximas das áreas de negócios do que da tecnologia propriamente dita. Ainda em 2017, os especialistas de TI representavam cerca de 42% de toda a força de trabalho do setor. Até 2019, porém, a tendência é de queda superior a 5% nas contratações de especialistas em TI. A estimativa é baseada no fato de que iniciativas de negócios digitais exigem um número crescente de profissionais versáteis.
A mudança, deve começar em Infraestrutura & Operações. Isso porque a necessidade de I&O capaz de suportar a infraestrutura sob demanda surgirá. O reflexo de uma base sólida de I&O será o aumento dos gerentes de TI não técnicos e líderes com perfil mais versátil. Também ganham vez os negócios digitais orientados para o marketing, como a inteligência de negócios. Estes serão seguidos pelo desenvolvimento de software, gerenciamento de produtos digitais, de projetos/programas/portfólio e gerenciamento e arquitetura de experiência do cliente.
ATÉ 2022:
9. Fake news
Em 2017, as notícias falsas tornaram-se grande tema político na mídia mundial – e a previsão para o futuro assusta. Até 2022, a maioria das pessoas em economias maduras deve consumir mais fake news do que histórias verdadeiras. Assim, as empresas precisam monitorar de perto o contexto em que são citadas para evitar associações prejudiciais à marca.
10. Segurança e remediação de falhas
Muito se fala sobre proteção no ambiente virtual. No entanto, não é para ela que apontam as tendências do Gartner. Até 2022, a metade de todos os investimentos de segurança para IoT serão destinados à recuperação de falhas de desastres. Os riscos relacionados à expansão da IoT para diversos produtos é a falta de possibilidade de realizar atualizações dos sistemas.
FONTE:HTsolutions
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