Salve EDL, Irmãos e Mestres. Feliz Pascoa!
Segue aqui um post sobre as 9 pinturas mais famosas sobre a história da Páscoa, através de nove delicadas pinturas sobre os episódios religiosos, em volta da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
1.A Última Ceia de Leonardo Da Vinci
A Última Ceia é a refeição que Jesus compartilhou com seus discípulos antes de ser traído, preso e crucificado. Esta última refeição tornou-se a base bíblica para a Eucaristia. Os evangelhos dizem que na Última Ceia, Jesus previu que um de seus discípulos o trairia, e que Pedro negaria conhecê-lo 3 vezes. A pintura da Última Ceia de Leonardo Da Vinci está atualmente na Santa Maria della Grazie em Milão e mede 460 cm x 880 cm.
2.A agonia no jardim do Getsêmani de Andrea Mantegna
Na Igreja Católica Romana, a Agonia no Jardim é o primeiro Mistério Doloroso do Rosário e a Primeira Estação da Via Sacra. Nesta famosa pintura de Páscoa é retrato Jesus orando no jardim do Getsêmani após a Última Ceia enquanto os discípulos dormem e Judas lidera a multidão.O intenso estudo da Antiguidade Clássica suscitou no pintor Mantegna um intenso interesse pelos relevos de pedra, as ruínas escultóricas, os mármores preciosos, as pedras exóticas e os camafeus, ao ponto da tábua não parecer pintada a pincel, mas esculpida na rocha viva.
3.A Traição de Cristo de Caravaggio
A Traição de Cristo é o episódio bíblico, no qual Judas oferece um beijo a Jesus, para o identificar entre os principais sacerdotes para posteriormente ser preso. Entre muitos pintores que retrataram este episódio, destacamos o pintor Caravaggio, o mestre da pintura barroca. Jesus com as mãos juntas ao corpo em sinal de entrega nos momentos da sua captura é contrastada com o poder dos soldados com as suas armaduras pretas e polidas. As várias expressões de Jesus, Judas e o discípulo que foge, dão uma profundidade emocional à pintura.
4.Jesus about to be struck in front of former High Priest Annas de José Sotero de Madrazo y Agudo
Nesta famosa pintura religiosa vemos o julgamento de Jesus perante assembleia. Jesus Cristo encontra-se iconograficamente representado com o manto branco e com uma reação calma e forte. As características das personagens, seja as suas feições à anatomia representa alguns dos pontos-chaves do movimento neo-clássico.
5.A Negação de Pedro de Carl Heinrich Bloch
Jesus predisse que Pedro negaria conhecê-lo, afirmando que Pedro o repudiaria antes que o galo cantasse na manhã seguinte. Os evangelhos nos dizem que Pedro de facto negou Jesus 3 vezes e quando percebeu o que fez, chorou. Isto é conhecido como o arrependimento de Pedro e é este acto de negação que se encontra aqui retratado.
6.The Flagellation of Christ de Rubens
A flagelação de Cristo é uma cena da Paixão de Cristo muito frequentemente representada na arte religiosa cristã. Esta pintura integra um grande painel datado de cerca de 1614. É um de uma série de quinze painéis pintados por onze artistas, incluindo Maerten de Vos, Anthony van Dyck e Jacques Jordaens. Nesta composição pictórica destacam-se as impressionantes pinceladas diretas e inquietas, o poder escultórico das personagens e a composição equilibrada em torno da figura de Cristo ao centro.
7.O Cristo carregando a cruz de El Greco
De acordo com os Evangelhos, uma coroa de espinhos tecida foi colocada na cabeça de Jesus durante os eventos até à crucificação de Jesus. Na poderosa pintura religiosa de El Greco, vemos Jesus a carregar a cruz com a coroa de espinhos e com gotas de sangue no seu rosto. Cristo é pintado com um olhar lacrimoso, direcionado ao espectador.
8.Crucificação de Tissot
A crucificação do artista francês é tratada de forma peculiar, pois Jesus Cristo não se encontra representado. Ao espectador é dada a visão do próprio Cristo e o que este testemunhou nas suas últimas horas. Normalmente, numa representação intitulada de Cristo Crucificado é obviamente que Jesus será pintado como a figura central, mas aqui na pintura de Tissot, a única coisa que o espectador consegue ver são os seus pés.
9.O sepultamento de Cristo de Caravaggio
Após a crucificação de Cristo, os discípulos e Maria, mãe de Jesus Cristo, ajudaram Cristo a descer da cruz e colocaram-o no túmulo. Esta pintura descasa-se, como todas obras-primas barrocas, pela escuridão.
Acompanhe também:
Portais:
Luz pra nós!
Luz pra nós
Feliz páscoa.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Muito bom
Muito lindas as obras irmão, gratidão pelo post!
Feliz Páscoa!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz pra nós!
#LuzPraNos
Gratidão, Luz pra nós
Luz p’ra nós
Lindas pinturas
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Pinturas impactantes
Daora o post
Valeu!
Top
Top.