
1. Pipoca
Presença garantida em sessões de cinema, séries e jogos de futebol, a palavra “pipoca” vem do tupi pípóka, que significa “pele estourada”. O nome faz referência direta ao que acontece quando o milho é aquecido: ele estoura e se transforma na saborosa pipoca.
2. Paçoca
O famoso doce de amendoim tem origem no tupi pa’soka, que quer dizer “esmagar com as mãos”. Esse nome surgiu da maneira como os povos indígenas preparavam uma mistura semelhante, socando carne com farinha em um pilão.
3. Jacaré
Esse réptil típico de rios e lagos de água doce recebeu seu nome do tupi jaeça-caré, que significa “o que olha de banda”. A expressão é bastante apropriada, já que o jacaré tem olhos posicionados lateralmente na cabeça.
4. Mandioca
O nome desse alimento essencial na culinária brasileira está ligado a uma lenda tupi. Conta-se que uma menina indígena chamada Mani morreu e foi enterrada na oca da família. Dias depois, no local do sepultamento, nasceu uma planta chamada “manioca” — ou “casa de Mani”.
5. Capim
A palavra “capim” vem do tupi kapi’í, que significa “folha fina” ou “folha delgada”. É um termo que descreve bem as folhas verdes e estreitas que cobrem o solo em áreas rurais e campos abertos.
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós 🙏
#luzpranos
A riqueza cultural indígena, refletida na língua portuguesa brasileira, é um traço marcante na contribuição dos nativos desta terra a nossa linguagem e cultura nacional 🇧🇷. LPN
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!
A Lenda da origem da mandioca é bem interessante! Lpn ✨
Luz pra nós.
A riqueza da nossa língua é uma das facetas da nossa diversidade nacional.
Luz p’ra nós
Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!✨
Que interessante! Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅