O Portal da Transparência, site governamental conhecido por divulgar as receitas e despesas públicas, teve uma página hackeada nesta terça-feira (20/10) e passou a divulgar um vídeo do anarcocapitalista Daniel Fraga.
Agora já retirado do ar, o vídeo trazia argumentos libertários contra a cobrança de imposto, e portanto contrário aos valores do portal que serve para divulgar dados do governo brasileiro.
Daniel Fraga foi pioneiro em criação de conteúdo sobre Bitcoin para o Brasil, e por conta de seu ativismo no YouTube, sofreu perseguição jurídica. Em vez de cumprir com as ordens judiciais e receber intimações, Fraga manteve suas posições e migrou todo seu dinheiro para Bitcoin, que não é passível de confisco.
Por fazer isso quando o bitcoin estava a um preço bem mais baixo que o atual, Fraga provavelmente se tornou um milionário.
A vulnerabilidade do Portal da Transparência e seus riscos
O vídeo e as frases não apareciam na página inicial do site como em ataques hackers usuais, mas via apenas quem entrava por um link específico. “O nome dessa vulnerabilidade é Cross Site Scripting (XSS)“, explicou o desenvolvedor Kaique Nunes.
“Ela ocorre porque quem desenvolveu o site permitiu injetar código javascript na página pelo URL. Tinha uma “palavraChave” onde deveria ter a string da palavra chave em questão, mas se você colocasse um código javascript no lugar, o site executaria o script.”, continuou ele.
Portanto, o Portal da Transparência estaria aparentemente vulnerável a criação de notícias fakes ou mesmo páginas que pedem informações pessoais e financeiras dos usuários. O golpe poderia ser convincente por estar dentro do domínio de um site oficial do governo.
https://mail.escoladelucifer.com.br/paulo-kogos-quer-acabar-com-o-satanismo/
https://www.escoladelucifer.com.br/radio-lucifer-5-anarcocapitalistas-em-desespero/
luz p’ra nós
luz pra nos!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pela informação
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
#Luzpranos