1. A origem do mundo na mitologia nórdica
De acordo com a Encyclopaedia Britannica, plataforma de educação e pesquisa do Reino Unido, um dos relatos sobre a origem da existência pelo ponto de vista da mitologia nórdica está no poema islandês Völuspá, composto por volta do ano 1.000 d.C.
De acordo com essa obra, no “início” não havia nada, apenas um imenso vazio. Três deuses, incluindo Odin, seriam os responsáveis pela criação da existência.
“O sol brilhou sobre as rochas estéreis e a terra foi coberta por ervas verdes. Mais tarde, Odin e os outros deuses acharam dois troncos de árvores sem vida na praia. Eles os dotaram de respiração, consciência, cabelo e rosto, criando assim o primeiro casal humano”, explica a Britannica.
Uma pedra considerada lugar de oferenda ao deus nórdico Thor, na Groenlândia.
Foto de Peter Essick
2. Asgard é composta por diversos reinos na mitologia nórdica
Asgard é a morada dos deuses, semelhante ao Olimpo da mitologia grega, sendo dividida em 12 ou mais reinos nos mitos nórdicos.
Entre esses reinos, estão Valhalla, lar de Odin e onde descansam os bravos guerreiros mortos em luta, além de Thrudheim, o reino de Thor, só para citar alguns.
Outra curiosidade é que, segundo a Britannica, a única forma de chegar a Asgard é por meio da Bifrost, uma espécie de ponte e portal com aparência de arco-íris.
3. Quem é Jörmungand, a grande inimiga de Thor
Entre os grandes inimigos de Thor na mitologia nórdica, está Jörmungand, símbolo do mal que tem a forma de uma cobra de proporções gigantescas. Ela é filha do “deus trapaceiro” Loki com a gigante Angrboda.
“De acordo com a tradição, Thor não conseguiu esmagar o crânio de Jörmungand, e os dois estão destinados a matar um ao outro no Ragnarök (o fim do mundo dos deuses e dos humanos)”, informa a Britannica.
4. A inspiração para o Ragnarök teria vindo de catástrofes naturais
A pedra rúnica Anundshog, localizada na Suécia, comemora o amor de um pai viking por seu filho.
Foto de Robert Clark
Na mitologia nórdica, Ragnarök é uma série de eventos que levará ao fim do planeta e na qual haverá uma grande luta final.
Em algumas versões, diz-se que dois humanos sobreviventes serão os responsáveis por repovoar o planeta.
Muitas mitologias apresentam histórias que podem ser relacionadas a acontecimentos da natureza, pois, historicamente, os humanos fazem uso de explicações simbólicas para compreender diferentes fenômenos.
No caso da mitologia nórdica, não é diferente. Segundo a Britannica, alguns estudiosos acreditam que a ideia do fim do planeta teria sido inspirada em catástrofes naturais devido às semelhanças entre os eventos do Ragnarök e uma grave erupção vulcânica, como o tremor da terra e o escurecimento do céu devido às cinzas.
fonte: nationalgeographicbrasil.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
#LuzPraNos
Luz p’ra nós 🙏🏽⚛️✅⚠️💥🙌🏽
Luz p’ra nós!